31 de maio de 2006

Europrix Top Talent Award 2006












O Europrix Top Talent Award é um concurso, ao nível europeu, para estudantes e jovens profissionais (com menos de 30 anos de idade) que trabalhem na área do design e dos conteúdos multimédia.

Existem 8 categorias a concurso:
- Broadband / Online
- Offline / Interactive DVD
- Mobile Contents
- Games
- Interactive Computer Graphics
- Content Tools & Interface Design
- Interactive Installations & Interactive TV
- Digital Video & Animations

Para além das anteriores existem ainda as categorias de “Content Fusion Award”, “Thesis Award” e o novo “ATI Special Award”.

Os prémios, no valor total de 80.000€ serão entregues no próximo Top Talent Festival, em Viena (23 – 26 de Novembro 2006).

Os projectos podem ser submetidos até 30 de Junho de 2006.

Para mais informações podem consultar o site do Europrix ou contactar o office@europrix.org.

Nota: informação gentilmente divulgada por um leitor anónimo deste blog. Obrigada

30 de maio de 2006

Ergonomia: Conceitos e Métodos

Castillo, J. J. & Villena, J. (Eds.), (2005). Ergonomia. Conceitos e Métodos. Lisboa: Dinalivro
ISBN: 972 576 271 1

Eu já conhecia este livro, sobre ergonomia, desde 1998, mas escrito em espanhol (edição original). Finalmente foi traduzido para português, com revisão científica da Professora Luísa Barreiros.

Este livro pretende oferecer uma síntese dos principais conceitos teóricos e metodológicos da ergonomia. O que me parece mais interessante é os seus capítulos terem sido escrito por alguns dos ergonomistas mais conceituados da actualidade como Alembert, Daniellou, Leplat, Montmollin, Owen, Teiger, Wisner entre outros.

Os temas abordados são tão diversos como as especializações dos seus autores: Análise do Trabalho: Teorias e Conceitos; As formas da Tarefa; Aspectos Humanos da Actividade de Trabalho; A Produção: Fiabilidade, Produtividade, Qualidade; Os Efeitos do Trabalho sobre o Homem; Método de Intervenção e Análise em Ergonomia.

Boas leituras (aproveitem a Feira do Livro para comprar mais barato)

29 de maio de 2006

Conferência @Media 2006









A conferência mais importante da Europa sobre web design - @Media - decorrerá, desta vez, em Londres, entre 15 e 16 de Junho de 2006.

Diversos nomes conhecidos desta área estarão presentes. Entre novidades, tendências e melhores práticas, serão discutidos assuntos muito importantes como a concepção de interfaces, a usabilidade e acessibilidade dos sistemas de informação.

Podem consultar aqui o programa e fazer o registo aqui.
A não perder!

28 de maio de 2006

27 de maio de 2006

Design quotes

“Questions about whether design is necessary or affordable are quite beside the point: design is inevitable. The alternative to good design is bad design, not no design at all.”
Douglas Martin

26 de maio de 2006

Buuuuuuuuu.........










Se gosta de pregar partidas lá em casa, colocando uma toalha pela cabeça e fazendo Buuuuuuuuu!....... então estas toalhas de banho Midnight são as indicadas para si, pois já trazem os orifícios para os olhos (não precisam de cortar os lençois).

Pronto a usar/assustar…
:p

25 de maio de 2006

Engomar com conforto e segurança

Design awarded Olison Iron: patented auto-Lift System

"We believe that great products are inspired by observing and listening to people and then using this feedback to build a safer, smarter and simpler iron that we hope all of our customers will love."

Ehsan Alipour, Oliso

Passar roupa a ferro é uma tarefa pouco atraente, demorada, minuciosa e cansativa. Muito destes inconvenientes resultam do mau design dos ferros de engomar que, muitas vezes, são ineficazes, pesados e possuem más pegas. Outros inconvenientes resultam do facto de obrigar a uma postura de pé, imóvel, e com enormes cargas de trabalho estático. A Oliso™ veio revolucionar a indústria dos ferros de engomar ao ganhar o concurso de design “Housewares Designs Award”. O Olison Iron possui um sistema de auto-elevação, que já foi patenteado e que elimina alguns destes inconvenientes, tornando esta tarefa mais segura e agradável. Este sistema funciona de uma forma muito engenhosa: quando o utilizador toca na pega "inteligente" do ferro este baixa instantaneamente, voltando a subir logo que se larga a pega. Assim, não se torna necessário pousar o ferro no suporte específico da tábua nem colocá-lo na vertical (péssima opção), estando sempre posicionado na horizontal e sem queimar os tecidos. Desta forma reduz-se substâncialmente o manuseamento do ferro e a consequente manipulação de cargas associada.

Uma óptima solução que resulta de uma observação atenta da actividade de engomar.

24 de maio de 2006

Las otras letras








Infelizmente já estão esgotadas as inscrições para o 2º Congresso de Tipografia "Las otras letras". Este evento terá lugar na Escuela Superior de Diseño de Valência entre 23, 24 e 25 de Junho de 2006.
Porém, antes e durante o congresso, ocorrem outras actividades paralelas relacionadas, como exposições, apresentações de livros, entre outros eventos, não só em Valência mas também em Madrid, Barcelona e Saragoça. De destacar a palestra de Mário Feliciano que decorrá na cidade de Valência, na Aula Magna del Conservatório de Música, 25 de Junho de 2006, 10:30h.

“Cerca de 300 profesionales y especialistas en tipografía nos reuniremos en Valencia a finales de junio para intercambiar experiencias y pasar unos días interesantes y divertidos.(...)Con el objetivo de acercar a los participantes la realidad de las "otras letras", se establecen como una ventana abierta a esos conocimientos sobre las diferentes escrituras existentes además del alfabeto "occidental". Entre otros, los conferenciantes de esta edición serán: Neville Brody, Eric Spikermann, Pauline Paucker, Reza Abedini, Pierre di Sciullo, Saki Mafundikwa, Thomas Caldwell, Andreu Balius, Enric Jardí, Mario Feliciano, Josep Maria Pujol, José Martínez de Sousa, Gabriel Martínez Meave, André Gürtler, Yves Zimmermann...”

Para mais informações, ver o site do congresso.

Informação via: tipografia

Ten years of posters











Uma introspectiva (não retrospectiva), sobre o trabalho do Experimental Jetset. Este atelier de design gráfico Holandês, fundado em 1997 por Marieke Stolk, Danny van den Dungen and Erwin Brinkers tem como actividade principal a “installation work and printed matter”.

"As graphic designers, Experimental Jetset fully embrace the ‘problem/solution’model, whilst accepting its inherent sadness: there is no such thing as a perfectsolution, each solution inevitably leading to more problems. For ExperimentalJetset, this has a tragic beauty."

Ten years of posters – exposição patente na Kemistry Gallery, Londres, até 30 de Maio de 2006.
Que tal um fim de semana por terras de Sua Majestade?

Informação via: artlaca

23 de maio de 2006

Design for communication

Resnick, Elizabeth (2003) Design for Communication: Conceptual Graphic Design Basics. Wiley.
ISBN: 0-471-41829-3





O que distingue um designer gráfico de um especialista em Coreldraw, Freehand, Pagemaker, Photoshop ou outros?

No meu entender, essencialmente, a “licença” para ser designer!!!...

Muitas outras diferenças entre estes dois actores do design são críticas. Mas, se o primeiro pode e deve também ser o segundo, o inverso não é verdade. Porém, na realidade, isso não é aquilo que acontece por cá. Grande parte do mercado de design está preenchida por técnicos de software de desenho vectorial, paginação e tratamento de imagem…
Para os mais distraídos nestas “pequenas” (mas imensas) diferenças eu aconselho a leitura deste livro. Nele podem encontrar uma abordagem ampla dos princípios básicos do design, ilustrados por trabalhos realizados por alunos de design. Também é possível reflectir um pouco sobre o processo criativo e as metodologias do design (uma das grandes diferenças entre designers e não designers).
Um aspecto muito interessante neste livro é a forma como apresenta os conteúdos. O livro expõe 42 problemas projectuais de design gráfico e tipografia, explanadas por professores universitários, que nos ensinam os processos fundamentais, conceitos e técnicas usados para os resolver ilustradas por soluções criadas por alunos e uma respectiva análise crítica.

Os problemas projectuais estão organizados em 6 secções:1) The elements and principles of design; 2) Typography as image; 3) Creative word play; 4) Word and image; 5) Grid and visual hierarchy; 6) Visual advocacy.

22 de maio de 2006

Oferta de emprego para web designer







A Novabase, uma das maiores empresas portuguesas na área das Tecnologias de Informação, está à procura de um “web designer” para integrar a equipa de Usabilidade da Novabase Consulting, na zona da Grande Lisboa.

Perfil do candidato:
- Mínimo de 3 anos de experiência como Web Designer;
- Bons conhecimentos de programação em HTML;
- Bons conhecimentos de programação em CSS;
- Bons conhecimentos de animação em Flash;
- Capacidade de Ilustração;
- Interesse pelas áreas de Usabilidade e Acessibilidade;
- Facilidade de comunicação oral e escrita;
- Domínio do idioma Inglês (falado e escrito);
- Facilidade na utilização das seguintes ferramentas: Adobe Photoshop; Corel Draw ou Freehand; Macromedia Flash; Dreamweaver.

Se estiverem interessados podem responder ao anúncio do Expresso, com Ref.ª EA-CRM/HCD2, juntem o C.V. detalhado e o portfolio indicando a referência da função a que se candidatam.

Boa sorte.

Seminário Modelar Habitat Equipamento






Empenhados em puxar o país para fora da crise, os empresários Portugueses começam, lentamente, a acordar para o mundo do design. Cada vez mais se vão vendo sinais de empenho no Design Português. Aquela velha ideia de que se pode ir copiando o que se faz no estrangeiro está a cair em desuso (felizmente). Hoje em dia, confrontados com a concorrência feroz, nos preços baixos, de países como a China, a Índia, entre outros, os empresários nacionais começam a reconhecer a necessidade de um design próprio de elevada qualidade.
Exemplo desta vaga de eventos é o seminário Modelar Habitat Equipamento, organizado pelo CTCV Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro. Este evento decorrerá nas instalações do Centro Português de Design, no dia 31 de Maio. Segundo os promotores, “o projecto Modelar, que surge com o intuito de vencer esse desafio do mercado global, é uma experiência feita pela indústria cerâmica utilitária e decorativa, cuja metodologia e resultados são extensíveis a qualquer sector de transformação de materiais e produtos”.

O seminário é gratuito, mas carece de inscrição uma vez que o número de lugares é limitado. Atenção que as iscrições só estão abertas até ao próximo dia 26 de Maio.
Será oferecido um almoço.

Mais informações através do e-mail jpombo@ctcv.pt.
Para participar, faça o download da ficha de inscrição aqui

21 de maio de 2006

20 de maio de 2006

Design quotes

“Design is the fundamental soul of a human-made creation that ends up expressing itself in successive outer layers of the product or service.”
Steve Jobs. Apple, 2005

19 de maio de 2006

Cubos de habitação temporária













As grandes metrópoles são confrontadas com a falta de habitações disponíveis. O designer Richard Horden da Micro Compact House afirma que a solução poderá residir na construção de casas "cube style". Estes cubos, construídos em madeira, alumínio e plástico, custariam de £30,000, e teriam as dimensões aproximadas de 2,66x2,66x2,66 e incluiriam um ecrã plano de Tv e ligação de banda-larga. As micro-casas, previamente mobiladas, teriam 2 pisos e incluiriam um quarto, uma cama extra, cozinha, zona de refeições, área de trabalho e casa de banho. Os cubos podem ser montados de forma isolada ou empilhados.
Segundo o autor, seriam a solução perfeita para uma habitação temporária, não só nas grandes cidades mas também no campo. A atracção deste produto reside na sua elevada qualidade, nada comparável a habitar uma caravana ou um contentor.
Esta solução já foi usada para construir uma aldeia de estudantes, no Campo Universitário de Munique, Alemanha, e está a ser actualmente avaliada.
Acho que é uma ideia interessantes... muito embora não gostasse de viver em espaços tão exíguos!

18 de maio de 2006

Kenguru - um carro acessível

















O Kenguru é um pequeno carro eléctrico concebido, em 2003, pelo designer Zsolt Varga para a Rehab Ltd, uma companhia Húngara que se dedica à reabilitação. Este veículo tem a particularidade de se destinar especificamente a pessoas que se movem em cadeira de rodas. Não consiste numa adaptação, ou transformação, de um veículo já existente, mas sim um projecto feito de raiz com este propósito.

O interior do veículo foi concebido em redor do utilizador, não possui assentos, apenas o espaço para colocar e fixar a cadeira de rodas do condutor. O seu utilizador pode aceder ao veículo entrando pela porta traseira. Lá dentro, todos os comandos estão colocados, de forma bastante acessível e ergonómica, num joystick.
O veículo tem uma autonomia de 60Km a uma velocidade máxima de 40km/h.

É sempre com agrado que verifico existirem projectos de design dedicados a facilitar a vida daqueles que têm necessidades especiais. Por isso, considero absolutamente justa a sua nomeação para o prémio de design INDEX 2005.

17 de maio de 2006

2006 Translations in Tupperware















Toda a gente conhece a Tupperware, o seu nome simboliza um design simples, prático mas de grande qualidade estética. A sua divulgação é de tal forma grande que se tornou a designação comum de caixa de plástico para alimentos.
Para mostrar a sua importância no mercado, a Tupperware lançou mais uma edição do concurso de design “Translations in Tupperware”. Aquilo que se deseja, com este concurso, é que os participantes criem uma peça de arte, ou um produto funcional único, que use os produtos tupperware como base de inspiração. Na edição anterior apareceram propostas de todo o tipo, desde bolsas, vestidos, deuses indianos, paisagens urbanas, entre outros.
São diversas as categorias a que podem concorrer: Fashion and Accessories, Utility Objects, Free form and Story Telling.

Os concorrentes têm a possibilidade de ganhar uma viagem a Nova York, um prémio de 5.000$ e a possibilidade de verem o seu trabalho incluído numa exposição mundial itinerante.
O concurso foi aberto a mais de 27 países, podendo ser enviadas as propostas até 17 de Agosto de 2006. Devem enviar uma memória descritiva, com o conceito, acompanhada de fotografias da peça.

Podem obter mais informações e fazer o registo no site “2006 Translations in Tupperware”.

16 de maio de 2006

Design para os extremos

Kroemer, Karl H.E. (2005).
"Extra-Ordinary" Ergonomics: How to Accommodate Small and Big Persons, The Disabled and Elderly, Expectant Mothers, and Children. CRC Pr.

Nenhuma solução de design será óptima se não for ajustada, adequadamente, ao Homem. Mas, todos sabemos que, nem sempre é possível resolver os problemas e, ao mesmo tempo, contemplar toda a variabilidade humana. Porém, existem situações onde, devido a diversos constrangimentos, as soluções resultarão de um processo de negociação. Veja-se o caso da antropometria. Nem sempre é possível fazer a opção entre o percentil 5 e 95. Em alguns casos, a solução passa pela escolha de uma medida que procura satisfazer o maior número de utilizadores. Mas, atenção, isso não equivalerá à escolha de uma medida média, pois a ideia de Homem médio é uma falácia. Em todo o caso, é fundamental que ocorra uma adequação métrica ao homem pois, caso isso não se verifique, ocorrerão desajustes que provocarão a ocorrência de queixas, desconforto, lesões, que poderão resultar em acidentes ou doenças. O mesmo ocorre ao nível das exigências visuais, auditivas, cognitivas, etc.
Para auxiliar todos os envolvidos na concepção, este livro pretende ajudar a lidar com os extremos da população humana, em termos métricos, etários e de competências. Podemos obter, neste livro, algumas indicações úteis para conceber para os muito grandes, muito pequenos, para os fragilizados, para as mulheres grávidas, para os mais idosos e até para alguns tipos de deficiências. O livro apresenta-nos diversas metodologias para avaliar as características, capacidades e limitações daqueles que não correspondem ao "Homem padrão".

Este livro é uma ferramenta importante ao serviço do design universal e inclusivo mas, não deve ser encarado como um livro de receitas!...

Índice de conteúdos:
1) "Extra-Ordinary" Individuals and Groups of People; 2) Assessment Methods and Techniques; 3) Principles of Human Factors Engineering; 4) Design for Movement: With Special Solutions for the Very Small and Big, for Those With Lower Back Problems, and for Bedridden Persons; 5) Design for Persons with Disabilities;6) Design for Aging; 7) Design for Expectant Mothers; 8) Design for Children and Adolescents.

15 de maio de 2006

Querem participar no redesign do Fiat 500?












Pela primeira vez, qualquer pessoa pode participar no design de um automóvel.
Este sonho, de muitos, é agora realidade graças a uma iniciativa da Fiat , em colaboração com a Designbooom. Num projecto designado por “500 wants you”, esta marca de automóveis está a envolver o público no redesign de um clássico muito admirado, o Cinquecento.
Para participarem devem inscrever-se no site da Designboom e começar fazer sugestões. Contudo, não deverão ficar demasiado entusiasmados com esta oportunidade porque, o carro começará a ser produzido dentro de 12 meses o que significa que, já não poderão ser feitas muitas modificações de raiz ao modelo :(

No entanto, é uma iniciativa muito positiva.
Podem enviar as propostas até 5 de Setembro de 2006.

13 de maio de 2006

Design quotes

"O engenheiro pode, por vezes, tornar-se famoso, mas isso é menos vulgar do que entre estilistas. Consequentemente, para a opinião pública, designer é sinónimo de estilista”.
Peter Dormer

12 de maio de 2006

Van anti-moisture dry-box

Todos sabemos como é importante manter os equipamentos electrónicos afastados da humidade e de outros agentes agressivos. O Vam Anti-Moisture Dry Box é um contentor hermético, para guardar equipamentos electrónicos, que consegue criar um ambiente absolutamente seco e em vácuo. Protegidos desta forma, os nossos equipamentos vão durar mais tempo e em melhores condições. Esta caixa apresenta um design de elevada qualidade estética, ergonómica e técnica, da autoria dos designers Duck Hsieh e Peggy Tsai. Repare-se no pormenor da pega!
Este produto ganhou o prémio de product design 2005 do Red Dot e é fabricado pela Concise Living Co.

11 de maio de 2006

Exibe o teu trabalho!...



O que é preciso fazer para ter encomendas de design?
É preciso ter clientes… (e ter qualidade)
Mas para isso é preciso, em primeiro lugar, que eles (os clientes) saibam que nós existimos e o que fazemos. O que não é, obviamente, tarefa fácil. Antigamente, tínhamos que calcorrear fábricas, escritórios, ateliers atrás de trabalho, mandar centenas de currículos e participar em outras tantas entrevistas para mostrar o portfólio. Actualmente, a Internet veio dar novas possibilidades de divulgação, a baixos custos, mas trouxe também outro problema, a dispersão da informação por milhares de sites.

Para ultrapassar estas dificuldades, para evitar a obrigatoriedade de cada designer criar uma página pessoal própria e para facilitar o acesso, a quem procura designers, surgiu o 5oup. O www.5oup.com é um site, concebido por dois estudantes de design, James Chambers, (estudante de Design Gráfico e de Informação no London College of Communication) e Tom Judd (estudante de Ilustração e Animação na Manchester Metropolitan University), que pretende funcionar como uma montra, ou exposição virtual, para os estudantes de design e de artes visuais darem a conhecer o seu trabalho.

Este projecto, fantástico, pretende diminuir o fosso entre a formação académica e o meio profissional ao funcionar como um grande portal de divulgação.
Um site a divulgar...

Está na hora de começarem a exibir o vosso trabalho!

10 de maio de 2006

Mais design em Maio

Este mês de Maio está, de facto, em ebulição e, como era de esperar, quando a oferta é muita algumas coisas importantes passam ao lado. Fiquei muito triste por não ter sabido que ontem (dia 8) esteve em Portugal o célebre Joan Costa, numa palestra no Fórum ESART. Gostava muito de o ter ido ouvir.

Pois, parece que não se pode estar em todo o lado ao mesmo tempo… não tenho o dom da ubiquidade.
Enfim, para animar, tomei conhecimento de mais uns concursos.
Aqui fica a informação…

Joseph Binder Award 2006

JOSEPH BINDER AWARD 2006 - GRAPHIC DESIGN & ILLUSTRATION

A DA Design Austria, a associação profissional autríaca de designers gráficos, ilustradores e designers de produto, organiza mais uma edição do concurso anual Joseph Binder Award, que ocorreu pela primeira vez em 1996.

Destinado a profissionais e estudantes, com participações individuais ou em equipas, que queiram apresentar projectos posteriores a 1 de Maio de 2004.
Os projectos a concurso deverão ser entregues até 19 de Maio para serem analisados por um júri internacional.

Para mais informações
info@designaustria.at
http://www.designaustria.at/

Ilustra_Outros

A ilustração é uma área fascinante e de imensa importância. Por isso, é de saudar a 2ª edição do Prémio ETIC de Ilustração.
Este ano o tema é: “Ilustra_Outros”.

Esperemos que tenha uma adesão tão grande e de tanta qualidade como no ano passado.

Entre o júri estarão Henrique Cayatte, Manuel Peres, Mário Belém e Pedro Albuquerque, entre outros.

As propostas devem ser entregues até 30 de Maio na ETIC.
Todas as informações em http://www.etic.pt/

Concurso de design IGAC

A propriedade intelectual é um conceito ignorado por muitos e espezinhado por outros tantos.
É frustrante admitir, que é com a maior facilidade, que se plagia e copia neste país…
Por vezes até é chocante a “lata” (deveria dizer bidão) de certos alunos na hora de apresentar os seus trabalhos!!! Mas, como diz o povo, “de pequenino é que se torce o pepino”. Daí, eu aplaudir, com muita força, este concurso promovido pela IGAC, que se destina à criação de materiais e produtos de sensibilização para a defesa da propriedade intelectual entre os mais novos. Mais especificamente, o objectivo é a criação de uma peça gráfica, adequada a um público infantil entre os 7 e os 10 anos, através da qual eles possam vir a interiorizar o conceito da “Propriedade Intelectual”, bem como a entender a necessidade da sua defesa.

Este concurso está aberto a alunos finalistas dos cursos de Design Comunicação e Gráfico. O 1º prémio tem o valor de € 2.500,00, o 2º prémio de € 800,00 e o 3º prémio de € 500,00.
Abaixo as cópias e o plágio!!!

Podem enviar os trabalhos até 15 de Dezembro de 2006.
Para participar, podem obter aqui a ficha de inscrição e o regulamento.

9 de maio de 2006

Design Bidimensional

Bowers, John (1999). Introduction to Two-Dimensional Design. Understanding Form and Function. John Wiley and Sons.
ISBN: 0471292249

Já várias pessoas me têm questionado sobre o que, é afinal, o design bidimensional. É um conceito de definição um tanto vaga e cheio de cantos recônditos… não posso dizer que seja uma adepta incondicional desta designação mas, indico-vos um livro que aborda este assunto de uma forma interessante, explicando os princípios, temas e abordagem do design 2D. John Bowers fornece-nos, nesta sua obra, uma panorâmica dos princípios intemporais do design que resistem, imunes, ás modas e tendências temporárias. A sua abordagem, ricamente ilustrada por inúmeras fotografias, explora os aspectos quantitativos e qualitativos do design 2D, com interessantes apontamentos históricos e análises pertinentes dos princípios visuais presentes em trabalhos contemporâneos.
O livro abrange as “fine arts”, o design gráfico, a arquitectura, design de ambientes, design industrial, entre outras áreas criativas. As novas tecnologias, ao serviço do design, não ficam de fora: vídeo, Web design e design interactivo.
Um livro muito bom que eu recomendo a alunos e professores de design.

Índice:
Definitions, Sources, and Roles: Understanding Design as a Discipline;
Research, Theory and Methods: Understanding and Shaping Response to Form;
Elements and Interactions: Definitions and Analysis;
Color: Types, Interactions and Roles;
Composition: Shaping Appearance and Understanding;
Messages: Creating the Interpretation of Meaning.

8 de maio de 2006

Agenda de Design Maio 2006








Este mês de Maio bem podia ser designado como o mês do Design, tal é a proliferação de eventos relacionados com esta área. Já tenho a minha agenda preenchida de tal forma que nem sei como a vou conseguir gerir.
Felizmente, estes eventos estão espalhados um pouco por todo o país e não apenas na capital. Aqui fica uma amostra…

Mostra de Design de Mobiliário, 1953-2006






A exposição “Furniture Design of Lombardy”, que mostra a evolução e o prestígio do design de mobiliário italiano nas últimas 5 décadas, pode ser vista na Galeria Lisboa Welcome Center (Turismo de Lisboa). Esta exposição de sucesso, que foi exibida pela 1ª vez em Milão, no ano de 2003, chegou finalmente a Lisboa, depois de Montreal, Kiev, Shangai, Nova Deli e Banguecoque e pode ser vista até 12 de Maio de 2006 (9.00h-20.00h). Esta mostra itinerante é da responsabilidade da Regione Lombardia, em colaboração com a Promos, Divisão Especial da Câmara de Comércio de Milão para as actividades internacionais, e com a Associação Made in Meda.

Contactos:
monica@ccitalia.pt
http://www.ccitalia.pt/

Arte & Moda na UBI




As 2as Jornadas Internacionais de Arte & Moda da UBI decorrerão, entre 9 e 10 de Maio de 2006, durante a tarde. Neste evento, destinado a alunos, professores e interessados nas temáticas do design de moda, participarão reputados conferencistas espanhóis e portugueses. Nesta 2 º edição das Jornadas pretende-se entender o vestuário e o fenómeno da moda numa perspectiva artística e estética, mas também sociológica e antropológica. Numa abordagem multidisciplinar a moda será apresentada, não como um simples fenómeno frívolo, epidérmico ou superficial mas como um espelho de hábitos.

Contacto:
rmiguel@ubi.pt

Comunicar Design 2006







Entre 9 e 12 de Maio de 2006 decorrerá, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, a 4ª edição do ciclo de conferências "Comunicar: Design". Este ano subordinado ao tema: “Os Novos Media e o Futuro do Design de Comunicação”. Em simultâneo decorrerão actividades paralelas como workshops, feiras de fanzines e exposições, entre as quais uma exposição de cartazes sobre o 25 de Abril.
O Comunicar: Design é organizado pelos finalistas do curso de Tecnologias Gráficas e Multimédia da ESAD-CR e por um grupo de docentes.

Contactos:
cristianapena@esad.ipleiria.pt

Diálogos em design no IPVC






Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo decorrerá, entre 11 e 13 de Maio, a 2ª Conferência Diálogos em Design . Entre os ilustres convidados estarão Enric Tormo, J. Joanaz de Melo, e o Presidente do Centro Português de Design, o designer Henrique Cayatte.

Forgotten Spaces - Design de Iluminação














A Lightmotif, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, organiza um workshop internacional de design de iluminação. Este evento, que decorrerá entre 21 e 27 de Maio, tem o objectivo de desenvolver um projecto de design de iluminação para as ruínas do castelo de Torres Vedras (destruído pelo Terramoto de 1755).
Em simultâneo, no dia 26 de Maio, também decorrerá um Seminário Internacional sobre Iluminação.

Esta série de eventos visa a promoção desta área fascinante do design que, infelizmente, é pouco explorada em Portugal.

7 de maio de 2006

6 de maio de 2006

Design quotes

“Think simple’ as my old master used to say – meaning reduce the hole of its parts into the simplest terms, getting back to first principles”
Frank Lloyd Wright

5 de maio de 2006

Ladybag auxiliar de memória

Para não nos esquecer-mos, daquilo que temos para fazer, usamos diversos estratagemas que vão da agenda convencional aos lembretes num telemóvel ou no portátil, entre muitos outros dispositivos portáteis ao nosso dispor actualmente. Mas, o que acontece quando nos esquecemos desses equipamentos? O mais certo é não nos lembrar-mos daquilo que lá tínhamos registado… Assim o problema volta ao início...













Seis estudantes femininas da Universidade Simon Fraser, do Canadá, desenvolveram uma mala de senhora que tenta evitar estas falhas de memória. A Ladybag funciona da seguinte forma: no fundo da mala está implantado um scanner que lê etiquetas RFID, previamente aplicadas às nossas coisas. A mala "conhece" esta lista e faz o controle das entradas. No caso de ausência é exibido um ícone ilustrativo, através de uma luz LED, daquilo que está em falta, ou que desejamos recordar. Também poderá exibir emoticons, ilustradores do nosso estado de espírito, que a mala detectará pela forma como a está a ser agarrada!!!

É claro que, se forem tão esquecidos ao ponto de se esquecerem também da mala, então é melhor procurar ajuda médica.

4 de maio de 2006

Design your type

"Inevitable concord of function and form (...) show the typographer that form must be developed as befits purpose. But they show at the same time that pure functionalism is not in itself enough for good form."

Typographie Emil Ruder7 edição 2001, Neuauflage der Originalausgabe by Verlag Niggli AG, Switzerland


Estão abertas as inscrições, até ao próximo dia 8 de Maio de 2006, para a 3ª edição do Curso de Desenho de Tipos de Letra do IADE. Este curso, destinado a profissionais e estudantes da área do design, arquitectura, ou em áreas relacionadas, decorrerá entre 12 de Maio e 14 de Julho de 2006, em horário pós-laboral (Sextas, das 19:30 às 22:30 horas).

É exigida experiência em programas de desenho vectorial, como por exemplo o Illustrator ou o Freehand. Pretende-se com esta acção de formação dotar os profissionais de capacidade de criação de novos tipos de letra. Infelizmente, uma área pouco desenvolvida em Portugal. Os participantes serão estimulados a reinterpretar um tipo de letra, do seu quotidiano, transformando-a, através da experimentação caligráfica, num tipo de letra original.

Os interessados deverão contactar o Gabinete de Pós-Graduações e Formação Avançada (t. 21-3939611 - isabel.novaes@iade.pt), onde poderão obter todas as informações necessárias ao processo de inscrição ou a Secretaria do IADE, Carla Carvalho. e-mail : info@iade.pt

3 de maio de 2006

Uma nova imagem para a IEA

A International Ergonomics Association (IEA) lançou um concurso para a criação de uma nova imagem. Apesar de, no site, só falarem num novo logo eu depreendo ( até pela análise da imagem actual) que se referem a 3 coisas distintas: símbolo, sigla e logótipo…
Se estiver errada corrijam-me sff…

As propostas devem ter em consideração os seguintes aspectos:
O logo deve reflectir o carácter mundial da IEA e a sua presença em todos os continentes;
O logo deve incluir a sigla IEA;
As propostas podem ser a preto e branco + 1 cor;
As propostas devem ser apresentadas em 2 versões: com e sem a designação “International Ergonomics Association”;

Qualquer pessoa pode concorrer, não é necessário serem designers (mas ajuda muito), podendo submeter mais do que uma proposta. As propostas devem ser enviadas, em formato digital, para o secretariado-geral da IEA, ao cuidado de Sebastiano Bagnara, até ao dia 1 de Junho de 2006.
e-mail: bagnara@unisi.it

A selecção do logo ganhador será efectuada através da votação dos participantes no IEA‘2006 Congress, que decorrerá em Julho de 2006, em Maastricht, Holanda (onde eu também irei estar).
O prémio não é muito grande, são apenas $500, mas o prestígio da IEA engrandece qualquer currículo!!!

Para mais informações visitem o site da IEA.

2 de maio de 2006

Compreender a cor

Holtzschue, Linda (2006). Understanding Colour: An Introduction for Designers, 3ª Edição. John Wiley & Sons.
ISBN: 0-471-71508-5

Ninguém duvida da importância da cor para as nossas vidas. A cor é um dos elementos primordiais do design mas, nem toda a gente sabe como lidar correctamente com esta variável. Todos os cursos de design possuem uma disciplina, pelo menos, que aborda a problemática da cor. Entre a extensa bibliografia recomendada encontramos diversos livros sobre este tema mas, na maioria, são verdadeiros clássicos já algo desactualizados pois, não focam as transformações produzidas pela tecnologia digital.

Tomei conhecimento deste livro, com uma edição recente, que me parece muito interessante. Através dele podemos compreender melhor a relação que existe entre as respostas emocionais, intuitivas, à cor e as teorias científicas que a suportam. Podemos aprender a usar a cor de forma correcta e eficaz ao serviço da nossa criatividade mas também ao serviço dos potenciais utilizadores dos nossos projectos. Podemos compreender a relação existente entre cor e a luz, entre muitos outros aspectos fundamentais.

Basta dar uma olhadela ao índice de conteúdos para ter uma noção dos tópicos abordados:
1) an introduction to colour study; 2) a little light on the subject; 3) the human element; 4) the vocabulary of colour: hue; 5) the vocabulary of colour: value and saturation; 6) working with colour; 7) colour harmony; 8) tools of the trade; 9) the medium of light; 10) the business of colour.

1 de maio de 2006

Good Design Award

“It is expected that better, more aesthetically-pleasing relationships will be built among people, the objects and things people produce, and surrounding environments.”










Este ano, o Japão celebra o 50º aniversário do Good Design Awards que foi lançado, em 1957, pelo Ministro do Comércio e Industria. O design foi considerado como um dos factores mais importantes para a revitalização da sociedade, cultura e economia japonesas, no pós II Guerra Mundial. Actualmente, o design é considerado como uma força motora da sociedade Japonesa no Séc. XXI. Nesse sentido, este evento desempenha um papel fundamental para a divulgação, promoção e desenvolvimento do design ao nível mundial. Os promotores esperam que venha a ser uma montra das novas tendências e das mais recentes inovações.
O Good Design Awards está dividido em 4 categorias: Design de produtos; Arquitectura e Design de Ambientes; Design de Comunicação e “New Frontier Design”.

O início do Good Design Award 2006 foi no dia 3 de Abril de 2006, contudo, as candidaturas ainda estão abertas até ao próximo dia 7 de Junho. O evento abrirá ao público a 26 de Agosto. Os resultados do concurso serão divulgados a 2 de Outubro.

Para mais informações visitem o site da g-mark