31 de agosto de 2006

60 anos de biquinis no cinema - Raquel Welch



Já tinha usado um modelo pré-histórico no famoso Quando o Mundo Nasceu (Don Chaffrey, 1966) e ficou provado que os biquinis lhe assentavam muito bem.
O escândalo rebenta quando Raquel Welch interpretou um papel de um transexual no filme Myra Breckinridge (Michael Sarne, 1970), adpatação de um romance do polémico Gore Vidal, onde envergava um fenomenal biquini que representava a bandeira dos EUA.
Apesar disso esta actriz continuou a ser um dos maiores sex simbols de Hollywood de finais dos anos 60 e 70 graças às suas interpretações em Viagem Fantástica (Richard Fleischer, 1970), A Maior Bolada do Mundo (Ken Annakin, 1968), Lady in Coment (Gordon Douglas, 1968), Os Três Mosqueteiros (Richard Lester, 1973) e L'Animal (Claude Zizi, 1977).
Aqui fica mais um belo espécimen... o biquini, claro!

30 de agosto de 2006

Lençóis inteligentes fazem cama interactiva

Aqueles que têm miúdos pequenos, em casa, sabem bem como pode ser difícil convence-los a ir para cama. Para ajudar estes pequenos diabretes a dormir, a West Point House, está a comercializar roupa de cama interactiva. Uma das propostas apresentadas consiste num edredão, com o tema da Cinderela, que se ilumina e faz soar um som da Fada Madrinha.
Não se assustem com a tecnologia porque, mesmo sendo assim sofisticado, o edredão continua a ser lavável. O sistema funciona graças a uma tecnologia chamada 'Thinking Ink' (circuitos impressos) que comunica, via wireless, com a iluminação e com os aparelhos electrónicos de casa. É possível imprimir, em qualquer cor, botões, fios, altifalantes, baterias, entre outros dispositivos.

Imaginem as possibilidades que esta tecnologia nos abre!...
Já estou a imaginar a possibilidade de comandar o microondas, a máquina do café, a Tv, entre outras coisas, a partir do meu edredão. Eu nem me importava de ter uma cama assim, mas com outro tema sem ser a Cinderela… é claro ;)

29 de agosto de 2006

CHAIRBAG by PS Lab




A cadeira Chairbag está entre dois mundos, o terrestre e o aquático. Ao olhar para este assento tanto me parece um legume como uma bóia. O material em que é fabricado, PVC, dá-lhe um aspecto brilhante e torna-a à prova de água. Não é de surpreender sendo uma criação dos designers Holandeses do PS Lab.
As suas dimensões (87cm altura x 78cm largura x 76cm profundidade e 3kg de peso) e o facto de ser insuflável tornam-na fácil de manusear.
Só fico indecisa se a usaria em casa ou no exterior…

28 de agosto de 2006

Cadeira Trekinetic K2

O que aconteceria se um designer de automóveis de F1 fosse conceber uma cadeira de rodas?

Vejam, a resposta, já a seguir...



A cadeira Trekinetic K2 foi concebida pelo designer Mike Spindle, que tem passado a maior parte da sua carreira a conceber carros de F1. Esta nova versão de cadeira de rodas trocou o velho chassis tubular por um quadro com assento em fibra de carbono. O projecto demorou cerca de 5 anos a ser concretizado e apresenta algumas inovações interessantes como, ter apenas 3 rodas em vez das 4 habituais. As duas rodas maiores são frontais e podem levar pneus de bicicletas de montanha, o que facilitará a circulação em pisos irregulares. As rodas permitem uma excelente capacidade de curva e uma grande mobilidade. Outra novidade é a possibilidade de se aplicar um chapéu-de-chuva, do tipo dos que são usados no golfe, à própria estrutura da cadeira.

O design desta cadeira, com a sua linguagem de certa forma agressiva e poderosa, apresenta-se como uma alternativa radical às cadeiras existentes no mercado. No meu entender, uma boa alternativa para jovens utilizadores.

26 de agosto de 2006

Design quotes

"A Porsche will always look like a Porsche. My grandfather took these shapes from nature, so the head lamps of the 911 maybe look a little like the eyes of a frog, but it comes from nature, and the best shapes are from nature, so why change?"
Ferdinand Alexander Porsche

25 de agosto de 2006

iF Product Design Award 2007

Estão abertas as inscrições para o prémio de design iF, um dos mais famosos galardões na área do design de produto. Todos os anos, desde 1954, que nesta competição são avaliados cerca de 2000 produtos, provenientes de todo o mundo, no Centro de Exposições de Hannover, Alemanha. Ganhar este prémio é quase tão importante como ganhar um Óscar. O concurso está aberto a designers, fabricantes e estudantes de design. Existindo um prémio especial para estudantes - “iF concept award product” – no valor de 10 000€.

Na edição deste ano estão a concurso 12 categorias:
01. Consumer Electronics/Telecommunications
02. Computers
03. Office/Business
04. Lighting
05. Household/Residential
06. Leisure/Lifestyle
07. Industry/Buildings
08. Medicine/Health + Care
09. Public Design/Interior Design
10. Transportation
11. Advanced Studies
12. Packaging - globe packaging award

Entre os critérios de avaliação destaco a qualidade do design, a qualidade produtiva, a escolha dos materiais, grau de inovação, preocupações ecológicas, funcionalidade, ergonomia, usabilidade, segurança, marca, entre outros.
Poderão inscrever-se até 15 de Setembro, mediante o pagamento de 200€ mais IVA. Para o galardão dos estudantes a inscrição é gratuita.

Podem obter mais informações no site do iF Design Award.

24 de agosto de 2006

I.D. Annual Design Review

Estão abertas as candidaturas para o Annual Design Review 2007 da I.D.
Os vencedores serão divulgados na edição de Agosto de 2007.
Desde 1954 que o Anuário de Design da I.D. divulga o melhor do design, nas suas diversas áreas, fazendo uma profunda reflexão sobre o impacto do design na evolução da cultura material e visual.
O júri é composto por designers reconhecidos e pela equipa editorial da I.D.

Podem consultar aqui os regulamentos e obter a ficha de candidatura.

23 de agosto de 2006

HOW International Design Award

Estão abertas as inscrições, para o Concurso How International Design Award, até ao próximo dia 1 de Setembro de 2006. Este prémio, já na sua 15ª edição, é promovido pela famosa revista norte americana How.
Podem ser submetidos trabalhos de design gráfico, realizados entre Janeiro de 2005 e 1 de Setembro de 2006, de diversas as categorias: Relatórios Anuais, Catálogos, Capas, Editoriais, Ilustração/Fotografia, Convites, Identidade, Logos, Embalagens, Posters, Publicidade impressa, Trabalhos de curso e Objetos 3D. Podem inscrever-se em mais do que uma categoria.
O trabalho vencedor, irá receber um certificado, será publicado na edição especial de Abril de 2007, à venda em todo o mundo e ganhará um desconto de 100 USD na inscrição para a "2007 HOW Design Conference".

Podem consultar aqui os regulamentos e obter a ficha de candidatura.

22 de agosto de 2006

60 anos de biquinis no cinema - Brigitte Bardot


Muito antes de defender os direitos dos animais e quando ainda nem sequer sabia quem era Jean-Marie Le Pen, Brigitte Bardot, nascida em Paris no ano de 1934, deixava fotografar a sua extraordinária beleza, a mesma que o seu primeiro marido e descobridor, Roger Vadim, dizia ser de outro planeta, e que um crítico francês definiu como o maior choque que a França experimentou desde a Rev. Francesa.
Brigitte Bardot consagrou-se com "E Deus... criou a mulher" (Roger Vadim, 1956), mas antes, e ainda morena, já tinha sido capa da revista Elle, tinha casado e passeado o glamour por Cannes.
Prematuramente retirada do cinema, nunca foi uma excelente actriz, mas Godard fê-la brilhar em "Desprezo" (1963).
E claro... também a despiu!

21 de agosto de 2006

Aeron Chaise by Herman Miller

Já pensaram que, aderimos com uma velocidade estonteante ás mais recentes inovações tecnológicas mas, continuamos a usar mobiliário antigo e desadequado às nossas necessidades? As cadeiras são o exemplo mais flagrante disto mesmo. É comum observar pessoas a usar teclados sem fios, ratos ópticos, monitores de LCD, etc…etc… sentados numa bela cadeirinha de madeira…
Este fenómeno têm a ver com o longo ciclo de vida do mobiliário e com a cristalização dos hábitos. Porém, estas correntes devem-se quebrar sempre que a saúde e a segurança estejam em causa. Estar sentado, mal sentado, pode dar origem a graves problemas de saúde que devem ser devidamente evitados.



A cadeira Herman Miller Aeron Chaise, dizem os autores, será um novo ícone da ergonomia aplicada ao design de cadeiras, ao nível daquilo que a marca Herman Miller nos têm habituado. Esta nova proposta, concebida por Sietze Kalkwijk e Joris Laarman e aprovada por Berry Friedman permite trabalhar reclinado, que é uma postura muito apreciada por quem usa computador portátil. Será em breve comercializada...
Dizem, as más-línguas, que esta cadeira foi inspirada nos americanos sedentários, que gostam de passar horas a ver Tv.
Não sou sedentária mas gostava de a experimentar!...

19 de agosto de 2006

Design quotes

"The whole difference between construction and creation is this; that a thing constructed can only be loved after it is constructed; but a thing created is loved before it exists."
G.K. Chesterton

18 de agosto de 2006

Conferência Internacional SHiFT

SHiFT - Social and Human Ideas For Technology

A Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade juntou-se a um grupo independente para organizar a SHiFT – Social and Human Ideas For Technology, uma Conferência Internacional de Tecnologia em Lisboa, que terá lugar nos próximos dias 28 e 29 de Setembro de 2006 no edifício da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide.

Programa:
O principal objectivo desta Conferência é criar um espaço informal de debate sobre a tecnologia e a sua utilização para fins positivos, estando o seu programa organizado em torno dos seguintes temas:

  • Pessoas e Tecnologia
  • Gestão do Conhecimento
  • Participação Cívica
  • Direitos, Liberdades e Privacidade na Era Digital
  • Inovação e novas formas de Economia

Estarão reunidos mais de 30 oradores, seleccionados devido à sua contribuição para os temas supra-citados e vindos dos quatro cantos do mundo. Entre outros, estarão presentes oradores vindos de: Yahoo; Adaptive Path; User Interface Engineering; Creative Good; Electronic Frontier Foundation; Open Rights Group; Nações Unidas; Ydreams; Sapo.

Workshops:
Para além da Conferência, serão realizados alguns workshops nos dias que a antecedem. Até ao momento estão planeados os seguintes:

  • Desenvolvimento de Aplicações Internet Ricas
  • Programação com Ruby on Rails
  • Criatividade

Inscrições:
As inscrições encontram-se já abertas, podendo os interessados beneficiar de um desconto de 50% sobre o preço normal (250 Euros) até dia 20 de Agosto (125 Euros) e 30% até dia 15 de Setembro (175 Euros).

Inscreva-se

Se não puder participar na SHiFT, convide um amigo, enviando-lhe este link!
Para mais informações visite: http://www.shift.pt/

17 de agosto de 2006

Nascido em berço de design


Não faz sentido que existam peças de mobiliário impenetráveis ás diversas linguagens do design e à evolução da indústria. Não faz sentido que todos os berços pareçam ser da época das nossas avós… Por isso, é de aplaudir a proposta do berço “Ooba’s Nest Bassinet” que, foi pensado para os pais que desejam que o seu filho tenha o melhor design de mobiliário desde a mais tenra idade.

16 de agosto de 2006

60 anos de biquinis no cinema - parte I


Há 60 anos que o engenheiro francês, Louis Réard registou o nome de bikini (ilha do Pacífico com o mesmo nome, onde se realizaram alguns testes atómicos) para baptizar uma peça de vestuário tão pequena como um átomo, segundo ele.
Após o final da Segunda Guerra Mundial e na sequência de uma revolução estética que abalou drasticamente uma sociedade oprimida, esta pequena peça de vestuário instala-se de pedra e cal no cinema.
As estrela dos anos 40, 50 e 60 não hesitaram em deixar-se filmar para as suas películas e também para fins promocionais. Raquel Welsh, Ursula Andress, Jayne Mansfield, Elke Sommer e Brigitte Bardot fizeram do bikini a mais poderosa das armas eróticas.
Por estranho que pareça, nomes como Marilyn Monroe, Ava Gardner, Rita Hayworth, Esther Williams e Kim Novak, posaram com esta peça de vestuário de uma forma muito mais recatada e menos ousada.

Este é o espaço ideal para postar umas fotos de miúdas com bikini, usando para isso desculpas tão nobres como "design", "invenção" e "cinema"!

Novas molas da roupa


Ninguém presta muita atenção ao design das molas da roupa. Também não é de estranhar… Estas insignificantes peças existem em diversas versões, com ligeiras variantes, alternando entre madeira, plástico e metal, com cores e acabamentos diferentes. São daquelas peças banais, simples, baratas, funcionais e seguras que julgamos existirem desde sempre mas, na verdade, existem sempre soluções alternativas e melhores para aquilo que pensamos estar perfeito.
A nova versão, baptizada de "Clip", é produzida em plástico reciclado, através de injecção e não possui qualquer componente metálico. Parece uma mandíbula dupla que pode ser usada de ambos os lados. Ao que parece muito mais barata dos que as actuais pois têm menos componentes.
Excelente!
Admiro soluções como esta...

15 de agosto de 2006

Conferência Internacional de Tipografia


A associação Tipográfica Internacional – Atyp – irá realizar a 50º Conferencia em Lisboa, de 27 de Setembro a 1 de Outubro de 2006, sob o tema Typographical Journeys.
Podem consultar aqui o programa.
A não perder.

14 de agosto de 2006

Concurso Internacional de Design Roca


Foi anunciada a 2ª edição do concurso Internacional de Design da Roca, conhecida marca de produtos para sanitários, com o tema “Wellness”. A ideia é reunir propostas inovadoras e conceptuais, de jovens criativos, para produtos sanitários. Os designers participantes têm total liberdade para conceber os ambientes sanitários mas, desde que estes sejam viáveis.
Podem participar estudantes de design de produto e/ou de interiores, estudantes de arquitectura, jovens designers e arquitectos nascidos de 1971 em diante residentes num dos países: Alemanha, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Portugal e Reino Unido.
Podem concorrer, enviando apenas um único projecto, que poderá ser individual ou em grupo de dois.
O 1º prémio receberá 4.000€ e será divulgado ao público em Setembro de 2007 durante o evento 100% Design 2007 Londres (Reino Unido) no stand Roca.

Datas importantes:
Formalização da inscrição: antes de 10 de Janeiro de 2007.
Entrega de projectos: antes do dia 1 de Abril de 2007.
Reunião do jurado: durante o mês de Maio de 2007.
Acto de entrega de prémios: Setembro de 2007.

Para mais informações consulte: a Barcelona Centro de Diseño.
Via: AND

12 de agosto de 2006

Design quotes

“The large consultancy has had its day. Multinational companies tend to look for [designers] as partners who can give one-on-one service”.
Clive Goodwin – Samsung

11 de agosto de 2006

Conseguem resolver estes problemas?



A Oxford Creativity e o Bath Institute of Medical Engineering (BIME) estão a promover a TRIZ Competition, que procura divulgar o uso do método TRIZ, através da resolução de três problemas de design.

O que é o TRIZ?
O TRIZ (Theory of Inventive Problem Solving) é um conjunto de ferramentas que podem ser usadas para resolver qualquer tipo de problemas mas, é particularmente útil para resolver problemas de design. Segundo os seus promotores este método científico favorece o surgimento de soluções elegantes, inteligentes e baratas. Ao que parece, aqueles que aprenderam a usar este método, têm tido óptimos resultados.

Problemas a resolver, usando o método TRIZ:

Problema 1: Get Up and Go
Uma pessoa está sentada no chão (talvez num piquenique) e quer levantar-se, no entanto, as suas pernas são demasiado fracas para o fazer. Devem conceber uma solução que ajude esta pessoa a erguer-se, sem a ajuda de terceiros. Devem ainda considerar que, essa pessoa, pode andar sozinha mas pode ter força limitada nos braços. A solução deve ser adequada a ser usada tanto em casa como no exterior. Deve ser leve e transportável pelo próprio utilizador. Podem recorrer a dispositivos eléctricos e/ou mecânicos, se acharem conveniente.

Problema 2: Get Your Leg In
É necessário encontrar um sistema de compressão para as pernas, alternativo ás vulgares meias de descanso usadas por pessoas com varizes. Estas meias são difíceis de vestir e despir, requerendo bastante mobilidade e destreza que, pessoas com limitações físicas não possuem. A solução poderá passar por propostas de compressão radicalmente diferentes das meias ou, pela criação e/ou aperfeiçoamento dos sistemas de auxílio ao uso destas meias. Também podem combinar estas três opções.

Problema 3: Get Reading
É necessário conceber um sistema que auxilie as pessoas, que estão nos cuidados intensivos, a ler livros. Alguns doentes internados estão tão fracos, ou tão limitados nos movimentos, que nem conseguem suster um livro nas mãos. Poder ler um livro pode ser uma pequena maravilha para ajudar a passar o tempo e a ganhar ânimo para a recuperação. A solução deverá ser regulável em altura e afastamento, tomando em consideração as distâncias e ângulos de leitura normais, sem limitar os movimentos do doente. Deve ser uma solução segura, e adequada ao ambiente hospitalar e para ser usada numa cama de hospital. Se for caso disso, podem ser modificados ou danificados os livros. Podem recorrer a dispositivos eléctricos e/ou mecânicos, podendo o equipamento ser colocado na cama por terceiros.

Não foram colocadas limitações ao número de propostas que cada concorrente pode enviar. Para concorrer devem preencher a ficha de candidatura e submete-la antes de 1 de Outubro de 2006. Os resultados serão anunciados a 4 de Dezembro de 2006.

10 de agosto de 2006

London Design Festival


No próximo mês de Setembro, entre os dias 15 e 30, realiza-se mais uma edição do London Design Festival.
Este evento foi criado com a intenção de promover e divulgar o design e a criatividade inglesas mas, na edição deste ano, é esperada a participação de mais de 15 países, o que lhe dá um carácter internacional.

A maioria dos eventos deste festival são gratuitos e vão estar espalhados por toda a capital inglesa. Não existem pontos principais mas existem alguns hotspots em East, West e Central London. A maior concentração de eventos será em Truman Brewery, Brick Lane.

Uma oportunidade única para ser visto e ver o que se passa no mundo do design.
A não perder, apesar do estado de alerta que se instalou por lá devido à ameaça terrorista.

9 de agosto de 2006

"Healthy Eating Habits 2016" - Electrolux



Até ao próximo dia 18 de Agosto ainda se podem inscrever para participar no Electrolux Design Lab competition.

Pelo 4º ano consecutivo a Electrolux, líder mundial de electrodomésticos, promove um concurso de design internacional, dirigido a estudantes de design, com o intuito de estimular a criatividade nesta área.
A edição deste ano centra-se na conservação e preparação da comida, ou seja, as soluções propostas devem promover hábitos saudáveis de alimentação em 2016.
Na edição do ano passado do Electrolux Design Lab competition participaram 3000 estudantes de 88 países.
O 1º prémio é de 5.000€, o 2º é de 3.000€ e o 3º de 2.000€.
Mais detalhes podem ser obtidos no site do Electrolux Design Lab.

8 de agosto de 2006

Livre para ir ás compras!

Steve Whitmore criou um equipamento que pode ser uma ajuda fantástica para pessoas com deficiência motora transportarem as compras, desde que se desloquem de scooter. Este equipamento designado, precisamente, Independent Shopper liga-se à scooter, substitui o tradicional cesto e aumenta significativamente a segurança.

O design pode dar um contributo muito importante na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com deficiência. Não só através da concepção de ajudas mecânicas, como esta, mas também, no cuidado que se investe no design destes equipamentos.
Lá porque é para ser usado por deficientes não tem que ser um produto feio, antiquado ou grosseiro…

7 de agosto de 2006

Re-usar carrinhos de supermercado



Colin Lovekin, designer industrial de Exeter, concebeu uma nova forma de assentos realizados a partir de vulgares carrinhos de supermercado. Ele concebeu 3 assentos destes durante a sua licenciatura, na University of Plymouth - 3D Design, para responder ao desafio de criar assentos a partir de materiais inapropriados. Este projecto teve o apoio da Sainsbury e poderá também servir para dar uso aos 100.000 carrinhos que são destruídos anualmente em Inglaterra.
Pode não ser uma ideia nova mas é interessante porque procura dar um novo uso a velhos materiais... o planeta agradece!

5 de agosto de 2006

Design quotes

"I design for real people. I think of our customers all the time. There is no virtue whatsoever in creating clothing or accessories that are not practical."
Giorgio Armani

Rota das Grutas Por caminhos da nossa terra...


Grutas de Mira de Aire


Grutas de Alvados


Grutas da Moeda


Grutas de Santo António


Para aqueles que estão a sofrer na pele (ou seja, no bolso) a malfadada crise e não possam fazer a tal viagem de sonho por esse mundo fora, porque não aproveitar as belezas deste nosso País, fazendo percursos cá dentro?...
Aqui vai uma sugestão que é económica e fresca: uma viagem às profundezas das serras na cercania de região de Fátima, aproveitando a temperatura ambiente bem agradável das grutas, para fugir ao calor…

Se estiveram interessados podem obter todas as informações nos seguintes sites:

www.grutasmiradaire.com/
www.grutasmiradaire.com
www.grutasmoeda.com
www.grutasalvados.com
www.grutassantoantonio.com

BOAS FÉRIAS! Até ao meu regresso ...

4 de agosto de 2006

Red Dot award: design concept 2006

Como gostarias que fosse o teu mundo?

Podes responder a esta pergunta com projectos de design...
Tens até ao próximo dia 14 de Agosto para enviar as tuas ideias e conceitos inovadores para o concurso Red Dot.
Todos os projectos premiados, de qualquer categoria, serão comercializados apartir de 1 de Dezembro de 2006. Para além disso, se fores premiado, o teu nome será divulgado, o teu trabalho será exposto no red dot design museum, terás o teu portfólio exibido no site do red dot e poderás usar o selo red dot, entre outras hipóteses espantosas de divulgar o teu trabalho.

Para mais informações podes consultar o site do red dot, ou, fazer o download da brochura de divulgação aqui.

3 de agosto de 2006

Um combinado cama-estante

Gosto de divulgar trabalhos realizados por alunos, ou recém-licenciados, de design porque acho que isso pode funcionar como um grande estímulo para todos aqueles que dão os primeiros passos nesta área maravilhosa. Assim, aqui fica mais um exemplo...

Karen Babel, finalista de Design industrial da Universidade de Trent, Nottingham, concebeu uma forma engenhosa para poupar espaço em casas pequenas. O projecto que transforma uma cama em estante consiste num colchão de forma especial que, quando colocado na vertical, define a volumetria da estante. As prateleiras, que são 5 caixas, quando colocadas no chão compõem a base para o colchão.
Este projecto foi premiado na exposição New Designers em Londres, pela Kitchen Bathroom Bedroom Specialists Association, 2005. Os prémios de 2006 já foram divulgados e falarei deles em breve.
É uma ideia simples mas com alguma originalidade... eu gostei!

2 de agosto de 2006

Chapéu-de-chuva que prevê o tempo

Na sequência do post de ontem aqui fica mais uma ideia para os chapéus-de-chuva do futuro… Ambient’s Weather Forecasting Umbrella - FORECAST.



A previsão meteorológica é uma informação importante para nossa vida diária. Tanto mais que esse é tema obrigatório daquelas conversas de circunstância que temos com colegas, vizinhos, etc. Este tema é tão amplo que proliferam formas sobre como prever o tempo…
Como anedota, ou solução útil (eu ainda não sei), surgiu o chapéu-de-chuva “Forecast” que consiste num vulgar chapéu, cuja pega possui um LED, que brilha conforme a probabilidade de queda de chuva. Assim, em vez de tentar ler as nuvens ou aceder às previsões meteorológicas, basta olhar para o seu chapéu-de-chuva.
Á primeira vista parece ser como aqueles gadgets, tipo galo de Barcelos, que mudam de cor em função da humidade do ar, mas não é, pois este chapéu vai buscar a informação à Internet (espertinho hein?!…).

1 de agosto de 2006

Umbrella Inside Out


Umbrella Inside Out é o primeiro concurso de design promovido pela TreeHugger, em colaboração com a revista I.D.

Segundo os organizadores deste evento são vendidos anualmente, nos EUA, cerca de 33 milhões de chapéus-de-chuva e centenas de milhar são danificados e abandonados. Como não são bio degradáveis, nem recicláveis, acabam nas lixeiras.
Este foi motivo suficiente para originar este concurso, que procura soluções criativas para resolver este problema. O concurso tem 2 linhas diferentes:
1) Criar um novo chapéu-de-chuva: propostas para novas armações/estruturas para os chapéus-de-chuva;
2) Criar uma linha de vestuário: propostas para uma nova linha de vestuário que reaproveite os velhos chapéus.
As propostas para a criação de um novo chapéu-de-chuva serão avaliadas pela sua funcionalidade, durabilidade, usabilidade, qualidade estética, manutenção/reparação e forma como responde ao final do seu ciclo de vida útil. Quanto ás propostas para a criação de uma linha de vestuário, estas devem aproveitar cerca de 80% dos velhos chapéus. Os restantes componentes devem ser orgânicos ou reciclados. O processo produtivo deverá ter um consumo mínimo de combustíveis fósseis. Deverão ser propostas com qualidade estética, fabricáveis e usáveis.

As propostas devem ser entregues até ao próximo dia 1 de Setembro de 2006.
Para mais informações devem consultar a página do concurso.