29 de dezembro de 2007

Design quotes

“When I design. I don't consider the technical or commercial parameters so much as the desire for a dream that humans have attempted to project on an object.”
Phillipe Starck.

27 de dezembro de 2007

Como vai o mundo...

Com o fim do ano à porta é altura de fazer uma análise retrospectiva.
Muitas coisas boas aconteceram durante este ano de 2007, mas muitas outras, menos boas, também ocorreram...
Não quero encerrar o ano com um perspectiva negativa, quero ser positiva e optimista, mas tenho a forte convicção que, o futuro só será melhor se, todos nós, aumentarmos a nossa consciência social e ecológica.
Acredito que, se dedicarmos 5 minutos a reflectir sobre o estado actual do mundo e do planeta, poderemos mudar o rumo para melhor!... Nesse sentido, para acabar com a síndrome da avestruz, deixo-vos o "world clock" e o "earth clock", que são simuladores, baseados em estatísticas, do estado actual do nosso mundo e do planeta...

Dá que pensar... pois, são visões aterradoras...

Poodwaddle.com
Poodwaddle.com

Ainda há tempo para mudar.
Feliz 2008!!!...

26 de dezembro de 2007

A Prenda...



Este ano tive uma surpresa...
O Pai Natal foi malandro e surpreendeu-me com este livro!... ;-)

What else?!?!...

22 de dezembro de 2007

E porque é Natal...

Design quotes

“Design—in terms of thinking and process—is the champion of the future, envisaging and interpreting insights and ideas through strategy, ideas, products, spaces and communications”.
Peter Haythornthwaite


21 de dezembro de 2007

[re]design


O [re]design assume-se como um projecto, de carácter social, cujo principal objectivo é apoiar os designers que se preocupam com as questões da sustentabilidade. O design é encarado, sobretudo, como um catalisador de mudanças positivas nas atitudes da sociedade, face respeito pelo planeta e pelo ambiente.

Nesse sentido, o [re]design quer encontrar novos produtos que sejam, segundo eles, genuinamente “bons” e muito bonitos. Esses projectos serão reunidos, promovidos e receberão ajudas para a sua concretização. Com este esforço, o [re]design espera conseguir estimular a produção de mais ideias de design sustentável.


20 de dezembro de 2007

Compreender as emoções

Oatley, Keith, Keltner, Dacher & Jenkins, J. M. (2006), Understanding Emotions. Wiley-Blackwell; 2 edition. ISBN-10: 1405131039

Understanding Emotions é um dos melhores livros, que eu conheço, sobre as emoções humanas. A segunda edição, actualizada, reflecte os mais recentes desenvolvimentos ocorridos sobre a temática das emoções. Nesta obra podemos encontrar uma síntese das abordagens evolutivas e culturais sobre a emoção; aspectos sobre a comunicação das emoções; modificações corporais e avaliação; implicações interpessoais das emoções; avaliação moral; diferenças individuais; interacções e emoções positivas; bem-estar subjectivo; emoções como gratidão e compaixão; avanços em neurociência; entre outros temas interessantes.


Ìndice:
Part I: Perspectives on Emotion:
1. Approaches to Understanding Emotions.
2. Evolution of Emotions.
3. Cultural Understandings of Emotions.
Part II: Elements of emotion:
4. The Communication of Emotion.
5. Bodily Changes and Emotion.
6. Brain Mechanisms of Emotion.
7. Appraisal, Knowledge, and Experience
Part III: Emotions and Social Life:
8. Development of Emotions in Childhood.
9. Emotions in Social Relationships.
10. Emotion and Cognition.
Part IV: Emotions and the Individual:
11. Individual Differences and Personality.
12. Emotion and Mental Health in Childhood.
13. Emotions and Mental Health in Adulthood.
14. Psychotherapy, Consciousness, and Well-being.

Uma boa leitura para ajudar a compreender as emoções contraditórias que muitos experimentam, com frequência, nesta época festiva…

19 de dezembro de 2007

Mascotes de Vancover



Foram apresentadas as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Vancover 2010, Canadá, que foram criadas pelos designers Vicki Wong e Michael Murphy, da Meomi. Elas foram baptizadas como Miga, Quatchi e Sumi.


Miga is a young sea bear who lives in the ocean with her family pod, out past Vancouver Island near Tofino, British Columbia. Sea bears are part killer whale and part bear. Miga is part Kermode bear, a rare white bear that only lives in British Columbia.


Quatchi is a young sasquatch who comes from the mysterious forests of Canada. Quatchi is shy, but loves to explore new places and meet new friends. Although Quatchi loves all winter sports, he’s especially fond of hockey. He dreams of becoming a world-famous goalie.


Sumi is an animal spirit who lives in the mountains of British Columbia. Like many Canadians, Sumi's background is drawn from many places. He wears the hat of the orca whale, flies with the wings of the mighty thunderbird and runs on the strong furry legs of the black bear.


São figuras simpáticas mas, no meu entender, de difícil memorização.

Se eu tivesse que criar critérios de avaliação de mascotes, um deles, e muito importante, seria a taxa de evocação bem sucedida, ou, talvez, a percentagem de detalhes recuperados. Por aquilo que pude observar, junto de colegas e alunos, a recuperação de detalhes sobre estas mascotes é fraca. Claro que não possuo dados científicos, que suportem esta minha afirmação, baseio-me apenas numa primeira observação muito subjectiva. Para além disso, sei que, com o tempo de exposição (que foi muito pouco) as memórias, sobre as mascotes, irão sendo fortalecidas e o número de pormenores retidos cada vez maior. Certamente existirão, a somar a isto tudo, factores de origem cultural, que são estranhos para nós, Portugueses, mas recorrentes para os Canadianos, que influenciam o sucesso destas personagens junto do público.

Se tivessem que atribuir uma classificação, entre 1 e 5 valores, quantos valores davam às mascotes?

18 de dezembro de 2007

Design Research Network

A “Design Research Network” é uma plataforma on-line, pensada para apoiar os alunos de design (sobretudo de mestrado e doutoramento) nos seus projectos de investigação, mas que está aberta à participação de todos os interessados nesta área.

Através deste meio tecnológico poderão guardar, partilhar e discutir resultados, dúvidas ou ideias, ao mesmo tempo que criam a vossa própria rede de pesquisa.

O projecto é de cariz internacional mas, muito sensível ás especificidades locais e culturais dos participantes, o que está patente no facto de serem aceites participações em diversas línguas, para além do Inglês.

Neste momento ainda estou na fase de exploração inicial da plataforma pelo que, ainda não posso fazer uma avaliação mais rigorosa da mesma. Mas, pareceu-me bastante prometedora…

Que tal partilharmos opiniões sobre este projecto?
Enviem-nos os vossos comentários (experiências) sobre esta plataforma!...

17 de dezembro de 2007

Rapidinhas...

A secção de notícias “rapidinhas”, desta semana, é integralmente dedicada a conferências sobre design e temas afins…



> Call for Papers for DMI Paris Education Conference: Design Thinking

O Design Management Institute, em colaboração com a Universidade de Lancaster, Reino Unido, a ESSEC Business School, França e a SDA Bocconi School of Management, de Itália, estão aceitar artigos para apresentação na conferência internacional sobre educação: Design Thinking: New Challenges for Designers, Managers and Organizations.


O evento acontecerá, entre 14 e 15 de Abril de 2008, na ESSEC Business School de Paris, La Defense mas, os interessados em participar só poderão enviar os “papers” até ao próximo dia
21 de Dezembro de 2007.


> TOCA ME 2008: Design Conference

A conferência de design TOCA ME decorrerá a 23 de Fevereiro de 2008, em Munique, Alemanha.



> UCDA Design Summit 2008

A conferência UCDA Design Summit 2008 acontecerá em Denver, entre 27 e 29 de Março de 2008. O período para inscrição está aberto até 22 de Fevereiro de 2008.



> CCCT 2008

A 6ª Conferência Internacional “Computing, Communications and Control Technologies: CCCT 2008”, que decorrerá em Orlando, EUA, entre 29 de Junho e 2 de Julho de 2008, está a aceitar comunicações para apresentação.

As submissões dos resumos deverão ser enviadas até 9 de Janeiro de 2008.



> IADIS International Conference e-Society 2008

A IADIS – International Conference e-Society 2008, dedicada ao tema da “Information Society”, que decorrerá entre 9 e 12 de Abril de 2008, no Algarve, Portugal, está a aceitar trabalhos para apresentação.
O prazo de submissão foi alargado até ao próximo dia 21 de Dezembro de 2007.


> 6th International Conference on Design & Emotion

A conferência Design & Emotion - Dare to Desire, que decorrerá entre 6 e 9 de Outubro de 2008, em Hong Kong, na School of Design of the Hong Kong Polytechnic University, está a aceitar trabalhos para apresentação.
O prazo de submissão decorrer até ao dia 31 de Janeiro de 2007.


15 de dezembro de 2007

Design quotes

"What is design?... It's where you stand with a foot in two worlds—the world of technology and the world of people and human purposes—and you try to bring the two together".
Mitchell Kapor


14 de dezembro de 2007

A menina da franja fazia hoje 100 anos…

Beatriz Costa, pseudónimo de Beatriz da Conceição, nasceu a 14 de Dezembro de 1907 na localidade de Charneca do Milharado, Concelho de Mafra.

Se fosse viva celebraria, hoje, 100 anos de vida.


Foi uma das actrizes mais populares e carismáticas do cinema Português. Recordada com carinho, pelo seu corte de cabelo, como a "menina da franja".


Um caso paradigmático de “hair design” de sucesso…

coisas das letras

13 de dezembro de 2007

Legible London

“Legible London” é um projecto de wayfinding que visa melhorar a informação disponibilizada, na capital Inglesa, a quem quer andar a pé.

Um estudo anterior revelou que a multiplicidade de suportes de informação, disponibilizados na cidade de Londres, são confusos e pouco eficazes levando os utilizadores a uma excessiva dependência do Tube Map, para navegar à superfície.

O “Legible London” irá tentar coordenar toda a informação disponível (dos transportes, sinalização, sinaléticas, placas direccionais, mapas…) e, habitualmente usada para navegação, para facilitar as viagens de todos os que vivem ou visitam Londres.

É um dos projectos mais ambiciosos, que conheço, nesta área... Valerá, por isso, a pena ir acompanhando o seu desenvolvimento, explorar o site, que está cheio de informação útil e, quem sabe, acompanhar os trabalhos in loco ;-)

Para quando um projecto destes em Lisboa?

Eu adorava participar nele… eheheheh

12 de dezembro de 2007

cadernos "virtuais" de Seurat no Moma



O
MoMa, de Nova Iorque, exibe, até ao próximo dia 7 de Janeiro de 2008, a exposição “Georges Seurat: The Drawings”. Mas, para além dos fantásticos desenhos de Seurat, esta exposição tem outro ponto de interesse, os quiosques interactivos onde é possível folhear, virtualmente, os cadernos de esboços do artista. Este projecto foi encomendado, pelo museu, ao Behavior Design.


Parece coisa banal mas, o uso desta tecnologia, permite aos visitantes comuns um acesso bastante interactivo a conteúdos que, de outra forma, lhe estariam vedados. Em alternativa, o museu podia exibir fotografias, ou até vídeos, dos cadernos mas, essas formas de exibição não provocariam a mesma sensação nos visitantes pois, a sua interacção e sensação de presença, seriam bem menores.

A navegação é simples, não excessivamente regrada e bastante flexível, possibilitando experiências diversas a quem o usa. A interacção com o quiosque é possível através de processos diversos: carregando no avançar - retroceder; carregando nas páginas dos cadernos e/ou nas fotos em miniatura. Ao que parece, os quiosques têm sido um sucesso e têm agradado bastante ao público da exposição.

A exposição parece, assim, querer honrar o espírito de Seurat que era, ele mesmo, um grande adepto da tecnologia. O seu grande desejo era conseguir, com a arte, levar os outros observar a vida de novos ângulos e a criar abordagens inovadoras…

É um excelente exemplo de “computerized art viewing” que nos faz pensar sobre qual o papel e o contributo da tecnologia na fruição da arte...

11 de dezembro de 2007

Nomeações para o melhor blog Português 2007

O MBP07 é uma iniciativa cujo objectivo simples é a eleição dos melhores blogs nacionais. As nomeações decorreram entre 1 de Outubro e 30 de Novembro. Os vencedores serão anunciados a 15 de Dezembro.

Foi com satisfação que verificámos que o blog “O design e a Ergonomia” está entre os nomeados na categoria de design.

(…)”Os blogs mais nomeados na categoria “Design” ficam abaixo listados (por ordem alfabética).

A Barriga de Um Arquitecto
DCB Design
Design-Today
Design Português
Eu Ainda Sou o Director Criativo!
Formas
Hummmmm..I See
Miyabi
O Design e a Ergonomia
ptFOLIO

Boa-sorte a todos.”

Obrigada a todos os que votaram em nós!

Perception and the Physical World

Heyer, Dieter & Mausfeld, R. (2002). Perception and the Physical World: Psychological and Philosophical Issues in Perception. Wiley
ISBN-10:
0471491497

Sugestão de leitura da semana.

(…) Book Description

The focus of this book is on conceptual and philosophical issues of perception including the classic notion of unconscious inferences in perception. The book consists of contributions from a group of internationally renowned researchers who spent a year together as distinguised fellows at the German Centre for Advanced Study.


Each chapter concludes with a lively, informative debate in the form of comments and replies from the contributors of the book.

> Contributors are of prominent international reputation
> Each chapter concludes with comments and replies from the contributors of the book to give informative debate
> The only book available to blend perception and philosophy in this fashion.
(…)”


Resumo dos tópicos abordados:

Part I From Sensory Codes to Perceptual Congnition


# The Origins of the Sensation/Perception Distinction (M. Atherton)

# Cognition as Code-Breaking (H. Barlow)

# Comparative Overview of Perception of Distal and Proximal Visual Atributes (D. Todotović)

# The Physicalistic Trap in Perception Theory (R. Mausfeld)


Part II Unconscious Inference and Bayesian Approaches


# Perception as Unconscious Inference (G. Hatfield)

# Statistical Decision Theory and Biological Vision (L. Maloney)

# Pattern Inference Theory: A Probabilistic Approach to Vision (D. Kersten and P. Schrater)

# Perception and Evolution (B. Bennett et al)

# The Very Idea of Perception as a Process of Unconscious Probabilistic Inference (M. Kaplan)


Part III Aspects of Picture Perception


# Two Paradigms of Picture Perception (R. Schwartz)

# Ecological Optics and the Creative Eye (J. Koenderink et al)


10 de dezembro de 2007

Rapidinhas...

> Concurso de design de moda “Felino Fashion”

O concurso de design de moda Felino Fashion , exclusivo para Portugal, tem por objectivo a criação de novas peças que serão incluídas na colecção 2009 “ BE FELINE”, com a categoria de Acessórios de Moda – Feminino e Masculino.,


O prazo de entrega dos trabalhos termina às 19 horas do dia 31 de Março de 2008


Para mais informações consultar o regulamento.



> don’t lose the music


Apesar do grande sucesso da campanha "Don't Lose the Music", promovida pelo Royal National Institute for Deaf People's (RNID), a indústria tem tardado a reagir e ainda não existem, no mercado, protectores auditivos concebidos para agradar a consumidores jovens (entre 16-30 anos).


Consciente da importância de proteger a audição dos jovens, em ambientes cada vez mais ruidosos e agressivos, o RNID lança o desafio: será que é possível conceber protectores auditivos que sejam tão atraentes quanto eficazes? Afinal, isso já acontece com outros acessórios, como os óculos… Nesse sentido, o objectivo do concurso é criar um conceito, exequível, para protectores auditivos que sejam desejáveis pelos jovens.

O prazo para submissão de trabalhos termina a 29 de Fevereiro de 2008.

Para obter mais informação devem consultar o briefing do concurso (pdf)

> D&AD Student Awards 2008

Não é fácil ganhar um lápis amarelo do D&AD Student Award mas, sem concorrer é impossível!... Este concurso internacional já tem 30 anos de existência e muito prestigio, pelo que, vale a pena o esforço…

O prazo de recepção de trabalhos é entre 14 de Janeiro e 20 de Março de 2008.

mais informações

> European Design Awards 2008

O “European Design Awards” é um concurso anual que premeia os melhores trabalhos de design gráfico, ilustração e multimédia da Europa. O júri é composto por representantes das revistas europeias de design, mais prestigiadas.

O prazo de submissão de trabalhos termina a 15 de Fevereiro de 2008.


> Design a Truck Contest

A Freitag lançou um concurso internacional para a concepção de encerados para camião, gerando uma nova área de intervenção que designaram por “transit-graphics”.

O vencedor será aplicado num dos camiões da Planzer, onde andará durante 5 anos. Findo esse tempo, será cortado em pedaços e dará origem a sacos de edição especial. O valor do primeiro prémio é 2000 euros.

As propostas podem ser submetidas, em pdf, até 31 de Janeiro de 2008.

8 de dezembro de 2007

Design quotes

“The habit of calling a finished product a Design is convenient but wrong. Design is what you do, not what you've done”.

Bruce Archer


6 de dezembro de 2007

Psychology and the Internet

Psychology and the Internet: Intrapersonal, Interpersonal, and Transpersonal Implications. Academic Press; 2 edition.
ISBN-10: 0123694256

A sugestão de leitura desta semana aborda o efeito da Internet sobre a mente humana, quem somos, como somos, como comunicamos, trabalhamos, socializamos, namoramos e muito mais, através da rede...

Interessante... até para distinguir o uso normal do patológico.

(...) Editorial Reviews

Book Description

The previous edition provided the first resource for examining how the Internet affects our definition of who we are and our communication and work patterns. It examined how normal behavior differs from the pathological with respect to Internet use. Coverage includes how the internet is used in our social patterns: work, dating, meeting people of similar interests, how we use it to conduct business, how the Internet is used for learning, children and the Internet, what our internet use says about ourselves, and the philosophical ramifications of internet use on our definitions of reality and consciousness. Since its publication in 1998, a slew of other books on the topic have emerged, many speaking solely to internet addiction, learning on the web, or telehealth. There are few competitors that discuss the breadth of impact the internet has had on intrpersonal, interpersonal, and transpersonal psychology.

Key Features

* Provides the first resource for looking at how the Internet affects our definition of who we are
* Examines the philosophical ramifications of Internet use and our definitions of self, reality, and work
* Explores how the Internet is used to meet new friends and love interests, as well as to conduct business
* Discusses what represents normal behavior with respect to Internet use

From the Back Cover

Eight years have passed since publication of the then groundbreaking first edition of this work. During that time, the internet has become ever more prominent the world over, with 200% growth in usage outside the US, 100% growth in usage within the US, and with the highest penetration in America at 68% of all households. Psychology of the Internet, 2e explores the psychological considerations to using the internet and the internet's effects upon the user. New coverage explores how children use the internet and how this exposure may be shaping their social development. Coverage also includes the effect of child exposure to pornography, predators online, and bullying online. Research on adult disinhibition over the internet is discussed, particularly the tendency for people to more readily self disclose in an online environment. Extensive coverage of socialization on line includes coverage of online dating practices, blogs, and sex online. Internet addiction is covered with respect to definition, precursors, and co-morbidity. Sociological research is also explored as to how people meet and work together online, computer mediated communication, and virtual work teams. Additional chapters explore the burgeoning availability and effectiveness of telehealth/online therapy, the implications of an increasingly virtual society of internet communities, the internet as a global brain, and the possibility that virtual experience may be expanding real consciousness. (...)

4 de dezembro de 2007

Water Shelter



O Water Shelter foi concebido para ajudar as populações carenciadas, das zonas rurais de países em desenvolvimento, sujeitas a catástrofes naturais recorrentes como, por exemplo, inundações.

No site de Robert Nightingale, o autor do Water Shelter, podem ter uma noção, muito interessante, do processo de concepção deste produto. Neste projecto também participaram ONGs, como a ACNUR e outras organizações locais de Moçambique e da Zâmbia.

O Water Shelter é composto por um recipiente central, semelhante a um bidão, que satisfaz 4 necessidades básicas presentes numa situação de deslocação de emergência das populações: abrigo; água potável; produtos diversos e informação.



O abrigo pode ser usado em 3 versões distintas – em trânsito; em transição e reconstrução. A versão em trânsito providencia abrigo de emergência durante a procura de locais mais seguros. A versão de transição permite a acoplagem de materiais locais (como erva e paus) para ampliar a sua dimensão. Na versão mais completa, o abrigo oferece condições razoáveis de habitabilidade e conforto, para períodos de tempo mais alargados. Para além disso, a forma da cobertura (lona) permite a recolha de água da chuva.

Mais um excelente exemplo daquilo que se pode designar por design for life!


Num pequeno vídeo, no YouTube,
é possível ver uma animação do produto a funcionar.



Via:
ecofactory
Nota: obrigada Cátia, pelo link... um abraço


3 de dezembro de 2007

Rapidinhas...


> Câmara Municipal de Évora adere ao Programa INCLUI

Hoje, dia 3 de Dezembro de 2007, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência a Câmara Municipal de Évora será a segunda autarquia a aderir ao Programa INCLUI. A cerimónia decorrerá no Salão Nobre dos Passos do Concelho da Câmara Municipal de Évora pelas 15:30h.

O Programa INCLUI resulta de uma parceria entre o ErgoLab - Laboratório de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa - e o LID - Laboratório de Inovação em Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa - com o intuito de promover a acessibilidade nos edifícios, permitindo a inclusão de todos. E conta já com um protocolo de cooperação assinado com a Câmara Municipal de Palmela que aderiu em 30 de Março de 2007.


> Conhecidos os vencedores do Electrolux Design Lab 2007

Já são conhecidos os vencedores do Electrolux Design Lab deste ano:

1º prémio – e-wash – da autoria de Levente Szabô, Húngaro, estudante da Moholy-Nagy University of Art & Design em Budapest. Consiste numa máquina de lavar roupa que funciona com noz de sabão (um detergente tradicional, 100% natural, biodegradável e amigo do ambiente).

2º prémio – Pebble – da autoria de Laura Pandelle, da École Boulle de Paris. Consiste num aparelho para cozinhar que funciona através da energia solar de última geração. As superfícies do aparelho são revestidas por uma película de spray que, na verdade, são minúsculas células fotovoltaicas.


3º prémio – Go Fresh – da autoria de He Cheng Fei , Chinês, da Jiangnan University. Consiste num frigorífico composto por 12 células, de temperatura controlada individualmente. Cada célula, fechada hermeticamente, pode ser transportada separadamente como uma lancheira térmica.



> 12th Annual Webby Awards


Os “Webby Awards”são um prémio, promovido pela International Academy of Digital Arts and Sciences que, desde 1996, visa distinguir a excelência do design na Internet. Este galardão está aberto à participação de todas as pessoas, ou organizações, que estejam relacionadas com o design, gestão, manutenção e/ou maketing de Websites, Interactive Advertising, Online Film & Vídeo e conteúdos de negócios para suportes móveis de comunicação. São elegíveis trabalhos que tenham sido implementados durante este ano de 2007 (podem ter sido concebidos há mais tempo).


O prazo de submissão de propostas termina a 14 de Dezembro de 2007.




>
Luminale 08 : Call for Projects

A "Luminale 2008", que decorrerá inserida na feira Light+Building, em Frankfurt, Alemanha, entre 6 e 11 de Abril de 2008, está a aceitar a inscrição de projectos para exibição. A Luminale é considerada, por muitos, o maior evento do mundo na área da iluminação.

O período para registo dos projectos termina a 24 de Dezembro de 2007.


> Universal Design Award 08

Foi apresentado pelo International Forum Design GmbH e pela Associação de Design Universal de Hannover, Alemanha, o "Universal Design Award 08". Esta é a primeira edição deste prémio, que visa estimular a procura de soluções que respeitem os critérios do design universal. Os vencedores serão apresentados no evento "design: driving innovation", no ambito do CeBIT 2008, Hannover, Alemanha.

O período de registo termina a 7 de Janeiro de 2008.


> The Art Interview : 11th International Online Artist Competition

A “Art Interview”, que vai a sua 11ª edição, é um concurso internacional de arte (pintura, desenho e escultura), inteiramente online, que ocorre cada 4 meses no ano. Podem participar todos os artistas, de todo o mundo, com idades superiores a 16 anos. O valor total dos prémios ascende a 17.000€. O vencedor receberá 10.000€ e será entrevistado para a Art Interview Online Magazine.

1 de dezembro de 2007

Design quotes

"Graphic design is human communication. It operates in a chaotic world where unpredictable things happen – where the inherent chaos of life operates. In contrast a great deal of graphic design seems to operate apart (and possibly above) this. Perhaps we need to remember that the creative process is not only victim to accidents but also in need of them.”

Stephen Banham & Anna Gerber.