20 de dezembro de 2008

Happening Árvore de Natal Humana que Chora



Quando alguém diz que no Natal costuma fazer ‘algumas loucuras’, essa pessoa quer dizer, por exemplo, que durante esta época come mais doces do que é costume. Mas se for Mark MacGowan a dizer isso, é certo que ele não está a falar de filhós, sonhos e rabanadas. No dia 18 de Dezembro, Mark esteve na Rua Poço dos Negros vestido de pinheiro de Natal. Começou a chorar e prometeu só acabar com as lágrimas 72 horas depois. Porquê? «É uma chamada de atenção para a solidão de que algumas pessoas sofrem especialmente no Natal».

Tive pena de não ver e não saber se o performer cumpriu a promessa, mas mesmo que não tenha conseguido, foi mais um artista que através de uma forma de expressão artística, contribuiu para uma chamada de atenção, uma reflexão social, numa época em que quantos de nós somos atraídos pelo consumismo e esquecemos a solidariedade.

1 comentário:

Atom Ant disse...

Por acaso, quando ia a caminho do "nosso" jantar de Natal, para fugir ao trânsito, acabei por subir essa rua e vi esse senhor vestido de árvore de natal... Achei divertido mas, na altura, como não sabia de quem se tratava, nem de qual o propósito da intervenção, pensei que fosse apenas mais uma animação de rua. Aliás, essa rua (Poço dos Negros) está com imensa vida e actividade cultural...