31 de janeiro de 2008

Uma janela peculiar

Esta é mais uma história, daquelas que recebemos por e-mail e, cuja veracidade é difícil de provar. Contudo, pela piada e pela capacidade criativa, demonstrada pelo dono da casa, achei que merecia ser publicada.

Ao que parece, esta janela peculiar, surgiu de uma disputa entre vizinhos, do Utah, EUA. A mensagem é clara, não há que enganar na compreensão do significado...


É a primeira vez que vejo uma janela-pictograma... eheheheh


Podem ler o artigo completo no snopes.com


Obrigada Inês pelo e-mail... manda sempre ;-)


30 de janeiro de 2008

Weapons of Mass Communication


No site do VADS (Visual Arts Data Service) poderão encontrar, na colecção “Weapons of Mass Communication”, cerca de 7000 posters de guerra pertencentes à colecção do Museu Imperial da Guerra. Este precioso recurso estará disponível, on-line, até ao final de Agosto deste ano.
Vale a pena a visita!...

Poderão visualizar todos os posters ou, optar por procurar algo específico.

Ler mais informações sobre a colecção.

Link para a colecção de posters da Guerra Civil Espanhola
Imperial War Museum: Spanish Civil War Posters Collection


Link para a colecção da arte da Guerra do Século XX.

Imperial War Museum: Concise Art Collection


29 de janeiro de 2008

Connect-A-Desk

No post da semana passada apresentei o LINDO, como uma solução para o uso portátil de pé, em movimento ou noutras posições. Mas, como devem imaginar, essa não é a única solução possível para responder à mesma necessidade. Se continuarmos a pesquisar um pouco mais iremos, com certeza, descobrir outras…

Estamos a fazer aquilo que se designa por pesquisa de produtos similares, neste caso sincrónica, ou seja, de produtos que serão mais ou menos contemporâneos. Se fosse um produto com longa história poderíamos fazer uma análise diacrónica. Esta análise pode terminar com a realização de uma tabela comparativa, feita com o intuito de verificar e comparar as características de todos os exemplares analisados. Porém, o mais importante deste exercício será identificar as necessidades dos utilizadores, que estão na origem destas soluções. Numa etapa seguinte, devemos ser capazes de associar as necessidades identificadas ás funções, necessárias para a sua satisfação. E, num último momento, conceber uma solução que faça dessa associação um sucesso.

À parte destas noções de metodologia do projecto, hoje quero apresentar o Connect-A-Desk, que é um suporte para uso do portátil em situação de andamento.

Segundo os seus fabricantes é um produto “Ergonomically designed for comfort”. Mas eu tenho algumas dúvidas… Este produto consiste numa base, tipo prateleira, com umas alças, que se veste como se fosse uma mochila para usar na frente. Pelo que pude verificar, estas alças são bastante acolchoadas e são ajustáveis à antropometria dos utilizadores de percentis diferentes. A questão que coloca mais dúvidas é a do peso que é exercido na zona dorsal. Podemos observar, nas fotos apresentadas, que alguns dos utilizadores já apresentam uma ligeira curvatura, uma cifose, em resposta ao peso. Nos indivíduos com uma musculatura menos desenvolvida, será expectável que essa curvatura seja mais acentuada. Para contrariar essa curvatura pode ocorrer, em algumas pessoas, um acentuar da lordose lombar, o que também acaba por ser muito desconfortável. Para além disso, ainda resta avaliar o resultado da pressão feita, pela base, na barriga...

Poderão observar melhor o produto, em situação de uso real, neste pequeno vídeo promocional


No meu entender, este produto consiste um verdadeiro desafio de design. Como se resolve esta necessidade garantindo o conforto, o bem-estar e a segurança dos utilizadores?...

Via: Gizmodo

28 de janeiro de 2008

Rapidinhas...



> Glam Design a Dress Competition

Está a decorrer o concurso de design de moda, on-line, GLAM, promovido pelo Glam Media, com o lema: "Be Discovered: Design a Dress." Até ao final do mês de Janeiro de 2008, os designers poderão submeter os seus esboços originais para um vestido. Os vencedores ganharão uma viagem a Nova Iorque para assistir a um desfile, um dia de aprendizagem no Adam Lippes Design Studio e um cheque brinde da Lord & Taylor.



>Design Makeovers contest


Se possuem um mau logótipo, uma má newsletter ou um site a precisar de ser modificado, esta é a oportunidade de o conseguir sem ter de pagar nada. Basta, para isso, que submetam o vosso caso ao Dynamic Graphics Annual Design Makeovers contest, da Dynamic Graphics (DG) e torcer para sejam seleccionados. A equipa de designers da DG encarregar-se-á de fazer o redesign.

O prazo para submissão de propostas termina a 1 de Fevereiro de 2008.




>49th Annual Clio Awards

O 49th Annual Clio Awards está aberto a candidaturas até 8 de Fevereiro de 2008.

As categorias disponíveis são diversas: Billboard; Content & Contact; Design; Innovative Media; Integrated Campaign; Interactive; Poster; Print; Print: Direct Mail; Radio; Television/Cinema/Digital; Hall Of Fame; Campaign; Student.



>Excellence in Design Award


O Excellence in Design Award (EID) é uma excelente maneira de obter reconhecimento no Mercado altamente competitivo do design industrial.

O prazo para submissão de propostas, sem custos, termina a 8 de Fevereiro de 2008.


>Output 2008

O concurso Output 2008 destina-se a trabalhos académicos das diversas áreas do design e da arquitectura. Podem participar todos os alunos actualmente inscritos num curso destas áreas ou que tenham terminado nos últimos 12 meses. Todos os trabalhos seleccionados serão publicados no Output yearbook.

O prazo para submissão de propostas termina a 15 de Fevereiro de 2008.


>Designer Workstation 2008

O concurso “Designer Workstation 2008”, promovido pela The Design Institution, tem por objectivo a concepção do posto de trabalho ideal para os designers no Sec. XXI. De que forma trabalham os designers, que equipamentos e ferramentas usam, quais são as suas necessidades? São algumas das questões envolvidas neste desafio. Certamente que o velhinho estirador já não tem o protagonismo de outrora… Como deverá ser, então, o posto de trabalho do designer de hoje?

A primeira fase de candidatura termina a 29 de Fevereiro de 2008.


26 de janeiro de 2008

Design quotes

“Design, in the end, is about creating better things for people. Along the way, it can generate better profits as well”.

Bruce Nussbaum, Business Week


coreografias...

25 de janeiro de 2008

Enciclopédia da OIT



No site do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais de Espanha podem encontrar a Enciclopedia da OIT (em espanhol). A versão em inglês e francês pode ser lida, gratuitamente, mediante subscrição na base de dados do CIS.
São diversos volumes, cheios de informação útil, em formato PDF, gratuitos e prontos a descarregar.
Há capítulos sobre Ergonomia.

.

24 de janeiro de 2008

Voice: AIGA Journal of Design



O
Voice: AIGA Journal of Design
é uma publicação, on-line, dedicada a discutir as questões do design. Está recheada de entrevistas interessantes, ensaios e criticas pertinentes. O seu formato, semelhante ao de um fórum, encoraja os leitores a participarem activamente, comentando, debatendo e alargando o âmbito dos assuntos de cada artigo. A qualidade está garantida por uma equipa com nomes como Richard Grefé (Publisher), Steven Heller (Editor), Sue Apfelbaum (Managing editor) e a contribuição de David Barringer, Ralph Caplan, Nick Currie, Michael Dooley, Ellen Lupton, Phil Patton, Alice Twemlow, Véronique Vienne.

23 de janeiro de 2008

Parque infantil mesmo… mesmo radical

As fotografias que vos vou mostrar, de seguida, foram tiradas num parque infantil privado, pertencente a um condomínio em Lisboa. A princípio, tudo me pareceu normal nesse espaço e até considerei uma boa ideia terem construído um espaço lúdico para as crianças. Dessa forma, pensava eu, os pais podiam ficar tranquilos enquanto os seus filhos brincavam, supostamente em segurança, dentro da zona vedada do prédio. Isso é verdade, mas apenas em parte. É que, a segurança não diz respeito, unicamente, aos perigos que possam estar no exterior do parque (não confundir "safety" com "security"). Não basta, por isso, colocar vedações para que as crianças estejam em segurança.



Por vezes, os maiores perigos estão mesmo ali, à nossa frente, e nós não os vemos. É o que acontece neste caso. Reparem que aproveitaram um espaço “morto” para construir umas elevações, típicas para uso dos skates. Só que, essas elevações, são ladeadas por um lance de escadas. E, não existe qualquer barreira de protecção/divisão entre ambas.
Já se está mesmo a ver o que pode resultar desta conjugação…



Podemos argumentar que, quem anda de skate é porque gosta de desportos radicais e se sente apto para o fazer. E que, deve fazê-lo com as devidas precauções. Tudo bem, mas, não vos parece um bocadinho excessivo...??? Especialmente se considerarmos que não é uma zona para “skaters” treinados mas, sim, um simples parque de lazer de um prédio de habitação?

A mim parece-me uma zona mesmo, mesmo muito radical.
Eu não me arriscaria a andar de skate, ou patins, por ali... ;-)


O que dirá a legislação Portuguesa sobre isto... e a Câmara Municipal de Lisboa?...


22 de janeiro de 2008

LINDO... ou, nem por isso…

Já todos devem ter ouvido falar dos problemas provocados pelas longas horas que passamos, sentados, ao computador. Refiro-me, especialmente, aos problemas músculo-esqueléticos (muito embora a lista seja muito mais vasta)…

Mas, como podemos resolver esta situação? Perguntam…

Bom, as respostas são várias. Podemos começar por fazer pequenas pausas, caminhar um pouco, fazer alguns exercícios, adquirir uma boa cadeira, verificar se as dimensões do posto de trabalho se ajustam correctamente à nossa antropometria, criar um correcto layout de trabalho, para que tudo esteja no sítio certo, verificar a iluminação, etc… etc…

Certo, mas, mesmo assim, estar sentado continuará a ser um problema, se o fizermos por longos períodos de tempo. Contudo, estar ao computador e não estar sentado, parecem ser situações impossíveis de conjugar, ou, talvez não, segundo a HK Ergonomics que propõe o LINDO, para resolver esta questão. O LINDO é um acessório (dito ergonómico) que se veste à cintura, tipo prateleira e que serve para apoiar o portátil.

Com este equipamento, o vosso portátil é, literalmente, mais móvel. Passarão a poder usá-lo não só andando, mas também de pé, sentado, ajoelhado, de cócoras e reclinado...


Muito embora, à primeira vista, me parecesse uma solução interessante, tenho dúvidas sobre a sua qualidade geral. Acho que, devido ao ângulo de visualização do ecrã, a posição da cabeça não será a mais adequada. Depois, coloca-se a questão do uso do teclado e do rato, que pode ser dificultado pela falta de base de apoio e pelos difíceis ângulos de flexão dos punhos... Para além disso, há ainda a questão do peso que, muito embora seja escoado pela zona lombar, pode ser um factor a considerar.

Mas, como tudo na vida, há sempre o lado positivo da coisa. Este caso não foge à regra. Inclusivamente, eu antevejo um grande sucesso de vendas do LINDO em Portugal. Isto porque, apesar do LINDO não ter sido motivado pela nova lei do tabaco, esta solução é óptima para os fumadores que não se podem ausentar do computador. Já estou a ver... grupos de fumadores, armados com este apetrecho, a fumar nas ruas enquanto continuam a trabalhar nos seus portáteis, ligados à rede wireless...

À parte das questões mais sérias, o mais desconcertante, nesta solução, é aquele ar um tanto fálico...

Via Gizmodo

21 de janeiro de 2008

Rapidinhas…


>
BIO 21: The Biennial of Industrial Design

A BIO é uma exposição bianual muito prestigiada, da Eslovénia, sobre design industrial, comunicação visual e conceitos de design. Na edição da BIO 21 será dado ênfase aos trabalhos, criativos e inovadores, orientados para as temáticas da sustentabilidade, da responsabilidade social e das necessidades especiais de diversos grupos de utilizadores. Todos os projectos, candidatos a participar na BIO, serão avaliados por um comité de especialistas internacionais.

O registo na BIO pode ser feito on-line entre 18 de Fevereiro e 11 de Abril de 2008.


> LIFT 2008

A Conferência LIFT 08, que decorrerá entre 6 e 8 de Fevereiro, em Genebra, Suiça, pretende ser um evento dedicado a explorar o impacto social das novas tecnologias. Serão três dias repletos de workshops, palestras, actividades sociais e debates para se discutir as mais recentes e, mais importantes, tendências ao nível tecnológico.


> Os interiores em Portugal

A Unidcom - Unidade de Investigação em Design e Comunicação, do IADE, em colaboração com a Escola Superior de Design está a organizar um Colóquio de História da Arte e do Design, dedicado ao tema “Os Interiores em Portugal”. O colóquio, com coordenação científica de António Nunes Pereira e Sandra Costa Saldanha, decorrerá no Palácio Pombal (Rua do Alecrim, Lisboa), entre 12 e 13 de Fevereiro de 2008.



> Design Walk

Sob o nome Design Walk 2008, os estúdios de design de Psyrri convidam os designers, de todo o mundo, a juntarem-se a eles na escolha de um tema para organização de uma futura exposição. Através desta iniciativa pretendem desenvolver a colaboração na área da comunicação visual, combinando o design gráfico com os processos audiovisuais. São exploradas as relações do design com diversas formas de expressão artística procurando, acima de tudo, reduzir o fosso entre emissor e receptor. O espaço criativo da equipa de Psyrri, reabrirá as portas ao público entre 1 e 3 de Fevereiro de 2008, transformando-se num verdadeiro parque recreativo, no centro de Atenas, Grécia.


> 365: AIGA Annual Design Competitions 29

Os concursos de design da AIGA - "365: AIGA Annual Design Competitions", são muito conceituados em todo o mundo. Neste momento, todos os trabalhos, efectuados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2007, poderão ser submetidos a concurso. Os trabalhos académicos estão excluídos. São 9 as categorias possíveis: 1) Brand and identity systems design; 2) Corporate communications design; 3) Editorial design and illustration; 4) Entertainment and experimental design; 5) Experience design; 6) Information design; 7) Package design; 8) Promotional design and advertising; 9) Typographic design.

O prazo de candidatura termina a 7 de Março de 2008.


19 de janeiro de 2008

Design quotes

“The most important skill for almost everyone in the next decade and beyond will be the ability to create valuable, compelling and empowering information and experiences for others.”

Nathan Shedroff.

18 de janeiro de 2008

RedesignMe


O link desta semana é para o site “RedesignMe – your reaction to bad design” que, tem como objectivo principal melhorar os produtos que nos rodeiam. Esta iniciativa pretende alcançar esse objectivo através de uma estratégia de análise e de concepção colectiva pedindo, aos utilizadores, que apresentem as suas queixas e façam sugestões para as eliminar dos produtos. As propostas mais interessantes são recolhidas e, posteriormente, comunicadas aos fabricantes e designers dos maus produtos. Este processo será mediado pelo RedesignMe de forma que os autores, das sugestões que venham a ser acolhidas, sejam reconhecidos.

Eis um exemplo prático e curioso da filosofia de “user centred design”, aplicada de uma forma pouco convencional… No mínimo, podemos apreender, dos conteúdos exibidos, quais são as dificuldades encontradas pelos utilizadores e quais são os seus quadros mentais.

Estou curiosa para acompanhar o desenvolvimento de algumas ideias…

17 de janeiro de 2008

Divulgação cultural on-line



Para os residentes em Lisboa que queiram estar sempre informados de que forma a cidade "mexe" em termos culturais, aqui vai uma dica: consultem o site http://www.lecool.com/.

Como referem os autores, a le cool magazine é uma revista semanal gratuita, que apresenta uma selecção de exposições, concertos, d.j. sets, exibições de filmes antigos, peças de teatro e uma série de outros eventos culturais e de entretenimento. A le cool é também um guia de lojas, restaurantes, bares e outros locais de ócio, sem serem necessariamente trendy, apenas com qualidade e que valham realmente a pena.Editado por: le cool magazine. Design de: Vasava Artworks.Programação de: yestoall e Klokie.

Ao inscreverem-se no site, receberão periodicamente toda a informação. Depois, é só sair, fugir à rotina e aproveitar as sugestões e o que a vida tem de bom: conviver, alimentar o espirito e o corpo e VIVER.

Me Too by Nurus

O design de um assento de trabalho não é tarefa fácil pois, existem muitos requisitos a satisfazer e muitas variáveis em jogo, que é preciso conjugar. Como é óbvio, para quem está envolvido num projecto destes, a análise de boas práticas facilita imenso o processo. Por vezes, os alunos de design de produto procuram-me, para que lhe recomende alguns casos de referência. Nesse sentido, recomendo-vos a observação atenta desta cadeira, a “Me Too”, da Nurus que, segundo a opinião do júri do IF Design Awards, na categoria de "Office/Business", a cadeira, é uma excelente solução tendo, por isso, ganho este galardão.

A equipa de designers da Nurus pensou esta cadeira tendo por base a ideia de que "a well designed office chair is the health insurance for the employee". Esta preocupação com os objectivos da ergonomia, o conforto, o bem-estar, a segurança e a eficácia, foi um factor determinante na avaliação da cadeira. Isso, associado ao cuidado colocado nos detalhes técnicos e estéticos.

A cadeira Me Too possui um mecanismo de sincronização que permite, ao encosto, 4º de inclinação para a frente e 27º para trás, com 3 diferentes posições fixas. O encosto para a cabeça e o apoio lombar são ajustáveis em altura. Os apoios dos braços também são ajustáveis em altura e são basculantes. O forro do encosto é uma rede, da Krall & Roth, e o forro do assento pode ser em tecido ou em pele. Todas as cadeiras vêm equipadas com rodízios, preparados para diferentes tipos de pavimentos (duros ou macios).

Promete…

16 de janeiro de 2008

MacBook Air






A Apple acabou de revelar ao mundo o mais recente membro da sua família de portáteis, o MacBook Air. Apresentado como o portátil mais fino do mundo mede, no seu ponto mais fino (0,16-inches) 0.406 cm e na parte mais espessa (0.76-inches) 1.93cm, pesando apenas 1,4kg... é um espanto!!!...

Para além das suas dimensões, esta máquina, possui outras características que a tornam verdadeiramente atraente como, por exemplo, estar quase totalmente livre de cabos. O processador é de 1.6GHz Core 2 Duo que pode ser actualizado até 1.8 Ghz. Não possui drive óptica mas, antes, um disco rígido de 80GB 4200 RPM, ou, opcionalmente, uma drive de 64GB SSD. A autonomia da sua bateria está prevista para, pelo menos, 5 horas em pleno funcionamento.

O novo MacBook Air está disponível dentro de 2 semanas pelo preço de 1699€ na versão base, e de 2878€ na versão de 1,8GHz e drive SSD.

Por tudo isto vale a pena assistir ao vídeo promocional, para apreciar a qualidade do design do produto e, também, a qualidade do design de comunicação!...

Links:
MacBook Air Guided tour
MacBook Air#ad

15 de janeiro de 2008

ThRAD


O ‘Radical’ Designist Journal of Design Culture (ThRAD) é uma publicação on-line, com um sistema dupla revisão cega, dedicado à publicação de textos sobre design e cultura material em geral.

O ThRAD está afiliado à área de pesquisa da Teoria e História da Cultura Material da Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE.


14 de janeiro de 2008

Rapidinhas...


> “Projectar em Mármore para o habitat”.

A CEVALOR (Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais) está a promover, em parceria com o CPD, um concurso de Design da Pedra Natural destinado aos alunos de design industrial. O concurso, no âmbito da Promoção da Arte e Design na Zona dos Mármores, visa sensibilizar os futuros designers para a utilização dos recursos naturais, para as técnicas e tecnologias do sector.


Regulamento (PDF)

Para mais informações devem contactar o
CPD
e-mail:
paula.gris@cpd.pt



> Greener Gadgets Design Competition.

O Concurso de design “Greener Gadgets", em parceria com o Core77, procura “greener electronics” que, através de um design inovador, respondam a questões da energia, pegada ecológica, saúde e toxicidade, novos materiais, ciclo de vida do produto e desenvolvimento social.

O prazo de candidatura termina a 27 de Janeiro de 2008.



> Pós-graduação em Design Contemporâneo

O Sotheby’s Institute of Art, de Londres irá organizar um curso de Mestrado em Design Contemporâneo (Contemporary Design Master’s Degree Postgraduate Diploma), no ano lectivo 2008/9.

Para mais informações devem contactar o Sotheby’s Institute of Art.
e-mail: j.tobin@sothebysinstitute.com



> New Views 2 : Conversations and Dialogues in Graphic Design

O seminário “New Views 2 irá debater o amplo universo de questões que preocupam os profissionais e os educadores, que trabalham em design gráfico e, em simultâneo, os novos desafios que se colocam a esta área do design.

O prazo para submissão de resumos de artigos é 1 de Fevereiro de 2008. A submissão de posters termina a 1 de Março de 2008.



> ZGRAF 10

A ZGRAF é uma exposição trienal, de design gráfico e comunicação visual, organizada pela ULUPUH - Croatian Association of Artists of Applied Arts, em Zagrebe, Croácia, desde 1975.
Poderão submeter trabalhos, para a 10ª edição, em 2 secções: 1) traditional Review of graphic design production, 2) special Theme section: Local/Global

Os trabalhos a submeter devem ter sido produzidos entre 1 de Janeiro de 2004 e 15 de Fevereiro de 2008.


12 de janeiro de 2008

Design quotes

“Design is a form of competitive advantage. People tend to think of design as good art, good visual language, which it absolutely has to be. But it’s also about the ability to do systems thinking”.
James P. Hackett, President and CEO, Steelcase



11 de janeiro de 2008

Link da semana...



David Report covers the intersection of design, culture and business life with a creative and humanistic approach”.

10 de janeiro de 2008

segdDESIGN



A “segdDESIGN” é uma publicação, quadrimestral, da Society for Environmental Graphic Design (SEGD). O se âmbito é o design de comunicação aplicado ao ambiente construído, ou seja, aquilo que muitos designam por “Environmental graphic design”. Nesta área, multidisciplinar e de confluência de diversas áreas do design (comunicação, ambientes, produto, etc…) incluem-se projectos de sinalética, sistemas de “wayfinding”, design de exposições e ambientes construídos para marcas específicas. A “segdDESIGN” apresenta-se como uma fonte de informação, muito rica, cheia de referências visuais, entrevistas com especialistas, novas descobertas e tecnologias emergentes, materiais e recursos diversos.


Ver brochura aqui (PDF)

9 de janeiro de 2008

Size China


Os chineses, com o projecto designado Size China, estão a criar a primeira base digital de dados antropométricos da cabeça e face. Estes dados são importantíssimos para a concepção de diversos produtos, tais como óculos, capacetes, máscaras, equipamentos médicos, entre outros. Até agora, os designers chineses baseavam-se em dados ocidentais o que, na maioria dos casos, devido ás diferenças entre populações, dava origem a desajustes graves.


Para efectuar a recolha dos dados, os investigadores estão a usar as mais recentes tecnologias de opto-electrónica digital para efectuar um “scanning” a 3D. Os dados recolhidos, na forma de uma nuvem de pontos, serão tratados numa aplicação de CAD para obtenção de modelos a três dimensões. Os participantes, homens e mulheres, são provenientes de 6 regiões distintas da China.


Todo o processo obedece a um protocolo rígido subdividido em 8 grandes momentos:


1- Introdução: os participantes recebem esclarecimentos sobre o projecto, sua importância e sobre as metodologias usadas. São, também, dadas instruções, através de um vídeo, para garantir boa qualidade na recolha dos dados.


2- Questionário: os participantes respondem a um questionário demográfico para se obter dados específicos como: idade, género, local de origem da família, local onde cresceu, etc. Estes dados são inseridos numa base de dados para posterior tratamento.


3- Fotografias: os participantes são fotografados e as suas fotos anexadas ao questionário.


4- Medições: são registados a altura e o peso dos participantes. As diversas medidas da cabeça, obtidas manualmente, são registadas para comparação posterior com os dados obtidos digitalmente.


5- Marcação: são identificados 14 pontos anatómicos importantes da cabeça, para ajudar a confirmar a posição durante a recolha de dados com o scanner. Nesses pontos são aplicados pequenos pontos adesivos coloridos.


6- Cabelo – para eliminar o volume do cabelo é vestido uma touca de nylon.



7- Recolha de dados – obtenção dos dados antropométricos e seu arquivamento (cerca de 17 segundo).


8- Formulários e verificação – o último momento implica a recolha do questionário e a verificação, para validação dos dados obtidos pelo scanner.



“(…) With nearly $4.5 million funding support from DesignSmart Initiative of the Government's Innovation and Technology Commission, The Hong Kong Polytechnic University (PolyU)'s School of Design (SD) is collecting 3D head and face measurements of ethnic Chinese to establish a database for industrial designers.

Heading this "SizeChina.com" project is Mr Roger Ball, Assistant Professor of SD. His team will make use of a 360 degree rotary non-contact head and face scanner to collect anthropometric data in six different provinces and regions of the Chinese mainland, in collaboration with local universities and enterprises.(…)”


8 de janeiro de 2008

A cor de 2008

De que cor será 2008?...
Já escolheram a cor para este ano?

A Pantone já escolheu!...


A
cor de 2008 será… o Blue Íris (PANTONE 18-3943).

Segundo a Pantone, esta cor foi escolhida porque combina os aspectos calmantes e estáveis do azul com as qualidades místicas e espirituais da púrpura. Ou seja, supostamente, o Blue Íris satisfaz a necessidade de confiança, num mundo cada vez mais complexo, ao mesmo tempo que adiciona uma pitada de mistério e de excitação ;-)



J
á agora, só por curiosidade, a cor do ano passado, 2007, era o PANTONE 19-1557 Chili Pepper… que me gradava muito mais… ;-)