30 de abril de 2008

Stefan Sagmeister: Yes, design can make you happy




Stefan Sagmeister
Yes, design can make you happy

Link:http://www.ted.com/talks/view/id/50

O designer gráfico Stefan Sagmeister fala-nos sobre algumas coisas e autores, de alguma forma relacionadas com o design, que o fizeram feliz. Alguns dos exemplos são delirantes, magníficos... adorei!!!

De que forma o design vos faz feliz?
Que soluções, criativos, artistas, obras de arte, conceitos... vos agradam?

Gostei da ideia deste exercício: fazer uma apresentação com exemplos, do mundo do design/arte, que me fazem/fizeram sentir feliz...
Já pensaram fazer isso?

29 de abril de 2008

Cybex iGo




O transporte dos bebés ao colo, devido à fragilidade da sua coluna vertebral, requer alguns cuidados especiais. Diversos pediatras afirmam que a melhor forma, para este transporte ser efectuado, é com o bebé posicionado na horizontal. O cybex_igo foi pensado partindo deste pressuposto. Segundo os seus criadores, este equipamento permite o transporte do bebé, na horizontal, com bastante apoio durante os primeiros 4 meses de vida. Mais tarde, o suporte permite o transporte da criança sentada. É um arnês com um design agradável, de linhas simples e depuradas para encaixar nas preferências dos consumidores mais jovens.

Tenho algumas dúvidas sobre a qualidade térmica do equipamento. É certo que não possuo dados suficientes para avaliar este aspecto mas, parece-me um equipamento demasiado fechado e espesso. Será que o bebé não ficará desconfortável? Especialmente em climas e/ou épocas quentes? Como é óbvio, este facto depende bastante dos materiais envolvidos que serão, naturalmente, uma parte crucial na qualidade deste equipamento.

Este é um exemplo interessante da complexidade de um projecto. Muitas vezes explico, aos meus alunos, a importância de se fazer a análise/caracterização da interacção que ocorrerá entre utilizador e produto. Uma das razões, entre muitas, para se fazer essa análise é a necessidade de descobrir a existência de conflitos de interesses, com este que abordei atrás (protecção vs conforto térmico). Muitos outros poderão surgir. Para que o designer os encontre e resolva, nada melhor que realizar a tal análise /caracterização da interacção.


28 de abril de 2008

Rapidinhas...


> PopVox Awards 2008
Estão abertas as submissões de trabalhos ao PopVox Peoples Choice Awards. Este concurso destina-se a promover os talentos na área do “digital media”. Podem submeter trabalhos (imagem, áudio e vídeo) realizados entre Janeiro de 2007 e 30 de Abril de 2008. As submissões terminam a 30 de Abril de 2008.
Mais informação em www.popvoxawards.com


> MEX Design competition
O objectivo deste concurso é estimular a concepção de novos produtos, serviços, conceitos ou plataformas para aquilo que foi designado por “mobile experience”, ou seja, tudo o que diga respeito ás novas formas de comunicação móvel. O prazo de submissão termina a 2 de Maio de 2008.
Mais informação em www.mobileuserexperience.com


> Rhiz.eu homepage background
O Rhiz.eu está a desafiar todas as pessoas, registadas no seu site, a conceber um Bacground para o site em troca de um prémio de 300€.
O prazo termina a 15 de Maio de 2008.
Mais informação em Rhiz.eu competitions terms & conditions.


> Joseph Binder Award 2008
Estão abertas as submissões de trabalhos ao concurso internacional “Joseph Binder Award 2008: Graphic Design & Illustration”, promovido pelo Design Austria. O focu deste ano é o design gráfico e a ilustração. As submissões terminam a 16 de Maio de 2008.
Mais informação em http://designaustria.at/



>Ten Images for Ithaca 2008
A ilha grega de Ithaca convida todos os interessados a participar na 7ª. Edição do concurso de posters. O tema deste ano é “Dream”. As submissões terminam a 31 de Maio de 2008.
Mais informação em www.tenimages.org


> red dot award
Esta aberta mais uma edição do “red dot award” na área do design de comunicação. As submissões terminam a 13 de Junho de 2008.
Mais informação em www.red-dot.de

27 de abril de 2008

World Graphics Day

Comemora-se hoje, dia 27 de Abril, o Dia Mundial do Design Gráfico.
Este evento celebra, em simultâneo, os 45 anos da IcogradaInternational Council of Graphic Design Associations.

Aqui ficam alguns posters concebidos para celebrar este dia especial…


Sem Palavras

26 de abril de 2008

Design Quotes

"Most people think of eco-compatibility in terms of recycling. But even with recycling, the earth's resources aren't nearly sufficient to allow the bulk of the planet’s population to consume at the levels we do in the developed world. If we are ever to allow the entire population to reach our standard of living, we have to learn to make do with less."
Gabriele Centazzo
.

24 de abril de 2008

Spoo




Todos aqueles que já passaram pela experiência de dar de comer a um bebé sabem como é tarefa difícil. Uma das maiores dificuldades prende-se com a desadequação das colheres tradicionais para esta tarefa. Na verdade, os talheres foram pensados para ser usados pelo próprio e não para dar a comida na boca de outros o que obriga, os adultos, a realizar estranhos e difíceis movimentos com o pulso. Para resolver este desajuste, Paul Sandip, concebeu a Spoo, uma colher com um cabo retorcido, especialmente pensada para este propósito. Uma das vantagens do cabo retorcido é que se adapta bastante bem a destros e a canhotos.

Certamente que bastou um pouquinho de Ergonomia, no processo de concepção, para encontrar uma solução muito adequada...



23 de abril de 2008

Ross Lovegrove: The power and beauty of organic design



Ross Lovegrove: The power and beauty of organic design

LinK. http://www.ted.com/index.php/talks/view/id/27


Nesta palestra, o famoso designer industrial Ross Lovegrove, conhecido como "Captain Organic," fala-nos da forma como a natureza o inspira no seu design “fat-free”, orgânico e saudável. Podemos, também, espreitar o seu estúdio onde abundam esqueletos, desenhos, fotografias e maquetes dos seus trabalhos. Uma viagem verdadeiramente inspiradora.


22 de abril de 2008

Dia da terra



Hoje, 22 de Abril, celebra-se o Dia da Terra.

A maioria de nós considera muito importante ajudar a salvar o planeta mas, pensamos que essa responsabilidade pertence aos políticos ou ás associações de ambientalistas. Isso não totalmente verdade. Nem todas as soluções, para ajudar a salvar a nossa casa comum, são soluções globais, dispendiosas e impraticáveis para o cidadão comum. Algumas pequenas coisas, que estão ao nosso alcance, podem fazer a diferença.
O Ecobutton é o exemplo perfeito disso. Este “botão”, que se liga via USB ao computador, vem com um software incluído e serve para suspender o computador (ecomode) sempre que fazemos uma pequena pausa. No estado “ecomode” o computador comporta-se tal como se estivesse desligado mas, bastará carregar numa tecla para que regresse, de imediato, ao estado activo. Para além desta vantagem, o software dá-nos uma estatística de quanto carbono, energia e Euros se pouparam com o uso deste dispositivo.

Eu vou comprar um para mim!


21 de abril de 2008

Rapidinhas...


> OFCDesk IDC Design Competition: Real-time Office Spaces

O concurso “Real-time Office Spaces: Designing the NeoCon experience”
destina-se à concepção de um espaço de trabalho usando o software de CAD “OFCDesk's Interior Design” conjuntamente com produtos da Steelcase.
O prazo de submissão termina já a 25 de Abril de 2008.


> 2008 Signity Watch Design Competition
O concurso
“Signity Watch Design” destina-se à concepção de relógios de pulso com pedras preciosas incorporadas. O prazo de submissão termina a 30 de Abril de 2008.




> Webby in Motion: Call for Entries
Está a decorrer o periodo de submissão de trabalhos ao concurso
"Webby In Motion" dos “Webby Awards”. Este concurso é considerado como os Óscares da Internet. O prazo de submissão termina a 9 de Maio de 2008.




>Designing Politics - the Politics of Design
A Fundação HfG Ulm está a promover o concurso de design
"Designing Politics - the Politics of Design" Podem ser submetidos trabalhos relacionados com a responsabilidade social e politica do design. O prazo de submissão termina a 10 de Maio de 2008.



>49th annual Communication Arts Design Competition
O
“Communication Arts Design Competition”, que já vai a sua 49ª edição, é considerado o concurso mais prestigiado, do mundo, de design de comunicação. Podem ser submetidos trabalhos impressos ou divulgados entre 3 de Junho de 2007 e 1 de Junho de 2008.O prazo de submissão termina a 2 de Junho de 2008



> MATERIALICA Design & Technology Award 2008
O concurso
“Materialica” destina-se a demonstrar a importância dos materiais no design industrial e da inovação realizada neste âmbito. O prazo de submissão termina a 30 de Junho de 2008.


19 de abril de 2008

Design Quotes

"Good design, at least part of the time, includes the criterion of being direct in relation to the problem at hand—not obscure, trendy, or stylish. A new language, visual or verbal, must be couched in a language that is already understood".
Ivan Chermayeff


18 de abril de 2008

VizThink


VizThink é uma organização dedicada à promoção do pensamento visual e à comunidade de pensadores visuais.

O que se entende por pensamento visual?

Segundo os autores do VizThink, o pensamento visual consiste no uso da imagem para comunicação e aprendizagem. Neste conteúdo estão inseridas diversas formas de visualização, ou ilustração, como o esboço, a pintura, a escultura, o design, a ilustração, a fotografia e o videografismo, entre outros. O pensamento visual pode ser usado em diversas actividades desde a geração de brainstormings, à concepção, ao contar de uma história, à organização e planeamento, à comunicação, entre muitas outras.

A comunidade VizThink promove conferências anuais, encontros regionais, seminários, uma rede de contactos, ferramentas colaborativas, blogs e foruns de discussão, uma enciclopédia, etc.

Link: http://www.vizthink.com/

17 de abril de 2008

O fim anunciado da colher de chá!?

A colher de chá é uma ferramenta muito necessária para quem, por exemplo, gosta de juntar açúcar à sua bebida. Contudo, o seu uso, especialmente fora do âmbito doméstico, pode levantar alguns inconvenientes se, por exemplo, não houver um lugar próximo e adequado para lavar, guardar e manter a colher em boas condições de higiene. Considerando a alternativa das colheres descartáveis, temos o problema do desperdício de materiais e recursos. Outro aspecto a considerar, no uso da colher, são as dificuldades sentidas por todos aqueles que sofrem de doenças que afectam as articulações ou que possuem mobilidade reduzida. Isto porque o uso da colher requer movimentos complexos e a capacidade de fazer pinça com os dedos.

Perante isto, é legítimo colocar a hipótese de substituir a velha colher de chá. Foi, exactamente, o que fizeram os designers Florian Dussopt, Jérémie Reneau & Julie Girard, com a sua proposta - “Ceramix For Mix”.

A ideia é simples: em vez da chávena de chá convencional temos um copo de vidro com uma forma especial e, em vez da colher de chá, temos uma esfera de cerâmica incluída no copo. Aquilo que o utilizador tem que fazer é usar a força centrífuga para mexer o chá e desfazer o açúcar.

É uma solução do tipo 2 em 1.

Mas, será que as vantagens oferecidas, por este produto, compensam eventuais desvantagens? Por exemplo... Fico sem colher para comer um iogurte, ou outro qualquer alimento que não se possa comer à mão ou beber. Será que a esfera é capaz de dissolver, de forma eficaz, substâncias com uma consistência diferente como, por exemplo, o mel? Será que a sua limpeza é fácil? Será que todos aqueles movimentos de braços, se excessivos, não vão dar origem a derramar o liquido?...

Até que ponto valerá a pena mudar o paradigma?


16 de abril de 2008

Hans Rosling: New insights on poverty and life around the world



Hans Rosling: New insights on poverty and life around the world

Link: http://www.ted.com/talks/view/id/140

Esta palestra é das melhores que já vi. Não só pelo conteúdo interessantíssimo mas, especialmente, pela forma cativante e emotiva como a informação, densa e complexa, é apresentada. Hans Rosling, professor e investigador no Karolinska Institute, da Suécia, concebeu um software (Trendalyzer), entretanto adquirido pelo gigante Google, que permite tratar dados estatísticos complexos de uma forma muito inteligível e usável. Nesta apresentação, desse software, podemos observar a evolução do desenvolvimento económico e social do mundo quase como se estivéssemos a assistir a um relato de um jogo de futebol.

É uma verdadeira aula de design de informação, como poucas que tive oportunidade de assistir…

15 de abril de 2008

Bedu um kit de emergência





Depois de catástrofes impressionantes como o Tsunami de 2004, na Ásia, ou o furacão Katrina, nos EUA, entre outros, muitos designers têm trabalhado na concepção de produtos, ou sistemas de emergência para melhorar a qualidade de vida das populações afectadas. O Bedu, concebido por Toby McInnes, é um conceito para um kit de emergência, que cabe dentro de um vulgar barril e que tem por objectivo dar uma resposta rápida à maioria das necessidades inerentes à vida humana.
Produtos semelhantes, ou com finalidades similares, já foram, anteriormente, referidos neste blog como, por exemplo, o United Bottle e o Water-shelter.

Via: Gizmodo.com


14 de abril de 2008

Rapidinhas...


> Hotel Milano

O concurso “Hotel Milano”, promovido pelo departamento de arquitectura da Domus Academy, inserido no âmbito de um dos seus cursos de mestrado, tem por tema de trabalho encontrar a resposta para as necessidades da cidade de Milão como centro mundial de eventos. O prémio é um desconto de 50% no valor do custo do curso de mestrado de “Urban Management and Architectural Design” na Domus Academy. O prazo termina a 15 de Maio de 2008.

Mais informação mumad_competition (pdf).


> Photography Book Now
O Salão e Simpósio Internacionais “Photography Book Now” estão a aceitar submissões para o seu concurso de livros fotografia. Estão a concurso duas categorias: geral e temático. O prazo de submissão termina a 14 de Julho de 2008.


> KOKUYO Design Award 2008
O Kokuyo Design Award 2008 destina-se ao desenvolvimento de produtos “user-oriented” (orientados para o utilizador). O tema deste ano é o carbono. As submissões decorrem até 30 de Junho de 2008.



> Interieur 08
O concurso bianual Interieur 08, promovido pela Interieur Foundation, anteriormente designado por “Design for Europe”, está a aceitar submissões. O concurso destina-se ao desenvolvimento de produtos, sujeitos aos temas do concurso: Working, Playing, Living. Datas importantes: Registo até 15 Julho 08; Recepção dos protótipos decorre de 16 a 23 de Agosto 08; Divulgação dos resultados a 17 de Outubro 08. Interieur 08 - Regulamento (Inglês)



> BraunPrize 2009
Estão abertas as candidaturas à 17ª edição do conceituado concurso internacional de design de produto - BraunPrize 2009, destinado aos jovens estudantes de design e recém licenciados. O objectivo deste prémio é a promoção de ideias inovadoras de produtos de consumo para a vida quotidiana. O lema é "Envision conscious design!". As submissões decorrem até 31 de Janeiro de 2009.


12 de abril de 2008

Design Quotes

Great design isn't just what looks cool, it's a calculated and balanced blend of form and function that serves a specific purpose. Although, it's really satisfying when the end result looks cool.
William Justice, Web Designer


11 de abril de 2008

Multi – The Journal of Diversity & Plurality in Design



O Multi apresenta-se como a primeira publicação multidisciplinar dedicada ao design e a todas as disciplinas relacionadas. O seu objectivo é constituir-se como um local de encontro, partilha e discussão de aspectos relativos ao design, que seja útil a toda a comunidade. Um local onde profissionais, professores e investigadores possam aumentar os seus conhecimentos. Acima de tudo, o Multi deseja alimentar um ambiente intelectual inclusivo que estimule a apoie um discurso ancorado na multiplicidade no design. O Multi está empenhado em incluir tantas perspectivas quantas as possíveis mantendo, em simultâneo, critérios editoriais rigorosos.

Poderão ler, on-line, o Vol 1, No 1 (2007) Fall/Winter.

10 de abril de 2008

Psychology of the Image

Forrester, Michael A. (2002). Psychology of the Image. Routledge. ISBN:0415165156

"Psychology of the Image" outlines a theoretical framework bringing together the semiotic concepts developed by Charles Peirce, the sociological insights of Ervin Goffman and the psychoanalytic ideas of Jacques Lacan. Image studies in fashion, advertising, photography, film studies and psychology have been influenced by these theorists in significant ways. The framework presented helps the reader understand how these ideas relate to the study of different domains of the image: the internal imagery of dreams, external images such as the photograph and image processes which span both contexts, e.g., images we have about ourselves".

Ver este livro no Google Books

8 de abril de 2008

Siafu – computador para invisuais e amblíopes

As pessoas com deficiência visual enfrentam, na maior parte das vezes, grandes dificuldades na interacção com as ditas novas tecnologias. Nem sempre os computadores, os softwares, ou as páginas da Web são concebidos tomando em consideração as dificuldades deste tipo de utilizadores. Felizmente, as mentalidades vão mudando e, cada vez mais, se verifica um esforço, por parte dos designers e de todos os envolvidos neste tipo de projectos, para encontrar soluções inclusivas. O exemplo de hoje, o Siafu, concebido pelo designer Jonathan Lucas, é um PC concebido para possibilitar, às pessoas com severas limitações de visão, uma melhor usabilidade na interacção com os computadores.


Este equipamento consiste num “ecrã/teclado” que permanece na horizontal e permite uma interacção táctil com os conteúdos exibidos. A sua superfície recorre a um material inovador designado por “magneclay” que é um líquido, do tipo de um óleo sintético, magnetizado. Este material possui a capacidade de se moldar, na vertical, assumindo qualquer forma, através de um campo electromagnético controlado. Desta forma é possível, não só, exibir uma escrita em Braille, mas também, moldar imagens a 3D.







Para além desta tela “mágica”, o Siafu também possui um microfone incorporado que pode ser usado, graças ao software de reconhecimento de voz, como uma forma alternativa de interacção com a máquina.



Outra possibilidade, muito interessante, é a de "moldar" as ondas sonoras da música...


Espantoso!...


Obs: não entendi a razão de baptizar esta solução com o nome de uma formiga Africana???...


Link: http://www.nextgendesigncomp.com/entrydetail.aspx?id=891


7 de abril de 2008

Rapidinhas...


> Liberdade de Movimentos

A Roche está a promover, no âmbito do Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide (5 de Abril), o concurso de design “Liberdade de Movimentos”. Este concurso tem o objectivo de incentivar a concepção de objectos que facilitem a vida a todos os que sofrem dessa doença. As inscrições estão abertas até ao dia 31 de Julho de 2008 no site: www.liberdadedemovimentos.com.




>Crystal vision

A designboom e a Swarovski estão a promover o concurso internacional de design “Crystal vision”, destinado a explorar as propriedades do cristal e as suas aplicações futuras. O objectivo do concurso é o desenvolvimento de novos produtos e ideias para a “concept-store” da Swarovski. O registo de participação, gratuito, decorre até 31 de Maio de 2008.

Poderão obter uma ideia dos produtos da marca no site swarovski.com e dar uma espreitadela na concept store aqui.




> Design Against Fur

O concurso internacional “Design Against Fur” destina-se à concepção de um poster original que desincentive o uso de peles de animais. O prazo de inscrição, para a Europa, termina a 11 de Abril de 2008 e a submissão encerra a 25 de Abril de 2008. http://www.infurmation.com/daf/2008/daf08.html



> Skopje 2008

A primeira edição do concurso de design Skopje, para estudantes, tem por lema "Tolerance, a Global Challenge". Este concurso procura contribuir para a melhoria da sociedade actual, dando atenção aos jovens entre os 18 e os 28 anos. O objectivo é a concepção de um poster, que expresse os pensamentos e atitudes, dos jovens, através da ideia da tolerância como uma hipótese global. A submissão de ideia decorre até ao dia 15 de Maio de 2008. http://www.skopjeposter.com/


> Emporio Armani Advertising Contest

A Emporio Armani está a desafiar os designers e os realizadores de cinema a criar anúncios, impressos ou vídeo, para a sua gama de perfumes “Get Together”. A submissão decorre até dia 15 de Maio de 2008. http://www.emporioarmaniparfums.com/contest/




> Creativity Annual Awards

Todos os que trabalham na área do design e da publicidade, alunos ou profissionais, poderão submeter os seus trabalhos originais ao prémio anual “Creativity”. As entradas on-line estarão a funcionar a 1 de Junho de 2008 e as submissões decorrerão até 15 de Julho de 2008. http://www.creativityawards.com/