4 de março de 2009

Sabiam que... # lágrimas aumentam a tristeza percepcionada

Um estudo recente, conduzido por cientistas da universidade de Maryland-Baltimore, sugere que num rosto triste sem lágrimas a percepção da tristeza é menor. Para chegar a tal conclusão os investigadores manipularam, em photoshop, fotografias de pessoas que choravam, removendo-lhes as lágrimas. O resultado foi que, sem lágrimas, as expressões foram avaliadas como transmitindo sensações ambíguas ou neutras.


Figura 1 - Rosto manipulado. Imagem da esquerda original, com lágrimas. Imagem da direita, manipulada em Photoshop, sem lágrimas.

O estudo envolveu a avaliação de 200 fotografias exibindo, de forma aleatória, 100 expressões faciais. A classificação foi feita por 80 participantes, que usaram uma escala do tipo Likert de 7 pontos, de "not sad at all" a "extremely sad".

Muitas expressões humanas são formas de comunicação não verbal universais, onde as lágrimas parecem ter um grande impacto. Estas descobertas são muito úteis para quem, como os designers, tem que transmitir estados de alma, sentimentos e emoções...

Ler artigo (PDF).
Provine,Robert R.; Krosnowski, Kurt A. & Brocato, Nicole W. (2009). Tearing: Breakthrough in Human Emotional Signaling. Evolutionary Psychology, 7(1): 52-56

1 comentário:

Iara De Dupont disse...

Achei o post muito legal! Se puder me visite, http://sindromemm.blogspot.com