30 de junho de 2009

Never use white type on a black background


# Sugestão de leitura da semana:

Gaalen, Anneloes van (2009), Never Use White Type on a Black Background. And 50 other Ridiculous Design Rules. BIS Publishers. ISBN: 978-90-6369-207-0

"Never use white type on a black background", uma regra da autoria de David Ogilvy (1911-1999), conhecido como o pai da publicidade, é o título deste livro curioso que nos oferece 51 regras ridículas do design.

"Less is more", "Form follows function", "Keep it simple", "Dress your age" são apenas algumas, a lista é enorme. Para alguns são regras sábias, fontes de inspiração que vale a pena ter sempre à mão. Para outros, são apenas frases feitas, dogmas sem grande valor e que podem, inclusivamente, limitar a criatividade.

As 51 regras aqui apresentadas, mais ou menos obscuras, são acompanhadas das respectivas citações dos designers, e a presentadas por ordem cronológica, juntamente com uma imagem que as suporta e outra que as nega. Assim, só temos que tomar uma posição... a favor ou contra a regra. De qualquer forma, independentemente do lado que se tome, este pode ser um processo interessante de pensar o design.

Pelo que consegui apurar, algumas das ilustrações (fabulosas) são da autoria de artistas portugueses: Sara Franco e Ricardo Cabral.

Espera-se, para breve, a publicação de mais regras sobre design de moda, publicidade e tipografia.
.

29 de junho de 2009

Made in Japão


Smart Japanese Farmers have forced their watermelons to grow into a square shape by inserting the melons into square, tempered glass cases while the fruit is still growing on the vine.
.

Rapidinhas...


# EXD’09 | 20'' concurso internacional de vídeo

No âmbito da divulgação da Bienal de design, arquitecura e criatividade, que acontecerá em Lisboa, de 9 de Setembro a 8 de Novembro de 2009, a EXD’09 lança o concurso internacional de vídeo "twenty seconds". Originais e inéditos, os vídeos candidatos devem reflectir o espírito da Bienal e transmitir uma visão particular do tema “It’s About Time”. O concurso está aberto a profissionais e estudantes maiores de 18 anos. A data limite para entrega das propostas é 10 de Julho de 2009.


# EXD’09 | procura voluntários

A exemplo de outros anos, EXD’09 desafia indivíduos motivados, enérgicos e entusiastas do design e da cultura contemporânea a participar na concretização desta edição. As funções a desempenhar são: assistente de montagem; assistente de exposição/sala; monitor de visitas guiadas a exposições e de actividades pedagógicas. Os perfis de candidato e descritivos de cada função estão disponíveis em www.experimentadesign.pt.
As candidaturas devem ser enviadas para visitas@experimentadesign.pt até 30 de Junho de 2009.


# Concurso Nacional de Inovação BES

O Concurso Nacional de Inovação BES, na sua quinta edição, irá premiar e divulgar projectos de investigação, desenvolvimento e inovação em áreas de aplicação ligadas aos recursos endógenos do País e dirigidos à melhoria de produtos, processos ou serviços. As áreas abrangidas são: Energias; Tecnologias da Saúde; Novos Materiais e Processos Industriais; Biotecnologia e Agro-industrial; Tecnologias de Informação e Serviços. O período para candidatura termina a 31 de Julho de 2009.
Regulamento (pdf)
Formulário de Candidatura


# Prémios Nacionais de Design | CPD

Os Prémios Nacionais de Design, atribuídos bianualmente, são uma iniciativa do Centro Português de Design com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

> Prémio Sebastião Rodrigues visa distinguir e promover as capacidades e competências de jovens designers de Comunicação/Gráfico.
Regulamento em PDF.

> Prémio Daciano da Costa pretende distinguir e promover as capacidades e competências de jovens designers de Produto/Industrial.
Regulamento em PDF.

> O Prémio Sena da Silva visa distinguir e promover as melhores práticas de Design que contribuam para a inovação, a competitividade, o desenvolvimento económico e seus impactos na sociedade.
Regulamento em PDF.

A data limite para entrega de todas as candidaturas é o dia 31 de Agosto de 2009.
As fichas de candidatura podem ser solicitadas à designer Paula Gris Grais, por e-mail: paula.gris@cpd.pt
.

27 de junho de 2009

Design quotes

"There is no design without discipline. There is no discipline without intelligence."
Massimo Vignelli
.

26 de junho de 2009

The Designer's Review of Books


O site "The Designer's Review of Books", fundado e editado por Andy Polaine, ambiciona ser um local de excelência para se encontrar informação detalhada sobre livros relacionados com design. A ideia é disponibilizar informação, suficiente para ajudar na tomada da decisão de comprar, ou não, os livros (que são sempre muito caros), incluindo textos, imagens e avaliações de conteúdo.
.

25 de junho de 2009

Qualidade estética e usabilidade

(…) “Research confirms that users make aesthetic decisions about the overall visual impression of web pages in as little as 50 milliseconds (1/20th of a second)” (…)

A discussão sobre o impacto do belo na usabilidade das interface, e aqui estou a referir-me à qualidade gráfica das soluções, já não é coisa recente. É aquela velha questão, da forma que segue a função, ou, nem por isso... Muito se tem dito e escrito a este respeito mas, a polémica persiste.



Por vezes, os ergonomistas e/ou peritos em usabilidade levantam algumas reservas quanto ao esforço que os designers investem para “vestir” as suas soluções. E, por vezes, com alguma razão, pois, alguns designers, ignoram as mais elementares regras da usabilidade para dar primazia àquela ideia ou àquele grafismo. Esses designers, qual “artista plástico”, procuram, a todo o custo, deixar a sua marca pessoal e artística na cultura visual, como se não houvesse outras gentes, com diferentes experiências e necessidades, a usar as suas soluções. Pior ainda, rejeitam, quando confrontados com essa possibilidade, fazer uma avaliação com utilizadores à qualidade das suas propostas. Numa postura do tipo “nunca me engano e raramente tenho dúvidas”...

Voltamos, aqui, à velha polémica da relação entre arte e design... entre inspiração divina e ciência...

Mas, como em tudo na vida, é preciso bom senso. Eu acredito que o belo é uma parte essencial da experiência com as interfaces. E que, sem essa qualidade, tudo seria, definitivamente, muito mais pobre e menos divertido. Mas, também acredito que, parte dessa qualidade a que chamamos belo, reside na adequação das soluções ás capacidade, necessidades e expectativas dos utilizadores. Isto é, a usabilidade é, ela mesma, uma parte fundamental da harmonia e da coerência das interfaces, que as torna mais belas!

Sobre esta questão, Patrick Lynch, publicou um artigo, muito interessante, intitulado "Visual decision making", no site "A List apart", que vale a pena ler.
.

24 de junho de 2009

Mestrado em Ergonomia | FMH-UTL


As candidaturas à 2ª Edição do Mestrado em Ergonomia, da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL), decorrerão de 1 de Julho a 7 de Setembro de 2009.

Os pedidos de creditação para os alunos que realizaram formações longas do 1º ciclo em Ergonomia (4 e 5 anos) decorrerão, também, dentro do mesmo período.

O Mestrado em Ergonomia fornece competências complementares para todos aqueles que se dedicam à optimização das condições de trabalho, à concepção de sistemas de produção e de produtos, à segurança higiene e saúde no trabalho e à formação profissional. Este curso permite o desenvolvimento profissional contínuo, quer para os profissionais de Ergonomia quer para todos aqueles que procuram novas oportunidades.

Para informação adicional visite a página do Departamento de Ergonomia da FMH-UTL em http://www.fmh.utl.pt/ergonomia/
.

23 de junho de 2009

História do Design em Portugal I

# Sugestão de leitura da semana:

Souto, Maria Helena (2009). História do Design em Portugal I, Reflexões. Lisboa: IADE Edições.

Integrado nas comemorações dos 40 anos do IADE procedeu-se na passada terça-feira, 16 de Junho no IADE Chiado Center, ao lançamento do livro "História do Design em Portugal I, Reflexões da professora doutora Maria Helena Souto, com prefácio do historiador de arte José-Augusto França.

O livro, com apenas 90 páginas, está organizado em torno de três grandes temas:

> Os desafios da industrialização no Portugal Oitocentista. Arte e Técnica: Uma nova cultura projectual; O debate entre engenheiros e arquitectos; Desenvolvimento de estruturas metálicas e o Ensino das artes aplicado à indústria.

> Pioneiros do Design: Rafael Bordalo Pinheiro e a cerâmica industrial; Leal da Câmara - desenho de mobiliário.

> Design em Portugal no Séc. XX, Reflexões: As primeiras experiências de ensino do design; O curso de formação artística da SNBA e a fundação do IADE.

Preço de capa: 17,50 Euros.
Pode ser adquirido na Biblioteca António Quadros
.

22 de junho de 2009

Rapidinhas...


# Passatempo Culturarte

O Centro Português de Serigrafia em parceria com a Canalmail estão a desenvolver um passatempo em que todas as semanas há um vencedor que pode ganhar uma de 5 obras de arte. Para participar basta fazer a inscrição e preencher os dados que lhe forem solicitados. O passatempo termina a 12 de Julho de 2009.


# Bolsas Jovens criadores

O Centro Nacional de Cultura e o Instituto Português da Juventude anunciam a abertura do concurso Bolsas Jovens Criadores 2009, nas áreas de literatura, música, artes do espectáculo (teatro e dança) e artes visuais (vídeo e artes plásticas). O prazo para recepção de candidaturas termina a 10 de Julho de 2009.


# Qual a imagem que têm da Segurança e saúde no trabalho?

O objectivo deste concurso, promovido pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, é tirar uma fotografia que simbolize de maneira criativa a segurança e a saúde no trabalho na Europa. Com este trabalho pretende-se promover o conhecimento da segurança e saúde ocupacional e tornar os locais de trabalho na Europa mais seguros, mais saudáveis e mais produtivos. A data limite para entrega das fotos a concurso é o dia 15 de Agosto de 2009.


# Cartaz para o dia da Europa em 2010

O concurso "I Love Europe", organizado pela Comissão Europeia, destina-se a conceber um cartaz para ilustrar o dia da Europa em 2010. O cartaz poderá ilustrar que significa a Europa para si hoje em dia. O que gosta mais acerca da Europa e da União Europeia. E como expressaria os seus sentimentos a este respeito. Podem participar designers gráficos, ou estudantes de design gráfico, residentes na UE e nascidos após 1985. O prazo para participar termina a 30 de Novembro de 2009.
.

20 de junho de 2009

Design quotes

"Designers don’t actually solve problems. They work through them."
Marty Neumeier

19 de junho de 2009

O cartaz político ainda é uma arma?



É um diálogo entre símbolos, corpos e rostos: Lenine, Che, Otelo, Nixon, Bush, Obama... No
MUDE, Lisboa, em "Ombro a Ombro: Retratos ...

O cartaz político ainda é uma arma?
É um diálogo entre símbolos, corpos e rostos: Lenine, Che, Otelo, Nixon, Bush, Obama... No Museu do Design e da Moda, Lisboa, em "Ombro a Ombro: Retratos Políticos". Suscita perguntas. A política portuguesa pode, um dia, produzir um cartaz com o impacto icónico daquele, com o rosto de Obama, da autoria de Shepard Fairey?

B-Touch | pensado para invisuais


O B-Touch, da autoria do designer Zhenwei You, é um telemóvel para cegos que pretende ser o equivalente táctil do célebre iPhone. O B-Touch possui uma interface que suporta linguagem Braille e sistemas activados por voz. Pode funcionar como um vulgar telefone móvel, como sistema de navegação (GPS), leitor de livros ou sistema de reconhecimento de objectos.

Vejam o vídeo promocional para compreender melhor como funciona.


.

18 de junho de 2009

O que o elevador têm...?


O que pode ter, um elevador, de tão interessante, para alguém lhe dedicar um artigo?

Essa dúvida esbate-se rápidamente depois de começar a ler o interessante artigo de Dario Maestripieri, no op-ed series "From the Fields", do jornal on-line Wired Science.

O autor começa por evocar uma quantidade de lugares comuns, associados aos elevadores, como por exemplo, a grande quantidade de assassínios que ocorrem, nos filmes, dentro destes equipamentos. Na realidade, talvez essa percentagem não seja assim tão elevada mas, a forma como as pessoas se comportam dentro do elevador, quando acompanhadas por estranhos, pode ser um indicador, interessante, de que não se sentem seguras e confortáveis.

Frequentemente, quando o elevador está cheio, as pessoas olham para o tecto, chão, ou para o painel de controlo, como se algo de muito interessante se tratasse. Mantêm-se o mais afastadas possível, umas das outras, evitam o contacto visual e não fazem movimentos bruscos.

Na verdade, estes comportamentos sociais são muito mais primitivos do que os elevadores. Provavelmente, teriamos um comportamento similar se tivessemos que dividir uma gruta estreita com outro indivíduo do Paleolítico.

Mas, porque usamos a nossa inteligência social, procuramos quebrar o gelo. Sim, porque a agressão é coisa de gente das cavernas. Para isso, nada melhor de um sorriso e uma conversa circunstancial, quase sempre sobre o tempo. Tais manifestações pacíficas, como o sorriso ou o acenar, também possuem equivalente nos animais. Alguns cheiram-se e lambem-se, outros catam piolhos entre si, como sinal de paz e amizade.

Este artigo curioso fez-me pensar sobre se o design actual dos elevadores é o mais adequado.

Seria mais confortável viajar no elevador equipado com assentos e operado por um maquinista, tal como acontecia no Séc. XIX?

Qual a influência dos materiais e cores, que revestem o interior dos elevadores?

Poderá, a inclusão de ecrãs planos de TV, como já existem em diversos hotéis, reduzir o desconforto?

E a música, ajudará a dissipar o mau-ambiente?

Não sei, mas sei que um leitor de mp3 e uns óculos escuros ajudam imenso. Talvez não ajude tanto como os jornais, abertos sobre a cabeça, que usam os "gentlemen" britanicos mas, já é um começo...

Boas subidas e descidas ;)
.

17 de junho de 2009

Escadas rolantes inclusivas



A acessibilidade não é da responsabilidade exclusiva dos designers, arquitectos e ergonomistas, outras profissões, como a engenharia, podem dar grande contributo. Veja-se, como exemplo, o projecto de umas escadas rolantes inclusivas, da autoria de Jesús Sánchez, estudante de engenharia aeronáutica da Terrassa (ETSEIAT) / Universitat Politècnica de Catalunya.

Ler mais no azom.com
.

16 de junho de 2009

Design is the problem

# Sugestão de leitura da semana:


Design is the Problem Cover

Design is the Problem: The Future of Design Must be Sustainable


In Design is the Problem, Nathan Shedroff examines how the endemic culture of design often creates unsustainable solutions, and shows how designers can bake sustainability into their design processes in order to produce more sustainable solutions. Rosenfeld Media, 2009. Read More >


15 de junho de 2009

Rapidinhas...


# Mesa-redonda informal sobre Artes Visuais | Fábrica Braço de Prata

A Fábrica Braço de Prata vai organizar uma mesa-redonda informal sobre Artes Visuais, no dia 17 de Junho de 2009, pelas 21h30. "Será que a arte está a mudar ? Será que vem aí uma nova arte, uma nova pintura, novos símbolos e novos sinais? Será que vamos um dia também comunicar através de Iknies ? Através de Ikniezinhas e Ikniezinhos ?"
http://iknie.wordpress.com/


# Análise Comportamental Aplicada (ABA)

Realiza-se, nos próximos dias 18 e 19 de Junho de 2009, o 1.º Congresso Internacional sobre Análise Comportamental Aplicada (ABA), a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O objectivo é apresentar e debater o método ABA e os benefícios da sua aplicação precoce em crianças e jovens autistas. Portugal é o primeiro país europeu a debater este método e o primeiro a aplicá-lo, através do trabalho realizado pelo Centro ABCReal Portugal. As inscrições para o congresso podem ser efectuadas através da AIMS Lisbon, em www.aims-international.com/abacongresslisbon2009, ou através da Universidade Lusófona.


# Workshop de Design Inclusivo

O primeiro workshop, em Portugal, de Design Inclusivo, intitulado "Inclusive Design and the Built Environment - Designing environments to meet the needs of the population", acontecerá entre 30 de Junho e 2 de Julho de 2009, na Faculdade de Arquitectura/UTL, de Lisboa. O evento, coordenado pelo Professor Doutor Fernando Moreira da Silva, conta com a participação dos coordenadores do Surface - Inclusive Design Research Centre, da Universidade de Salford, UK, Professores Marcus Ormerod e Rita Newton. A participação está aberta a todos os estudantes da FA e a público externo mediante pagamento da inscrição. Dado o número limitado de vagas (25), caso esteja interessado(a) deverá proceder à sua inscrição no mais breve espaço de tempo possível, nos Serviços Académicos da FA ou por e-mail para: (apoio.cursos.design.fa@gmail.com).
.

14 de junho de 2009

Sem palavras...

<a href="http://video.msn.com/?playlist=videoByUuids:uuids:eacbe40c-48cb-4a76-a83a-767c9783636e&showPlaylist=true&from=shared" target="_new" title=".">Video: .</a>
.

13 de junho de 2009

Design Quotes

"The talent for discovering the unique and marketable characteristics of a product and service is a designer's most valuable asset."
Primo Angeli
.

12 de junho de 2009

Wolfram | Alpha


O Wolfram|Alpha é um motor computacional de conhecimento.

Isto é, ao contrário dos tradicionais motores de busca, que fazem uma pesquisa na web e nos dão listas de links, este motor gera um resultado, através da computação feita sobre a sua base de dados interna.

É um motor, inteiramente gratuito para fins não comerciais, que tem por objectivo disponibilizar conhecimento técnico-científico a todas as pessoas.

Entre os assuntos abordados encontram-se: matemática, física, química, estatística, ciência dos materiais, engenharia, astronomia, ciências da terra, ciências da vida, tecnologia, nutrição, medicina, desporto, cultura, música, cor e muitas outras...

Um link a não perder...
http://www.wolframalpha.com/
.

11 de junho de 2009

Impacto da imagens nos maços de tabaco


Depois de termos divulgado, a 28 de Maio de 2008, as imagens da nova campanha Brasileira para combate ao tabagismo interessa, agora, passado praticamente um ano, avaliar o seu sucesso.

Segundo notícia publicada na Folha Online, no dia 27 de Maio de 2009, as fotografias desestimularam cerca de 39% dos fumadores a pegar no cigarro.

"Um estudo do Inca (Instituto Nacional de Câncer) aponta que as imagens e as frases de alerta presentes nos maços de cigarro já fizeram com que 39,1% dos fumantes desistissem de pegar um cigarro, quando eles estavam prestes a fumar. O dado se refere aos 30 dias anteriores à realização da pesquisa.

De acordo com o estudo, 48,2% dos fumantes afirmam que as advertências nos maços fazem com que eles fiquem mais propensos a deixar o vício. O estudo também aponta que 61,6% dos fumantes dizem que as advertências os fazem pensar sobre os riscos da prática. Enquanto isso, 91,8% dos fumantes consultados afirmam que, se pudessem "voltar no tempo", não teriam começado a fumar."

Ler resto do artigo no Folha Online.

10 de junho de 2009

10 de Junho

Sabiam que # o sinal de STOP já foi amarelo?


Lendo um pouco da história do sinal de STOP, fiquei a saber que teve a sua origem em Detroit, EUA, no ano de 1915.

Nesses tempos era branco, com as letras a negro e tinha um tamanho inferior ao actual. Porém, devido às confusões dos condutores, a American Association of Highway Officials (AASHO) tentou, em 1992, normalizar este sinal. Para que o sinal o sinal se destacasse dos restantes, desenvolveram a forma octogonal que têm hoje. O que permitiu também, como pista redundante, ser reconhecido pelos que sofrem de daltonismo.

Por volta de 1924, a National Conference on Street and Highway Safety (NCSHS), propôs que o sinal fosse amarelo com as letras a negro e estivesse posicionado entre 60 e 90cm do solo.

Em 1935, o Manual on Uniform Traffic Control Devices (MUTCD) define que os sinais devem ser octogonais, com letras encarnadas ou negras sobre o fundo amarelo. Esta solução prevaleceu até 1954.

Em 1954 o sinal alterou-se para o fundo encarnado com letras a branco, tal como actualmente. Esta troca de cores foi sustentada pelo facto de o encarnado ser o oposto ao verde e estar associado a situações de risco elevado. O amarelo, apesar de boa visibilidade e elevado contraste, foi associado a uma situação que requer algum cuidado. Isto é, a sequência de verde-amarelo-encarnado significa vá-cuidado/abrande-pare.


Nos países anglo-saxónicos e diversos países europeus, como Portugal, adoptaram a palavra STOP. Outros países decidiram traduzir essa palavra para a sua própria língua, como no Brasil "PARE".

A maioria dos países usa a forma octogonal mas, alguns, como o Japão, usam o triângulo.

Ler mais em:
History of the Stop Sign, na Wikipédia
Stop! - The History of the Stop Sign, no Associated Content
History of the Stop Sign, no My Parking Sign
Manual of Traffic Sign
.

9 de junho de 2009

Neuroergonomics

# Sugestão de leitura da semana:

Parasuraman, R. & Rizzo, M., (2007). Neuroergonomics: the brain at work. Oxford University Press US. ISBN 0195177614, 9780195177619


"Neuroergonomics can be defined as the study of brain and behavior at work. It combines two disciplines--neuroscience, the study of brain function, and human factors, the study of how to match technology with the capabilities and limitations of people so they can work effectively and safely.

The goal of merging these two fields is to use the startling discoveries of human brain and physiological functioning both to inform the design of technologies in the workplace and home, and to provide new training methods that enhance performance, expand capabilities, and opitimize the fit between people and technology.

Research in the area of neuroergonomics has blossomed in recent years with the emergence of noninvasive techniques for monitoring human brain function that cna be used to study various aspects of human behavior in relation to technology and work, including mental workload, visual attention, working memory, motor control, human-automation interaction, and adaptive automation.

This volume will provide the first systematic overview of this emerging area, describing the theoretical background, basic research, major methods, as well as the new and future areas of application. This collection will benefit a number of readers: the experienced researcher investigating related questions in human factors and cognitive neuroscience, the student wishing to get a rapid but systematic overview of the field, and the designer interested in novel approaches and new ideas for application. Researchers in human factors and ergonomics, neuroscience, cognitive psychology, medicine, industrial engineering, and computer science will find this volume most helpful."

Links:
Ler mais, sobre este livro, no GoogleBooks e no Designing*for humans.
.

8 de junho de 2009

Depois do smart...alguns exemplos






Rapidinhas...


# Apelo a comunicações para o 17º Encontro Português de Computação Gráfica

O prazo para submissão de artigos para o 17º Encontro Português de Computação Gráfica (EPCG), que decorrerá na UBI, Covilhã, Portugal, entre 29 e 30 de Outubro de 2009, foi alargado. A novas datas a reter são: Submissão de artigos (longos e curtos) - 19 de Junho de 2009; Submissão de posters e demos - 26 de Junho de 2009. O EPCG é um encontro nacional anual da área científica de Computação Gráfica, promovido pelo GPCG - Eurographics Portuguese Chapter.


# Carnegie Mellon Portugal - Summer Academy

O "Carnegie Mellon Portugal Summer Academy", organizado pelo ICTI, compreende diversos "workshops" e palestras abrangendo uma ampla gama de temas no âmbito das tecnologias da informação e comunicação. Uma oportunidade para aprender com alguns especialistas, de renome internacinal, desta área. Este evento decorrerá no Porto, Portugal, entre 23 e 25 de Junho de 2009.


# O Sines Tecnopolo abriu candidaturas para a incubadora de empresas

O Sines Tecnopolo, entidade gestora da maior incubadora de empresas do Alentejo e do Algarve, está a aceitar candidaturas para o espaço de incubação. Estão disponíveis diversos espaços equipados, com as características ideais para acolher projectos inovadores. Outra das vertentes passa por acompanhar os empresários através de um conjunto de serviços necessários à criação e primeiros passos de qualquer negócio. Este acompanhamento estende-se às áreas administrativa, financeira e técnico-científica. O processo de candidaturas decorre até dia 6 de Julho de 2009.


# Imagem dentro de la fotografía | Sandisk

O concurso "Imagem dentro da fotografia", promovido pela Sandisk e pela PhotoEspana, desafia os interessados a fotografar a fotografia, mostrando as entranhas do mundo da fotografia digital. A submissão de trabalhos encerra a 8 de Julho de 2009.


# iDesign | Seoul Design Olympiad 2009

"iDesign" é o lema do "Seoul Design Olympiad 2009". Este concurso tem por objectivos a concepção de alternativas que melhorem a vida futura dos cidadãos, a descoberta e divulgação de designers talentosos e aumentar a consciência dos cidadãos, para o design, através da exibição de soluções inovadoras. Os temas são: "Interflow, Consilience, Fusion". As submissões de trabalhos encerram a 15 de Julho de 2009.


# Combate o Estigma com um Abraço

Combate o Estigma com um Abraço é uma campanha de sensibilização desenvolvida conjuntamente pela Associação Abraço e pela Tibotec que pretende alertar para a importância de combater a exclusão social dos doentes com VIH. Os interessados em participar poderão enviar uma foto ou um pequeno conto ficcional sobre o VIH e a discriminação social. Por cada participação nesta iniciativa, a Abraço recebe um donativo de 1 euro. Contamos com o seu Abraço! A participação é possível até 18 de Setembro de 2009.


# hi-cooking | Castey

O concurso "hi-cooking", promovido pela Castey, destina-se a estudantes do último ano dos cursos de engenharia e de design e a profissionais com idades inferiores a 30 anos de idade. O tema do concurso é "Sartén de fundición" (frigideira fundida) e o objectivo é inovar este produto tradicional. A ergonomia é um dos critérios de avaliação ;-) As propostas podem ser enviadas até ap final de Novembro de 2009.
.

6 de junho de 2009

Design Quotes

"Letters are things, not pictures of things."
Eric Gill
.

5 de junho de 2009

Apresentação do "Typekit"


Introducing Typekit

(...) Web fonts today

So here’s the situation: Every major browser is about to support the ability to link to a font. That means you can write a bit of CSS, include a URL to a font file, and have your page display with the typography you expect. For designers and developers, this is a significant step forward. No longer will you need to trap your content in images or Flash just to express yourself visually. Pages will be more usable, accessible, and indexable. This is a massive upgrade for the web.


But there’s a problem. While it’s technically quite easy to link to fonts, it’s legally more nuanced. Almost all fonts are protected by copyright — even those available for free — and very few of them allow for linking via CSS or redistribution on the web. This is understandable; font files represent countless hours of finely detailed labor. Appropriately, type designers are concerned that they’ll lose control of all that hard work.


The Typekit solution


That’s where Typekit comes in. We’ve been working with foundries to develop a consistent web-only font linking license. We’ve built a technology platform that lets us to host both free and commercial fonts in a way that is incredibly fast, smoothes out differences in how browsers handle type, and offers the level of protection that type designers need without resorting to annoying and ineffective DRM.


As a Typekit user, you’ll have access to our library of high-quality fonts. Just add a line of JavaScript to your markup, tell us what fonts you want to use, and then craft your pages the way you always have. Except now you’ll be able to use real fonts. This really is going to change web design.


We’ll be launching this summer with a great collection of beautiful and hardworking typefaces. We’ll offer a free version of the service to get you started, and a low-cost way to grow from there. A truly scalable professional version will follow soon after. (...)
.

4 de junho de 2009

Sabiam que # o uso de "personas" aumenta a usabilidade das soluções?


Um estudo recente, conduzido por Frank Long, sugere que o uso de "personas" (personagens/cenários), como método para comunicar requisitos, numa abordagem de design colaborativo, resulta em soluções com maior usabilidade.

Abstract "The use of personas as a method for communicating user requirements in collaborative design environments is well established. However, very little research has been conducted to quantify the benefits of using this technique. The aim of this study was to investigate the effectiveness of using personas. An experiment was conducted over a period of 5 weeks using students from NCAD. The results showed that, through using personas, designs with superior usability characteristics were produced. They also indicate that using personas provides a significant advantage during the research and conceptualisation stages of the design process (supporting previously unfounded claims). The study also investigated the effects of using different presentation methods to present personas and concluded that photographs worked better than illustrations, and that visual storyboards were more effective in presenting task scenarios than text only versions."

Ler o resto do artigo no frontend.com.

Nota: Na sequência de uma observação feita por um leitor, gostaria de adicionar alguma informação a esta mensagem.

Não foi dito que a novidade, contida no artigo que estamos a citar, não é a descoberta das vantagens do uso de "personas", o que já se sabia anteriormente, mas antes alguns dados que quantificam o efeito do uso desse método. Este estudo dá-nos uma ideia de qual a verdadeira dimensão desse efeito. O que pode ser um argumento importante para justificar a adopção de uma metodologia.

Existem diversos casos similares a este. Os especialistas sabem, por experiência própria, ou por relatos partilhados com colegas, que estas metodologias são vantajosas mas, por falta de pesquisas experimentais controladas, não possuem dados que sustentem a sua opinião.

Referência:
Long, F (2009) 'Real or Imaginary; The effectiveness of using personas in product design', Proceedings of the Irish Ergonomics Society Annual Conference, May 2009, pp1-10 Dublin.
.

3 de junho de 2009

Sr. Félix # uma campanha muito especial...

Design, criatividade, boas ideias e uma boa dose de motivação podem resultar numa força impressionante. Um excelente exemplo do que acabo de dizer é a campanha criada por Bob Ferraz e Marcelo Melo, para o Sr. Félix, um pedinte do bairro do Chiado, em Lisboa, Portugal. Esta campanha, pensada para incentivar as empresas a apostarem na criatividade, valeu prata no Cannes Young Lions.


2 de junho de 2009

Wayfinding behavior: cognitive mapping and other spatial processes

A sugestão de leitura desta semana aborda as questões do "wayfinding":

Golledge, Reginald G. (1999), Wayfinding behavior: cognitive mapping and other spatial processes, JHU Press.
ISBN 080185993X, 9780801859939

"The metaphor of a "cognitive map"has attracted wide interest since it was first proposed in the late 1940s. Researchers from fields as diverse as psychology, geography, and urban planning have explored how humans process and use spatial information, often with the view of explaining why people make wayfinding errors or what makes one person a better navigator than another. Cognitive psychologists have broken navigation down into its component steps and shown it to be an interplay of neurocognitive functions, such as "spatial updating"and "reference frames"or "perception-action couplings."But there has also been an intense debate among biologists over whether animals have cognitive maps or have other forms of internal spatial representations that allow them to behave as if they did. Yet until now, little has been done to relate research on human and non-human subjects in this area.

In Wayfinding Behavior: Cognitive Mapping and Other Spatial Processes Reginald Golledge brings together a distinguished group of scholars to offer a unique and comprehensive survey of current research in these diverse fields. Among the common themes they discover is the psychologists' "black box"approach, in which the internal mechanisms of spatial perception and route planning are modeled or constructed, like metaphors, based on the behavioral evidence. Cognitive neuroscientists, on the other hand, have attempted to discover the neurocognitive basis for spatial behavior. (They have shown, for example, that damage in the hippocampus system invariably impairs the ability of animals and humans to learn about, remember, and navigate through environments, and studies in humans show that neurons in this system code for location, direction, and distance, thereby providing the elements needed for a mapping system.) Artificial intelligence and robotics theorists attempt to construct intelligent mapping systems using computer technology. In these areas, there is growing evidence that, as in human wayfinding processes, useful representations cannot be achieved without sacrificing completeness and precision.

Wayfinding Behavior: Cognitive Mapping and Other Spatial Processes offers not only state-of-the-art knowledge about "wayfinding, "but also represents a point of departure for future interdisciplinary studies. "The more we know," concludes volume editor Reginald Golledge, "about how humans or other species can navigate, wayfind, sense, record and use spatial information, the more effective will be the building of future guidance systems, and the more natural it will be for human beings to understand and control those systems."

Ler mais no Google books.
.

1 de junho de 2009

Rapidinhas...


# Wolda'09

Estão abertas as candidaturas ao Wolda’ 09. Para logos criados em 2008 a data limite de candidatura é 20 de Junho 2009.
Para logos de 2009 a data limite é 31 de Janeiro de 2010.


# Observeur du Design Award 09

A APCI, com o apoio institucional do ICSID - International Council of Societies of Industrial Design, lançou a 11ª edição do Observeur du Design Award. Este projecto inclui o prémio de design, exposições e uma conferência internacional. Os projectos poderão ser submetidos até 5 de Junho de 2009.


# ErgoDesign Fórum | Lyon

O ErgoDesign Fórum, organizado por ARDI Rhône-Alpes Centre du Design, decorrerá em Lyon, França, entre 8 e 10 de Junho de 2009. Está prevista a participação de 50 oradores, de todo o mundo, entre empresas, investigadores, designers e ergonomistas.


# Diforum 2009_ Design Innovation Forum | Madrid

O Diforum 2009 acontecerá, em Madrid, Espanha, no próximo dia 8 de Junho de 2009 e será dedicado ao tema design para a inovação. O Diforum 2009 é um evento internacional que abordará o papel do design nos processos de inovação, com a intenção de fomentar a relação entre diferentes sectores e agentes, dar lugar à geração de novas ideias e invocar a reflexão no Ano Europeu da Criatividade e da Inovação.


# “Cartaz 3 de Dezembro de 2009 / Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” | INR

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. /INR, I.P. lançou o 2º Concurso “Cartaz 3 de Dezembro de 2009 /Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”.
Poderão concorrer todos os cidadãos, instituições públicas e privadas, escolas e estabelecimentos do ensino superior, associações da sociedade civil ou quaisquer outras entidades nacionais.O cartaz vencedor servirá para promover a campanha relativa à comemoração, a nível nacional, do dia 3 de Dezembro de 2008/Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Os trabalhos podem ser submetidos até 1 de Julho de 2009.
Regulamento (pdf)


# MUDE | Lisboa

O MUDE, Museu do Design e da Moda, abriu as suas portas no passado dia 22, no nº 24 da Rua Augusta, em Lisboa, Portugal. A exposição inaugural - ‘Antestreia’ - apresenta um conjunto de peças de Le Corbusier a Azzedine Alaïa que permitem visitar histórias e acontecimentos do século XX e XXI, a partir dos objectos que as viveram ou foram usados pelas muitas pessoas que, no passado, foram dessas histórias também actores. Aqui o acervo de moda tem um lugar de destaque pois é a primeira vez que é apresentada ao público.