14 de agosto de 2009

Férias...


Finalmente, depois de umas semanas muito complicadas, de trabalho intenso, que me fizeram ter uma contribuição pouco regular neste blogue, vou de férias!...

Vou ali...

e espero estar de volta no princípio de Setembro.
Até lá... Um abraço!
.

13 de agosto de 2009

Europa vista pelos designers

Como será a Europa vista pelos olhos dos designers?

A resposta poderá estar na exposição "on-line", da "Hype Up Gallery".



"Europe by Designers is an international artistic project whose aim is to unveil a multitude of images of Europe from the inside and from the outside."
.

12 de agosto de 2009

Posters | Dia Internacional do Design Industrial

O Icsid promoveu, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Design Industrial, o primeiro concurso internacional de design de posters, destinado a alunos de design, alusivo a esse dia.


Os resultados já foram divulgados e o vencedor foi o poster aqui exibido, da autoria de Carla Sapiain, aluna de design gráfico no "Instituto Profesional DuocUC de la Pontificia Universidad Catolica de Chile".

Poderão ver, aqui, os restantes submetidos a concurso.
.

11 de agosto de 2009

Mission H2o


Mission H2o é um jogo on-line, sobre a conservação da água, desenvolvido no departamento de design multimédia da Swinburne University, na Austrália, em colaboração com a organização sem fins lucrativos savewater.

O jogo, que tem por base uma família, os Wilson, já ganhou 2 prémios internacionais de design. Os jogadores são conduzidos através de 8 etapas, relativas a diversas partes da residência dos Wilson, onde deverão demonstrar os seus conhecimentos sobre como poupar água.
.

10 de agosto de 2009

Rapidinhas...


# e-design | Congresso

Nos dias 6 e 7 de Novembro de 2009 realizar-se-á, na Culturgest, em Lisboa, o Congresso Europeu do Ensino Superior de Design | "e-design". Este evento, destinado a unidades de ensino superior que leccionam design, unidades de investigação em design, professores e alunos de design, e todos os demais envolvidos em actividades relacinoadas com o ensino do design, visa reunir uma "task force" para pensar o ensino do design em Portugal.
"Call for papers": Os interessados poderão enviar, até 14 de Agosto, um resumo da comumicação e uma nota biográfica.


# LeNS Student Design Competition 2009-2010

O LeNS Student Design Competition desafia equipas de estudantes de design (1 a 5), de todo o mundo, a conceber um sistema de produto-serviço de design sustentável, que aborde problemas sociais e ambientais chave nos sectores da alimentação, saúde e bem-estar e mobilidade. A competição encerrará na Primavera de 2010.
Podem descarregar aqui uma pasta comprimida (.zip) com mais informação.
.

8 de agosto de 2009

Design quotes

"Good design goes to heaven; bad design goes everywhere."
Mieke Gerritzen
.

7 de agosto de 2009

Nigel Holmes | explanation graphics


Para os amantes de infografia, recomendo uma leitura mais atenta do trabalho de Nigel Holmes, o Sr. "Explanation graphics" designer.
.

3 de agosto de 2009

Mapa dos crimes


O New York Times publicou um mapa interactivo, onde é possível observar as zonas de Nova Iorque onde ocorreram crimes entre 2003 e 2009. Também é possível obter, de cada ponto assinalado no mapa, breves detalhes sobre o tipo de crime, vítima e criminoso. O jornal dá-nos, ainda, alguns dados estatísticos que nos fazem pensar sobre a dimensão da violência naquela grande cidade...

Algumas perguntas ficaram por responder na minha mente:

Será que, ao divulgar este tipo de informação, desta forma, estaremos a proceder bem, ou, ao invés, estaremos a fazer mal?

Gostariam de ter acesso a este tipo de dados, relativamente à cidade onde habitam?

Que utilidade têm/poderá ter esta informação, para o cidadão comum?

Como avaliam o design desta aplicação?
.

1 de agosto de 2009

Design quotes

"Good design is obvious. Great design is transparent."
Joe Sparano
.