30 de setembro de 2009

Parabéns Mafaldinha!


"Foi a 29 de Setembro de 1964 que o argentino Quino idealizou a irreverente personagem de BD para um anúncio de electrodomésticos. Estaria longe de imaginar que Mafalda se tornaria uma das mais célebres comentadoras políticas da actualidade".

28 de setembro de 2009

Sem tempo

# informação: esta semana está completamente lotada...

Todo o meu tempo disponível (e creio que vai faltar algum) está indexado a 3 assuntos:

1> finalização da revisão da tese de mestrado da minha aluna CP;
2> 40IADE40
3> protocolo de recolha de dados (PhD)

Portanto, peço desculpa, mas não posso "alimentar" este blogue :(
.

26 de setembro de 2009

Design Quotes

"It is not easy to know what you like. Most people fool themselves their entire lives about this. Self-acquaintance is a rare condition."
Robert Henri
.

25 de setembro de 2009

eusou.com

eusou.com é um portal português, ou, talvez seja melhor dizer um conjunto de portais, abarcando, cada um deles, diferentes profissões/interesses. Neste momento, existem: "Eu Sou"... médico, jornalista, economista, jurista, cinéfilo, informático, músico, desportista, astrónomo, turista, criança e gourmet.

Nestes portais temáticos estão reunidos conjuntos de links, widgets, publicidade e muitas outras coisas... que, supostamente, são do interesse destas profissões, ou estão, de alguma forma, relacionadas com elas.

Para quando um Eu sou Designer? Ergonomista? Professor?...

Um comentário paralelo: não gostei nada do design do portal :(
.

24 de setembro de 2009

Design para interacção intuitiva


"Study pushes the button on intuitive design"

Um investigador da Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália, está a desenvolver um estudo com o objectivo de tornar alguns equipamentos actuais (ex. telefones móveis, leitores de DVD) mais usáveis por utilizadores idosos.

Segundo Simon Lawry, se o produto for concebido com base numa "interacção intuitiva", ou recorrendo a conhecimentos obtidos através de outras experiências, poderá melhorar a independência (inclusão) dos idosos.

O estudo implica a observação de utilizadores, com mais de 18 anos, durante o uso quotidiano destes equipamentos, recorrendo a gravações vídeo-aúdio e entrevistas. Serão focados 4 grupos de utilizadores, de diversas faixas etárias: 18-44 anos; 45-59; 60-74 e mais de 75 anos e serão avaliados aspectos como a sua familiaridade com os produtos, os conhecimentos existentes sobre os produtos, o uso, etc.

Muito embora o estudo decorra na Austrália seria, na minha opinião, muito interessante a sua replicação noutros países. Podendo, de uma comparação posterior, resultar um conhecimento novo muito útil...

Deixo, por isso, um alerta sobre um estudo interessante a acompanhar, sobretudo para os inúmeros designers que estão à procura de temas para os seus estudos de mestrado...

Para mais informação, ou para se oferecerem como voluntários para recolha de dados, devem contactar:
e-mail - s.lawry@qut.edu.au
telefone: + (código da Austrália) 3138 9183.
.

23 de setembro de 2009

Magic Symbol # RV chega à PT



O "MagicSymbol" é uma nova tecnologia interactiva, baseada na Realidade Aumentada, desenvolvida pela Inition, que pode ser usada para fins muito diversos mas, com imenso potencial ao nível das apresentações (ex. lançamento de produtos, exposições, palestras, etc.).



Básicamente, o que esta tecnologia faz é sobrepor, em tempo real, uma imagem digital a 3D, ou um vídeo, ao símbolo impresso que os utilizadores exibem e que foi, previamente, programado para ser identificado com essa mesma imagem.


Esse potencial não passou despercebido à empresa de telecomunicações portuguesa PT (Portugal Telecom) que usou esta tecnologia na apresentação da sua nova logomarca...
.

22 de setembro de 2009

A Guide to Methodology in Ergonomics

# Sugestão de leitura da semana:

Salvendy, G., Stanton, N. & Young, M. (2003). A Guide to Methodology in Ergonomics: Designing for Human Use. 2nd edition, Taylor & Francis. ISBN: 0-7484-0703-0

Tal como o título indica, este livro apresenta-nos uma compilação de diversos métodos e técnicas habitualmente usados em Ergonomia. Os autores avaliaram a validade e fiabilidade, bem como os custos e benefícios, associados ao uso desses mesmos processos, o que nos ajuda a equacionar a sua usabilidade e aplicabilidade para os nossos estudos.

Ler mais sobre este livro no GoogleBooks.
.

21 de setembro de 2009

Rapidinhas...


# Abrigos (paragens) de autocarro para Montreal

A Camara de Montreal, Canadá, lançou um concurso de design para a concepção de abrigos, vulgarmente conhecidos como paragens, para autocarros. Este equipamento, para além de acessível, deve ser seguro, fácil de manter e deverá incluir um espaço para publicidade, que seja alimentado a energia solar.
O prazo para submissão de propostas termina a 30 de Setembro de 2009.
Para mais informação consultar o site do icsid\IDA.


# Nova imagem para a "In Loco"

A Associação In Loco lançou um concurso de ideias, com o objectivo de renovar a sua imagem. Os interessados poderão submeter propostas até ás 17h30 do dia 2 de Outubro de 2009.


# "Descobrir Oeiras"

No âmbito das comemorações dos 250 anos do Concelho de Oeiras e do Ano Europeu da Criatividade e Inovação, o concurso "Descobrir Oeiras" visa distinguir trabalhos de design, tecnologia e inovação. A temática deverá estar relacionada com o Concelho, tendo em conta a sua história, património, etc. As candidaturas decorrem até 6 de Outubro de 2009.


# Luminale - Evento Bienal de Iluminação em Frankfurt

A Luminale, que terá lugar na Light+Building (Feira Internacional de iluminação, arquitectura e tecnologia), e que acontecerá entre 11 e 16 de Abril de 2010, em Frankfurt, Alemanhã, está a convidar os criativos a apresentarem os seus projectos na área da iluminação. Os requisitos essênciais são inteligência e eficiência, melhor luz em vez de mais luz.
Poderão submeter os projectos até 24 de Outubro de 2009.


# Ceramic Tile Design Competition


No âmbito da feira CEVISAMA, que acontecerá entre 9 e 12 de Fevereiro de 2010, em Valência, Espanha, estão abertas as submissões de trabalhos aos concursos internacionais de design industrial - “Ceramic Tile Design Competition” e “Bathroom Design Competition”. O prazo para registo é dia 11 de Dezembro de 2009 e o de envio de propostas é 14 de Janeiro de 2010.
.

20 de setembro de 2009

19 de setembro de 2009

Design quotes

"Everything is designed. Few things are designed well."
Brian Reed
.

5 de setembro de 2009

Sinais # países da ex-Jugoslávia | 3

Frente

Verso


Fim da zona de as mamãs passearem os meninos e início da zona dos papás passearem as meninas???
.