30 de novembro de 2009

Rapidinhas...



# Ergonomics - Real Design
| Design Museum of London

"Ergonomics is the unsung hero of good design and is often only noticeable by its absence, when a product is badly designed or fails to be user-friendly."

O Museu do Design, de Londres, em colaboração com a Universidade de Brunel, exibem uma exposição dedicada aos contributos da Ergonomia para o Design - "Ergonomics - Real Design".
A exposição, inserida nas celebrações do 60º aniversário da Ergonomics Society (primeira associação de Ergonomia do mundo) estará patente até 07 de Março de 2010.

Ler comunicado à imprensa (Pdf).


# Redacção Técnico-Científica para Publicação

o IFILP irá realizar, em Janeiro de 2010, de uma nova edição da acção «RED.TEC.P – Redacção Técnico-Científica para Publicação», destinada a autores que publicam ou que pensam vir a publicar.

O RED.TEC.P pretende ajudar os autores a rentabilizarem o tempo entre a criação do manuscrito e a arte final da obra, e a adquirirem um maior controlo sobre a qualidade final da publicação.

A acção aborda quatro vertentes:

_comunicação escrita no discurso técnico-científico;
_estilos e exigências normativas sectoriais, consistência e opções de notação;
_recursos avançados dos programas de processamento de texto;
_orto e tecnotipografia e problemáticas de prepress.

Esta quarta edição da acção é realizada em três blocos autónomos de 10 horas cada, e terá lugar em Lisboa e no Porto, em três fins-de-semana (um em cada mês), com início em Janeiro.

Preços (fraccionáveis):

até 30 de Novembro: 109,42 euros por bloco (130,55 + 98.85 x 2)
de 1 a 16 de Dezembro: 121,16 euros por bloco
de 17 de Dezembro a 15 de Janeiro: 131,85 euros por bloco
a partir de 16 de Janeiro: 143,94 euros por bloco
São concedidos descontos a mestrandos/as ou doutorandos/as, a preparar dissertação ou tese.

Ler mais sobre esta acção, no site do IFILP.
.

29 de novembro de 2009

28 de novembro de 2009

Design Quotes

"Design is intelligence made visible."
Alina Wheeler
.

24 de novembro de 2009

Uma homenagem ao designer António Sena da Silva



Foi lançado, no passado dia 18 de Novembro de 2009, pela Fundação Calouste Gulbenkian, um livro dedicado à vida e obra de António Sena da Silva (1926-2001), notável designer que foi também professor, arquitecto, divulgador, gestor e o primeiro presidente do Centro Português do Design.

Esta edição – que inclui textos de especialistas de várias áreas disciplinares, alguns dos quais companheiros de percurso – revela a actualidade do seu pensamento e o seu decisivo contributo para a afirmação e consolidação do Design em Portugal. Cada um dos 17 autores que colaboram nesta edição abordou uma determinada faceta da sua vida e obra.A edição integra ainda uma biografia, um levantamento de trabalhos e projectos e uma colectânea dos seus textos, muitos deles inéditos.

Trata-se da terceira obra publicada pela Fundação dedicada a grandes designers nacionais, depois das edições sobre Sebastião Rodrigues (1995) e Daciano da Costa (2001). Publicada em colaboração com o Centro Português de Design, esta edição é coordenada por Bárbara Coutinho, directora do Mude (Museu do Design).

Ler mais no site da Gulbenkian.
.

23 de novembro de 2009

Rapidinhas...


# Hotspot Design | Innovation Challenge by Galp Energia

A Galp Energia lançou o concurso “hotspot design”, dirigido ao meio académico e empresarial. O objectivo consiste no desenvolvimento de um novo aquecedor de esplanada a gás propano (garrafas 11kg propano marca Galp Gás). O prazo para registo decorre até 31 de Dezembro de 2009. A primeira fase termina a 15 de Janeiro de 2009.


# Biovip Solidário

A Biovip lançou uma campanha de solidariedade em que todos os produtos da linha BioJúnior vendidos ao abrigo desta campanha revertem 2% do seu valor para a Associação Ajuda de Berço. O concurso Biovip Solidário destina-se aos jovens criadores que queiram desenvolver o design para um autocolante de identificação desta campanha de solidariedade de acordo com o regulamento do concurso. O vencedor ganha um kit de produtos e ainda um prémio monetário de 150€. O concurso Biovip Solidário decorrerá até 15 de Janeiro de 2010.


# Logótipo para turismo da República Dominicana

A SECTUR (Secretaria de Turismo da República Dominicana) abriu um concurso internacional de design para a criação do seu logótipo turístico, o qual suportará toda a comunicação turística da República Dominicana no futuro. A submissão de propostas decorre até 30 de Dezembro de 2009.


# Cevisama | Design de casas de banho

A data limite para inscrição no Concurso internacional de desenho industrial de equipamento de casa de banho, promovido pela Cevisama | Feria Valencia, que decorrerá na Feira de Valência é 11 de Dezembro de 2009. A data limite de recepção de peças é 14 de Janeiro de 2010.


# medalha para primeiros Jogos Olímpicos da Juventude

O Comité Olímpico Internacional está a organizar um concurso para seleccionar o design para a parte frontal da medalha dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude, a ter lugar em Singapura de 14 a 26 de Agosto de 2010. O prazo de submissão decorre até 4 de Dezembro de 2009.


# The Dieline Awards | Packaging

O Dieline.com, website líder mundial na divulgação de packaging, lançou os The Dieline Awards, um concurso internacional de design com o objectivo de reconhecer o que de melhor se faz em termos de "packaging". Os trabalhos podem ser submetidas até 21 de Dezembro 2009.
.

22 de novembro de 2009

21 de novembro de 2009

Design Quotes

"Design is the application of intent - the opposite of happenstance, and an antidote to accident."
Robert L. Peters
.

20 de novembro de 2009

Biblioteca Digital Mundial


A World Digital Library, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, contêm milhares de obras digitalizadas de diferentes épocas e de todo o mundo. Um recurso precioso a explorar, abrangendo imensas áreas do conhecimento e em diferentes suportes (ex. livros, imagens/fotografias, vídeos, mapas, gravações áudio).
.
.

19 de novembro de 2009

Storybird


O Storybird é um site onde podemos ler e criar pequenas histórias infantis, ou contos, em forma de livro digital. Podemos usar ilustrações já existentes ou criar as nossas próprias.
Se quisermos, o processo pode ser colaborativo, isto é, podemos escrever e ilustrar histórias em família, ou em grupo e, depois, publicá-la num livro com bonitas ilustrações e um óptimo design gráfico/editorial.

Divirtam-se!...
.

15 de novembro de 2009

14 de novembro de 2009

Design quotes

"Behavioral design is all about feeling in control. Includes: usability, understanding, but also the feel."
Don Norman
.

13 de novembro de 2009

Marge Simpson na Playboy! [em duplicado no Molho de Brócolos]

Essa mesmo! A Marge, casada com Homer e mãe de 3 filhos! Marge Simpson é capa na edição de Novembro e é o primeiro desenho animado a ser capa da Playboy. Este tipo de capa é uma novidade pois em 50 anos de história da revista tal nunca sucedeu. Marge Simpson teve direito a entrevista e sessão fotográfica. Apenas não se sabe se haverá nú integral! A pose de Marge Simpson foi inspirada na edição de Outubro de 71, quando Darine Stern fez ela também história: foi a primeira mulher negra a pousar para uma capa da Playboy. Descubram as diferenças entre Darine e Marge!
E vejam também as fotos hiper sensuais da nossa Marge na edição portuguesa!




Mobilidade sustentável



A Renault desenvolveu um website - "sustainable-mobility.org" dedicado à promoção do desenvolvimento sustentável e educação do público em geral.

No site podemos encontrar conceitos inovadores de veículos, novos comportamentos e meios de mobilidade, entre muitas outras coisas relacionadas com esta temática.
.

12 de novembro de 2009

Rock e Lesões Músculo-Esqueléticas

Afinal, o "heavy metal" não faz mal apenas aos ouvidos e à cabeça...

É elevado o número de guitarristas que sofre de lesões músculo-esqueléticas associadas a movimentos repetitivos.



Um caso recente é o do famoso guitarrista inglês Tony Iommi (um dos fundadores da banda Black Sabbath), que declarou estar a fazer um tratamento de transplante de células para tentar tratar uma mão, afectada por um enorme desgaste das cartilagens.

Os estudiosos afirmam que o uso de uma guitarra eléctrica implica diversos factores de risco de desenvolver uma lesão deste tipo, nos membros superiores, nomeadamente, os movimentos repetitivos, a força exercida sobre o instrumento e as posturas inadequadas.

Ler mais no TimesOnline.
.

11 de novembro de 2009

Pictogramas Olímpicos Londres'2012

Já são conhecidos os pictogramas para os Jogos Olímpicos de Londres, 2012.

Design: Someone

Foram produzidas 2 versões: as silhuetas e a versão "dinâmica", para ser aplicada em "merchandizing" diverso, posters, etc.


Exemplos da versão silhueta


Exemplos da versão dinâmica

Ler mais sobre esta assunto na CreativeReview

Digam-nos o que acham sobre estes pictogramas e sobre a opção de usar os pictogramas para um outro fim, que não o "wayfinding"!...
.

10 de novembro de 2009

Introdução à cultura visual

# Sugestão de leitura da semana:

Mirzoeff, Nicholas. (2009). An introduction to visual culture. Routledge. London.
ISBN 0415158761

Descrição:

"The emerging field of visual culture poses rough terrain for beginners with its nuanced distinctions and reliance on postmodern theory. Not until An Introduction to Visual Culture has any book attempted to present a comprehensive and accessible approach to this exciting new subject.

Nicholas Mirzoeff begins by defining what visual culture is, and explores how and why visual media--fine art, cinema, the Internet, advertising, performance, photography, television--have become so central to contemporary everyday life. He argues that the visual is replacing the linguistic as our primary means of communicating with each other and of understanding our postmodern world, demonstrating this through powerful examples, from Diana's funeral to the Latina singer Selena, and from the X-Files to Independence Day.


Mirzoeff then examines the importance of race and ethnicity, gender and sexuality, and the body in visual culture. These various forms of social discourse provide essential tools for reading images and thus define the study of visual culture as an inherently political project. Mirzoeff tackles the difficult subject of the gaze and the "other" and offers the reader a clear synthesis of these concepts.


Lively and provocative, An Introduction to Visual Culture offers an accessible entry to this new way of understanding images. "

.

9 de novembro de 2009

Rapidinhas...


# Prémios Nacionais de Design 2009

A cerimónia de entrega dos PND'09 decorreu no passado sábado, dia 7 de Novembro, na Culturgest. O nosso amigo Carlos Rosa recebeu, finalmente, o Prémio Sebastião Rodrigues, como já havíamos noticiado.

Aqui fica a lista dos premiados:

> Prémio Sena da Silva | Distingue empresas e designers

:: Prémio Design de equipamento/Industrial:
_"CaetanoBus", da Almadesign, Lda
_Linha "Rua", da Larus, Lda, com projecto do designer José Manuel Carvalho Araújo
_"Garden Grill", da Silampos, com projecto do designer Carlos Aguiar

Menções:
_SPAL Porcelanas, com "Attitude" e "Restart", projecto da designer Alda Tomás
_IETADESIGN, com "Papeleira Métrica", projecto de Rui Costa, Rui Vidigal e Raquel Costa

Prémio empresa de Design de equipamento/Industrial:
_Almadesign, Lda
_Larus, Lda
_Temahome, Lda

:: Prémio Design Gráfico | Comunicação:
_ALERT Life Sciences Computing, S.A, com Gestão e Comunicação da marca ALERT
_Designer João Bicker, com Colecção editorial da Fenda Edições
_Policarpo & Varejão, Lda, com Linha Boa Boca Gourmet

Menção:
_Flatland Design de Comunicação, Lda, com Materiais de Divulgação das Temporadas Gulbenkian

:: Prémio Design de Ambientes:
_P-O6 Atelier, Lda

:: Prémio Design de moda / têxtil:
_Miguel Rios Design, com System

> Prémio Daciano Costa | Distingue jovens designers de equipamento/industrial

Galardoado: Bruno Daniel Vieira Gomes
Menção: Rita Isabel Silvestre Botelho

> Prémio Sebastião Rodrigues | Distingue jovens designers de comunicação/gráfico
Galardoado: Carlos Rosa


# Workshop | Innovation and EcoDesign in ceramic industry

O workshop "Innovation and EcoDesign in ceramic industry", promovido pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia, tem como principal objectivo apresentar este projecto e a debater a sua concretização de forma a melhor responder às necessidades do sector da cerâmica e das instituições de ensino e saber em matéria de ecodesign. O workshop acontecerá no Auditório do LNEG em Alfragide no dia 13 de Novembro de 2009, às 14h30.
Agenda
Ficha de Inscrição



# Prémio Nacional Indústrias Criativas – Unicer/Serralves

Este Prémio tem como objectivo promover, apoiar, acompanhar e ajudar a implementar projectos na área das indústrias criativas que sejam inovadores, tenham viabilidade económica e financeira, sejam potenciadores de criação de novos postos de trabalho qualificado e produzam um efeito impulsionador na produção intelectual portuguesa no contexto de mercado global. Dos candidatos, serão seleccionados até 10 projectos finalistas, aos quais será dado apoio no processo de elaboração dos Planos de Negócios, a submeter na última fase do concurso. As candidaturas podem ser submetidas até 8 de Dezembro de 2009.
Mais informações
Regulamento


# Exposição colectiva | Fabric Features

A exposição colectiva organizada pela ArtistLevel Networks, que conta com trabalhos nas áreas do vídeo, fotografia, desenho, pintura, escultura e design de jóias, está patente na Fabric Features, na Benetton Megastore do Chiado, até 24 de Novembro 2009.


# Sudeste Europeu: Pessoas e Cultura

O concurso de fotografia "Sudeste Europeu: Pessoas e Cultura", promovido pela Direcção Geral para o Alargamento da Comissão Europeia, desafia todos os interessados, desde que sejam residentes da União Europeia, a representar, através de fotos, a cultura e o desporto no Sudeste Europeu. O prazo de submissão termina a 20 de Janeiro de 2010.


# Prémios Red Dot

O prazo para participar nos famosos prémios Red Dot termina no próximo dia 10 Fevereiro 2010.
.

8 de novembro de 2009

7 de novembro de 2009

Design quotes

"Designing a product is designing a relationship."
Steve Rogers
.

4 de novembro de 2009

Alimenta a tua criatividade

No meio de uma pesquisa, onde procurava outra coisa, acabei por esbarrar numa lista sobre recursos, técnicas, dicas e livros sobre criatividade.

Apesar de já não ser recente, pareceu-me bastante interessante... vale a pena explorar!

Aqui fica o link:
Essential Resources for Creativity
(163 techniques + 30 tips + books!)

.

3 de novembro de 2009

O que sabem os designers

# Sugestão de leitura da semana:

Lawson, Bryan (2004). What Designers Know. Burlington: Architectural Press.
ISBN: 0750664487

"Each chapter deals with a different technique from which we can best represent and make explicit the forms of knowledge used by designers. The book explores whether design knowledge is special, and attempts to get to the root of where design knowledge comes from. Crucially, it focuses on how designers use drawings in communicating their ideas and how they 'converse' with them as their designs develop. It also shows how experienced designers use knowledge differently to novices suggesting that design 'expertise' can be developed. Overall, this book builds a layout of the kinds of skill, knowledge and understanding that make up what we call designing.

1. Provides an exploration of research techniques giving an insight into the source of design knowledge

2. Illustrates how designers interact with their drawings and with computers in developing their knowledge
3. Provides the latest debates on the nature of design knowledge "


Outra obra, deste autor, já sugerida neste blogue: "How designers Think: The Design Process Demystified."
.

2 de novembro de 2009

Rapidinhas...


# Prémio de Design Automóvel SEAT/Automagazine.

Os estudantes de design, belas-artes e arquitectura, interessados, poderão concorrer ao concurso de Design Automóvel SEAT/Automagazine: edição de 2009, com o tema: "Um SEAT para a mulher moderna". O prazo para concorrer termina a 15 de Novembro de 2009.


# Instant house

FederlegnoArredo, em colaboração com o Politecnico di Milano, lançaram a segunda edição do concurso de design, para estudantes, INSTANT HOUSE. O tema deste ano diz respeito ao ambiente e à envolvente sonora (soundscape) das metrópoles contemporâneas. As propostas deverão ser entregues até 25 de Novembro de 2009.


# Concurso para criação de mascote para a Sport Rox

O concurso de Criação da Mascote SPORT ROX (imagem e nome) tem como objectivo a criação da mascote da marca SPORT ROX, que passará a ser utilizada em toda a comunicação com o seu público infantil. As propostas deverão ser entregues até 30 de Novembro de 2009.
Regulamento (PDF) e Ficha de inscrição (PDF).


# Art&Fashion | Bilbao international

O concurso internacional de design de moda "Art&Fashion", promovido pela Asociación Cultural Roda, destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos de idade. Poderão concorrer em 2 categorias: A) peças de vestuário, B) acessórios. O prazo para inscrição termina a 15 de Dezembro de 2009.
.

1 de novembro de 2009