19 de dezembro de 2009

Design Quotes

"Design is an opportunity to continue telling the story, not just to sum everything up."
Tate Linden
.

18 de dezembro de 2009

Postais de Natal animados



Para quem quer enviar postais de Natal diferentes aqui fica uma sugestão engraçada, das dicas de Internet da RTP # JibJab.
.

17 de dezembro de 2009

Five ways ergonomics has shaped your life


Five ways ergonomics has shaped your life # para saber um pouco mais sobre Ergonomia e sobre a exposição patente no Design Museum of London intitulada "Ergonomics - Real Design", que divulgámos na semana passada.

Acompanhar o blogue da exposição: http://www.realworlddesign.org/blog/
.

16 de dezembro de 2009

Design for Life by Philippe Strack

Design for Life é o nome de um programa, da BBC, apresentado pelo famoso Philippe Starck e que têm por principal objectivo encontrar o novo talento do design Britânico.

Design for Life from design on Vimeo.



Ver no Vimeo:
> Episódio 2
> Episódio 3
> Episódio 4
> Episódio 5
> Episódio 6
> Episódio 7
> Episódio 8
> Episódio 9
.

15 de dezembro de 2009

Design, ergonomia e emoção

# Sugestão de leitura da semana:

Mont'Alvão, Claudia, Damazio, Vera. (2008). Design, ergonomia e emoção. Mauad X. Rio de Janeiro

Descrição do livro:

"Emoção, prazer, afeto, satisfação, eram termos, até há pouco tempo, praticamente ausentes do vocabulário da Ergonomia e do Design. Hoje, eles se fazem cada vez mais presentes, dando relevo à idéia de que as pessoas estabelecem relações afetivas com os produtos que as cercam e que é possível projetar com o objetivo de proporcionar experiências prazerosas e desencadear sentimentos positivos nos usuários. Mas quais são os limites dos campos da Ergonomia e do Design e Emoção? Quais suas áreas em comum, suas diferenças e contribuições para os usuários? Foi no calor dessa saudável e instigante discussão que percebemos a grande lacuna que existe sobre o tema em geral – e em língua portuguesa, em particular – e que a idéia desta coletânea foi concebida.

Objeto de reflexão há milênios, a Emoção vem despertando crescente interesse em campos distintos do conhecimento, e também entrou na agenda do Design e da Ergonomia. Com isso ficou evidente o fato de que, muito mais do que forma física e funções mecânicas, os produtos abrangem formas sociais e funções simbólicas e devem ser projetados com o intuito de proporcionar experiências prazerosas e desencadear sentimentos positivos em seus usuários.

O recente encontro do Design e da Ergonomia com a Emoção e seu caráter interdisciplinar é o tema deste livro. Nele, o leitor encontrará trabalhos recentemente apresentados por pesquisadores brasileiros em importantes eventos internacionais e perspectivas variadas sobre este novo e promissor campo reconhecido como “Design Emocional”. Esta coletânea traz aos pesquisadores de Ergonomia e do Design idéias brasileiras sobre o tema que já transitam em âmbito internacional, e aos leitores – usuários de produtos de toda a ordem –, aspectos invisíveis e intangíveis do mundo construído. Também vem promover entre os professores uma discussão fundamental para a formação de futuros profissionais mais conscientes sobre os efeitos de seus projetos nos usuários e mais eficientes na construção de uma sociedade mais responsável e solidária."
.

14 de dezembro de 2009

Rapidinhas...


# ID 2010 Annual Design Review

Estão abertas as submissões de trabalhos a mais uma edição do Annual Design Review. O prazo para submissão de trabalhos termina a 15 de Dezembro de 2009, ou, depois dessa data (até 1 de Janeiro) sujeitas ao pagamento de uma taxa de inscrição.


# HUGO Create: Hugo Man 15º aniversário

Em 2010 a fragânia HUGO Man fará 15 anos. Para celebrar essa data a marca lançou um concurso especial HUGO Create destinado a designers, fotógrafos e ilustradores. As propostas deverão reflectir as impressões e emoções que estão associadas ao frasco da fragância. Deverão, ainda, conter o número 15. O prazo para submissão de trabalhos termina a 31 de Dezembro de 2009.


# Design Plus for Young professionals

O Design Plus, promovido pela Light+Building, está aberto, pela primeira vez, a estudantes e jovens recém licenciados em design de produto/industrial, arquitectura e design de ambientes. Os projectos, na área da iluminação, serão avaliados segundo 3 grandes critérios: design; ecologia e tecnologia. O prazo para submissão de trabalhos termina a 6 de Janeiro de 2010.


# Material Trends Award

O Material Trends Award, cujo foco são os materiais compósitos e as construções de baixo peso, destina-se a alunos e recém licenciados nas áreas do design e arquitectura. O prazo para registo de candidaturas termina a 26 de Janeiro de 2010.


# 4ª International Conference on Typography and Visual Communication (ICTVC)

A 4ª International Conference on Typography and Visual Communication (ICTVC), organizada pelo Departmento de Design & Multimedia de Universidade de Nicosia, decorrerá nos dias 17, 18 e 19 de Junho de 2010. A conferência, subordinada ao tema “Lending Grace to Language”, está a aceitar propostas de comunicações (resumos/abstracts) até ao dia 10 de Janeiro de 2010.
.

12 de dezembro de 2009

Design Quotes

"The fundamental failure of most graphic, product, architectural, and even urban design is its insistence on serving the God of Looking-Good rather than the God of Being-Good."
Richard Saul Wurman
.

11 de dezembro de 2009

Aprendam algo cada dia


O site "Learn something everyday", do design studio Young de Inglaterra, apresenta-nos, diariamente, pequenas curiosidades na forma de postais coloridos (também disponíveis em t-shirts).

Divertido... :)
.

10 de dezembro de 2009

Jorge Colombo distinguido pela revista Time


Capa da "New Yorker" de Jorge Colombo eleita a segunda melhor de 2009.
A ilustração que o designer português Jorge Colombo fez para o número de Junho da revista "New Yorker" foi eleita pela "Time" como a segunda melhor primeira página de 2009, entre as publicações norte-americanas. O desenho foi feito com a aplicação "Brushes", desenvolvida para o IPhone, que permite desenhar com o dedo sobre o visor do telemóvel. A pintura revela a figura de três pessoas, retratadas como se fossem a sombra de si mesmas, junto a um atrelado de venda de cachorros quentes. Para a "Time", citada pela agência Lusa, a ilustração não teria importância se estivesse apenas em causa a novidade do uso de uma nova tecnologia, mas o desenho de Jorge Colombo adequa-se aos padrões "irrepreensíveis" da "New Yorker". O designer, que colabora com aquela revista norte-americana desde 1994, e voltou a desenhar uma segunda capa para a New Yorker em Setembro; recorrendo à mesma técnica. No entender da "Time", a melhor capa de 2009 pertence à "New York", que em Fevereiro colocou Bernard Maddoff em destaque, com o rosto transformado num grotesco Joker, que remete de imediato para a personagem que o actor Heth Ledger interpretou no filme "Batman - o cavaleiro das trevas.

Drawn!


O blogue Drawn! é um projecto de um grupo de ilustradores, artistas, cartoonistas e todos os que se interessam pelo desenho.

Um excelente recurso, cheio de links e trabalhos muito inspiradores...
.

9 de dezembro de 2009

...de pernas para o ar...

# ver o mundo de pernas para o ar

Graças aos mecanismos ópticos do nosso aparelho visual as imagens do mundo chegam à nossa retina invertidas, ou seja, de pernas para o ar.



O cérebro converte-as para o posição correcta sem nenhum problema, porque essa lógica é mantida para tudo aquilo que vemos. Por isso, aquilo que consideramos ser a orientação normal do mundo é, assim, absolutamente relativa e determinada pelos hábitos visuais de uma vida.

O que aconteceria se invertêssemos esta orientação das imagens?

Nos últimos 100 anos, diversos investigadores, desde George Stratton (1896, 1897) investigaram esta questão. Para isso foram construídos óculos especiais que, através de um jogo de espelhos, invertem as imagens do mundo.


Óculos de inversão

Num estudo mais recente (Linden et al., 1999) pediram a voluntários para usar, diariamente, óculos deste tipo. Ao contrário do que seria de esperar, em apenas alguns dias, os indivíduos conseguiam fazer as suas actividades diárias com quase normalidade (incluindo ler, escrever e andar de bicicleta). A tarefa mais complicada foi a construção de objectos com peças 3D. Contudo, durante o tempo da experiência, os indivíduos tiveram sempre a consciência de que estavam num mundo de pernas para o ar. Análises neurológicas, realizadas durante a experiência, não revelam nenhuma alteração nos padrões da actividade neuronal do córtex visual. A adaptação parece ocorrer, maioritariamente, nas áreas motoras do cérebro.

Curiosamente, após tirarem os óculos, os participantes voltaram rapidamente ás rotinas visuais habituais.

Referências:
D.E.J., Linden, U. Kallenbach, A. Heineckeô, W. Singer, & R. Goebel (1999). The myth of upright vision. A psychophysical and functional imaging study of adaptation to inverting spectacles. Perception, 28(4)469-481 (PDF)

Stratton, G. (1896). Some preliminary experiments on vision without inversion of the retinal image. Psychological Review, 3, 611-617

Stratton, G. (1897). Upright vision and the retinal image. Psychological Review, 4, 182-187

Links:
Inverting Goggles Experiment
.

8 de dezembro de 2009

Reading images: the grammar of visual design

# Sugestão de leitura da semana:
Kress, G. R., & Leeuwen, T.V. (2006). Reading images: the grammar of visual design. (2nd edition), Routledge. ISBN: 0415319153, 9780415319157

Descrição do livro:

"This second edition of the landmark book "Reading Images" builds on its reputation as the first systematic and comprehensive account of the grammar of visual design. Drawing on an enormous range of examples from children's drawings to textbook illustrations, photo-journalism to fine art, as well as three-dimensional forms such as sculpture and toys, the authors examine the ways in which images communicate meaning. Features of this fully updated second edition include: new material on moving images and on color, a discussion of how images and their uses have changed through time, websites and web-based images, and ideas on the future of visual communication. "Reading Images'" focus on the structures or "grammar" of visual design: color, perspective, framing and composition, provides the reader with an invaluable "tool-kit" for reading images and makes it a must for anyone interested in communication, the media and the arts."

Ler mais sobre o livro no Goggle Books
.
.

7 de dezembro de 2009

Rapidinhas...


# Prémio João Branco 2009

O Prémio João Branco 2009, promovido pela UA e pela família do João Branco foi atribuído à equipa de investigação da UNIDCOM/IADE coordenada pelo prof. Doutor Eduardo Côrte-Real e constituída pelos profs. Martim Lapa, Vítor Simões, João Palla e pelos bolseiros Lara Reis e Shakil Rahim, com o projecto "Análise do papel multidisciplinar do Desenho na Cultura Visual portuguesa do Século XX dos anos 50 aos anos 70". O Júri decidiu ainda atribuir duas menções especiais aos projectos «Lugares Criativos para uma Cidade Colaborativa», de Teresa Franqueira, e «Speechant – Chanting & Speeching: Sistema de notação tipográfica para a educação de adultos», de Jorge dos Reis.
O prémio será entregue no decorrer da cerimónia do 36º aniversário da Universidade de Aveiro, agendada para 15 de Dezembro 2009, com início às 10h00, no auditório da Reitoria.


# Roberto Barbosa - um olhar de fogo

No próximo dia 11 de Dezembro de 2009, pelas 18h30, será lançado o livro "Roberto Barbosa - um olhar de Fogo" com biografia de Jorge Pinheiro e selecção de fotografias de Carlos Costa. O evento terá lugar no IADE Chiado Center.


# Ilustração em Portugal I - 1910-1940 de Theresa Lobo

No próximo dia 17 de Dezembro de 2009 será lançado o primeiro volume do livro "Ilustração em Portugal I - 1910-1940" da autoria de Theresa Lobo. O evento acontecerá no IADE Chiado Center em horário ainda a divulgar.


# Biblioteca multimédia online da Europa

A biblioteca multimédia online da Europa, "Europeana", já está acessível ao público, que através da Internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia. Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, tendo por exemplo de Portugal a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784.
Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço (www.europeana.eu), a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.
.

5 de dezembro de 2009

Design Quotes

"Content precedes design. Design in the absence of content is not design, it’s decoration."
Jeffrey Zeldman
.

4 de dezembro de 2009

Package design



No site "the dieline" podemos encontrar informação relacionada com "package design", das mais recentes inovações, passando por projectos realizados por alunos de design, aos velhos clássicos como, por exemplo, a evolução da famosa garrafa da Coca-Cola.
.

3 de dezembro de 2009

Inovação e design nos códigos de barras

Todos os designers gráficos irão, alguma vez, "sofrer" para incluir os obrigatórios códigos de barras nos seus projectos. Por vezes, e por muito pequenas que sejam, essas ricas negras acabam por criar algum impacto nas embalagens, capas de livros etc.



Na opinião da equipa do "Design Barcode", a solução pode residir na velha máxima - "se não os podes vencer, junta-te a eles". Isto é, se não te podes livrar das ricas, inclui-as no teu projecto e tira o máximo proveito delas...
.

2 de dezembro de 2009

Driving Ergonomics

A condução pode ser uma actividade muito desgastante e de elevado risco, especialmente se muito frequente e prolongada, agravada por veículos mal concebidos ou desajustados. Diversos estudos revelaram que a condução, sobretudo nos condutores profissionais, é um factor de risco para o surgimento de lesões músculo-esqueléticas, especialmente ao nível das costas e punhos.



Este é um assunto que interessa bastante, não só aos ergonomistas, como também aos designers envolvidos na concepção dos habitáculos dos veículos.
No site "Driving Ergonomics", da Universidade de Loughborough, podemos encontrar informações úteis e recursos diversos, relacionados com este tema.

1 de dezembro de 2009

A origem das espécies | C. Darwin

# Sugestão de leitura da semana: páginas originais do manuscrito "A origem das espécies", por Charles Darwin




No âmbito das celebrações do 150º aniversário da publicação da célebre obra de Charles Darwin - "On the Origin of Species", milhares de imagens de elevada qualidade dos manuscritos do investigador, já foram colocadas "on-line" (outras surgirão em breve).

Ver mais em http://darwin.amnh.org/
.