30 de janeiro de 2010

Design quotes

"Design is not the narrow application of formal skills, it is a way of thinking."
Chris Pullman
.

29 de janeiro de 2010

Manual de identidade visual


A Universidade de Brasília, cuja sigla é UnB, disponibiliza, no seu site, o manual de identidade visual. Este documento, disponível em PDF, pode ser obtido no site da UnB.

Para os alunos de design de comunicação este pode ser um excelente recurso, uma vez que exemplifica, na perfeição, como se deve fazer um manual deste tipo.
.

28 de janeiro de 2010

Sleepbox



A Sleepbox, concebida pelos arquitectos russos da Arch Group, é uma pequena caixa, com 2,00 x 1,40 x 2,30m, pensada para permitir que os viajantes possam dormir, com conforto e segurança, em locais públicos como aeroportos, estações de comboio ou de autocarro, sem perder tempo a procurar hotel. Em países com um clima temperado a Sleepbox poderá ser utilizada também nas ruas.



O espaço móvel inclui uma cama e está equipado com um sistema de mudança automática de lençóis, sistema de ventilação, alerta sonoro, televisão LCD incorporada, WiFi, plataforma para um computador portátil e auscultadores recarregáveis. Debaixo do chão há ainda um espaço para as malas. O pagamento poderá ser feito em terminais partilhados, que dariam ao cliente uma chave electrónica, sendo possível comprar 15 minutos ou várias horas.
.

27 de janeiro de 2010

John Filipe # vence concurso de design de óculos da Adidas


O designer português John Filipe ganhou o concurso de design de óculos da Adidas, para os Jogos Olímpicos de Inverno e 2010, que decorrerão em Vancouver, Canadá.
.

26 de janeiro de 2010

Diana Jung # Cartaz para dia da Europa


Diana Jung, estudante de design da ESAD de Matosinhos, é uma das 10 finalistas do concurso "I Love Europe", organizado pela Comissão Europeia, cujo propósito é conceber um cartaz para ilustrar o dia da Europa em 2010. O vencedor será escolhido por votação on-line.
Podem votar em http://www.designeurope2010.eu/
.

25 de janeiro de 2010

Rapidinhas

# Concurso de Design # Pavilhão Atlântico - Contentor para separação de resíduos

Este concurso de design tem como objectivo a concepção de contentores de separação de resíduos para o Pavilhão Atlântico (interior/exterior). Os contentores deverão ser modulares (permitindo a utilização de 2 ou 3 módulos), de fácil manuseamento, prevendo a separação dos três tipos de resíduos: vidros; embalagens (plástico, metal, embalagem de cartão para bebidas); papel/cartão. As candidaturas decorrem até 10 de Maio de 2010.
Mais informações: paula.gris@cpd.pt
www.cpd.pt

# Smart | fortwo

A smart lançou um concurso de design para a decoração de um fortwo, sob o lema: “open your mind”. Os projectos deverão ser apresentados até ao dia 23 de Fevereiro de 2010.
www.styleyoursmart.com

# 23º Concurso de Design de Mobiliário de Manacor

A associação empresarial de Fusta de Balears, com sede em Manacor - Ilhas Baleares, lançou um concurso de design de mobiliário. A data limite de apresentação de propostas é 24 de Março de 2010.

# Wolda' 09 | The worldwide logo design annual

Até ao próximo dia 31 de Janeiro de 2010 ainda é possível concorrer ao Wolda’ 09.

# XX Simpósio de Design e Tecnologias Gráficas | ARTEC

O XX Simpósio Internacional de Design e Tecnologias Gráficas, subordinado ao tema Rewind Pause Forward, é organizado pelo ARTEC e decorrerá nos dias 14, 15 e 16 de Abril, no Instituto Politécnico de Tomar. Até ao próximo dia 31 de Janeiro de 2010 poderão ser submetidas propostas para comunicações orais, dentro das temáticas especificadas para o evento: O Design e as Tecnologias Gráficas. Estas devem ser debatidas numa visão retrospectiva da evolução do design e da indústria gráfica nestes últimos 20 anos. Os resumos não devem exceder a meia página A4.
Informações: 20artec10@gmail.com | http://portal.estt.ipt.pt
.

24 de janeiro de 2010

Sem palavras...




Posto de trabalho desdobrável. Design dos Holandeses da Kapteinbolt.
.

19 de janeiro de 2010

3D... sim ou não?

Nos últimos dias, a propósito do filme "Avatar", que pode ser visualizado a 3D nas salas de cinema, muito se tem falado das novas possibilidades e, também, dos efeitos adversos associados à Realidade Virtual e à Realidade Aumentada.
Este é um assunto que me interessa bastante e no qual tenho estado a trabalhar, no âmbito do meu trabalho de doutoramento.



Não fiquei surpreendida com o facto de se verificarem efeitos adversos na visualização do filme a 3D (ex. dores de cabeça, enjoo, fadiga visual, etc). Diversos estudos já tinham revelado que uma percentagem de pessoas (entre 5 e 10%) sofrem destes efeitos adversos, devido a características individuais diversas. O que me surpreendeu foi a total ausência de informação, alertando os espectadores para a possíbilidade de virem a sofrer desses efeitos.

Não se pode aceitar tal silêncio, muito embora se compreenda a sua razão...

Contudo, apesar das limitações actuais, a Realidade Virtual e Aumentada são áreas espantosas, com imenso potencial, que vão ser alvo de um grande pico de desenvolvimento no futuro próximo.

Para os interessados, sugiro o programa "Falar Global", emitido na Sic Notícias, com o tema "Sexto sentido tecnológico", onde foi entrevistado António Câmara da Ydreams.
.

10 de janeiro de 2010

5 de janeiro de 2010

Turquesa!


O instituto Pantone, elegeu o turquesa como o tom de 2010. Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute, justifica a escolha: "O turquesa é uma cor de escape, que transmite segurança, tranquilidade, e, se usada com tons de verde e branco, potencializa esses sentimentos", conta.
Ler mais em: http://www.pantone.com/pages/MYP_mypantone/mypInfo.aspx?ca=75&pg=20706