29 de setembro de 2010

2-Be-Safe - 2 Wheeler Behaviour and Safety

Eu já fui uma motociclista activa. Conduzi, durante cerca de 10 anos, uma Kawazaki ZZR600 (chamada, por muitos, a moto assassina). Infelizmente a minha coluna já não me deixa conduzir motos... Mas, claro, continuo a adorar motas e a sonhar que um dia poderei voltar à acção.

A mota é um veículo extraordinário mas, também, muito especial e com o qual é preciso ter muito cuidado e cabeça bem assente. Nesse sentido, é com um gostinho especial que divulgo um estudo que envolve Ergonomia e motos :D


No âmbito do Projecto Europeu 2-Be-Safe - 2 Wheeler Behaviour and Safety está a decorrer, até 11 de Outubro, na Secção Autónoma de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, situada na Cruz Quebrada, perto do complexo do Estádio Nacional, um estudo sobre comportamento dos motociclistas.

O objectivo geral do estudo tem que ver com a investigação dos factores comportamentais e ergonómicos ligados a erros humanos e acidentes, visando desenvolver medidas para melhorar a segurança dos condutores de motociclos.

Deste modo é necessária a colaboração de 24 motociclistas nacionais com o seguinte perfil:
- Idade: 25 a 50 anos
- Sexo: masculino
- Experiência: mínimo de 2 anos e 10000 km de condução de motos.

Os participantes serão distribuídos por 2 grupos, em função do tipo de uso que fazem da sua mota:

Grupo A – Desportivos:
Entusiastas das motos desportivas, guiam motas rápidas (por vezes, em pista) por entretenimento e lazer. Por exemplo: Yamaha YZF R1, R6, Suzuki GSXR, 700cc, 1000 cc, Ducati sport1000 S, Aprilia RSV 1000, Kawazaki ZX6R, Honda 600 CBR, 1000, Triumph Daytona 675...

Grupo B – Utilitários/Scooter:
Usam a moto principalmente para viagens casa-trabalho, normalmente Scooter 125 ccm3 (ou mais ccm3) e normalmente não têm licença específica de moto (têm carta de condução de automóvel).

A experiência consiste em duas partes, com duração total prevista de 1 hora e 30 minutos:

1. Utilização de um software que permite a observação de um conjunto de 24 pequenos vídeos (cerca de 20 ou 30 segundos cada) de situações rodoviárias e sua classificação usando um conjunto de escalas de avaliação.
2. Resposta a 2 pequenos questionários para caracterizar melhor o perfil dos motociclistas.

Para os possíveis interessados, seguem os contactos do investigador responsável:

José Domingos Carvalhais

Professor Auxiliar
Universidade Técnica de Lisboa
Faculdade de Motricidade Humana
Secção Autónoma de Ergonomia
E-mail: jcarvalhais@fmh.utl.pt

http://www.fmh.utl.pt/ergonomia/docentes/pdocentes/JCarvalhais/JCarvalhais.htm

Estrada da Costa
1495-688 Cruz Quebrada
PORTUGAL
Tel.: + 351.214149154
Fax: +351.214144720

1 comentário:

José María Souza Costa disse...

vim lhe convidar para visitar o meu blog.e se possivel seguirmos por eles.Estaremos gratos. Abrass
sigamos aqui
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com