11 de abril de 2006

Communication Design

Frascara, Jorge (2004). Communication Design. Principles, Methods, and Practice. Allworth Press.
ISBN: 1581153651

Mais um livro sobre design de comunicação. Esta obra dá-nos uma perspectiva, muito completa, desta área do design sempre em mutação. O autor procurou transmitir o seu entendimento da prática e da teoria do design de comunicação. Somos estimulados a olhar para o design numa abordagem integrada, multidimensional e muito mais interessante do que apenas os aspectos ligados ao gosto e ás modas. O livro é complementado com exemplos práticos, estudos de caso e referências às mais avançadas pesquisas efectuadas na área.

Índice de conteúdos:
1- A description of the Field;
2- Historical Context;
3- Design Principles: Functional Requirements;
4- Methods and Planning;
5- The Practice: Professional Areas;
6- Computer Technologies and Communication Design;
7- Culture and Society.

5 comentários:

CORTO MALTESE disse...

Se é igual ao da Naturgaz em Espanha desconhhecia. Todos nós sabemos é que é igual ao logo de uma serralharia no norte do país que dá pelo nome de "sr. Feliz". Existiu uma polémica há sensivelmente 1 ano em que a dita serralharia processou a EDP, mas como é óbvio, neste país as grandes empresas são sempre protegidas.
Devia de ter existido por parte do designer uma pesquisa e investigação das empresas da área, para que não criasse um logo igual ao de uma empresa do mesmo ramo, apesar de ser em Espanha!
É de facto triste quando percebemos que o design nacional, por vezes "copia" outros suportes gráficos de outras instituições.

Tenho alguns exemplos em:
http://molho-de-brocolos.blogspot.com/2005_05_01_molho-de-brocolos_archive.html

http://molho-de-brocolos.blogspot.com/2005_07_01_molho-de-brocolos_archive.html

Atom Ant disse...

Caro Vladimir, não conhecemos essa marca. Será que nos podia enviar um link?
Obrigada

Anónimo disse...

O link da empresa é:
http://www.naturgas.es/html/public/es/index.php

Atom Ant disse...

Estive a investigar e conclui que a semelhança, entre os símbolos, se deve ao facto da Naturgas ser do grupo EDP.

Felizmente não se trata de um caso de plágio!!!

Não sei porque razão decidiram optar por usar uma versão azul do símbolo original em vez de um novo símbolo!... Talvez porque desejassem manter alguma coerência de linguagem.

Para mais informações pesquisem no link:
http://www.naturgas.es/html/public/es/index.php?mod=conocenos_presentacion

CORTO MALTESE disse...

A Naturgas não é plágio... mas a serralharia "sr Feliz" é! E disso não tenho dúvidas!
Tenho pena de não ter imagens...