24 de setembro de 2009

Design para interacção intuitiva


"Study pushes the button on intuitive design"

Um investigador da Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália, está a desenvolver um estudo com o objectivo de tornar alguns equipamentos actuais (ex. telefones móveis, leitores de DVD) mais usáveis por utilizadores idosos.

Segundo Simon Lawry, se o produto for concebido com base numa "interacção intuitiva", ou recorrendo a conhecimentos obtidos através de outras experiências, poderá melhorar a independência (inclusão) dos idosos.

O estudo implica a observação de utilizadores, com mais de 18 anos, durante o uso quotidiano destes equipamentos, recorrendo a gravações vídeo-aúdio e entrevistas. Serão focados 4 grupos de utilizadores, de diversas faixas etárias: 18-44 anos; 45-59; 60-74 e mais de 75 anos e serão avaliados aspectos como a sua familiaridade com os produtos, os conhecimentos existentes sobre os produtos, o uso, etc.

Muito embora o estudo decorra na Austrália seria, na minha opinião, muito interessante a sua replicação noutros países. Podendo, de uma comparação posterior, resultar um conhecimento novo muito útil...

Deixo, por isso, um alerta sobre um estudo interessante a acompanhar, sobretudo para os inúmeros designers que estão à procura de temas para os seus estudos de mestrado...

Para mais informação, ou para se oferecerem como voluntários para recolha de dados, devem contactar:
e-mail - s.lawry@qut.edu.au
telefone: + (código da Austrália) 3138 9183.
.

Sem comentários: