21 de dezembro de 2006

4º Conferência Factores Humanos e Produtividade



No próximo dia 12 Janeiro 2007 ocorrerá a 4ª conferência Factores Humanos e Produtividade - Desafios na Engenharia Industrial / Sector Serviços. Este evento é organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

(...) “Apresentação
A adequação humana de postos de trabalho aos requisitos tecnológicos e às exigências de produtividade representa uma nova fronteira para muitos profissionais de engenharia, exigindo da parte destes um conjunto de conhecimentos que se difundem entre a medicina do trabalho, a ergonomia, a sociologia, a psicologia e o ambiente físico/químico. Esta multidisciplinaridade de conhecimentos cria novos desafios aos profissionais de engenharia, em particular quando estes são solicitados a intervir na concepção e optimização de sistemas produtivos cujo desempenho depende fortemente da actividade humana.

Objectivos
O objectivo da conferência é promover junto dos profissionais de engenharia a divulgação de técnicas e metodologias directamente relacionadas com a adequação humana de sistemas produtivos, bem como salientar as vantagens obtidas ou previsíveis para a organização no respeitante a aspectos como Produtividade, Eficácia, Qualidade, Satisfação do Cliente, Cumprimento de Prazos e rentabilidade Económico-Financeira.
”(...)

Principais comunicações (resumo):

11.00- Avaliação de Risco Biológico no Ar Interior de Edifícios. Análise do Ar Ambiente, Lda. Eng. Gerard Bailey (Gerente, Environmental Sciences, M.Sc., B.Sc.)
11.45- Organização da limpeza em Espaços Comerciais -A busca da excelência na prestação dos serviços de limpeza.
Safira Services SA. Eng. Inês Lima Reis (Resp. do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade Ambiente e Segurança).
12.15- A Produtividade na Banca: Alguns dados quantitativos sobre o caso português no período 2000 a 2005.
ISEG/UTL - Instituto Superior de Economia e Gestão. Prof. Carlos Pereira da Silva (Departamento de Gestão).
14.30- A Dimensão Humana dos Profissionais em Hotelaria. Grupo SOL MELIÁ. Dr. Vasco Malaquias de Lemos (Director Geral de Operações Portugal)
15:00- O papel do trabalho intelectual na produtividade industrial. Accenture, Consultores de Gestão SA. Eng.º Carlos José Baptista da Paz (Responsável pela área de serviços de Human Performance para Portugal e Angola).
15:30- O desenvolvimento da indústria de software em Portugal & Contributo do Windows Vista para a produtividade. Microsoft. Eng. Vítor Santos (Academic Computer Science Program Manager).

16:30- Prevenção de riscos profissionais nos enfermeiros Centro de Medicina de Reabilitação – Alcoitão. Enf. Graça Góis (Directora do CMR); Enf. Cláudia Bagulho (enfermeira graduada)
17:00- Fadiga em Meio Aeronáutico. Alterações do Sono Transmeridianas e não Transmeridianas. UCS – Cuidados Integrados de Saúde, SA (TAP Air Portugal.Dr. José Pinto Ferreira (M.Sc Airspace Medicine, Director do centro de Medicina Aeronáutica da TAP Air Portugal).


Local do evento e contactos:

Universidade Nova de Lisboa
Secção de Ergonomia
DEMI – Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Quinta da Torre2829 – 516 Caparica
Tel. 21 294 85 42
Fax 21 294 85 67
E-mail:FHP2007@fct.unl.pt


Sem comentários: