Quando se concebe pictogramas com representação da figura humana, uma questão que não é fácil de resolver é a do género. Isto é, como desenvolver uma solução que não seja tendenciosa, sexista, ou, discriminatória face ao género?
Vou dar alguns exemplos para ajudar a entender este problema.
Figura 1. Pictogramas para sala de confereências, auditório ou algo similar.
Veja-se o caso do pictograma referente a auditório/sala de conferencias na imagem do canto esquerdo. Foi usada a figura masculina. Está errado!
A não ser que se trate de um evento exclusivamente masculino, não deveria ser usado este pictograma. A melhor opção seria um pictograma que fosse omisso quanto ao género, como é o caso da imagem do canto direito.
Mas, ainda pior do que o caso que acabei de referir, são os casos onde se aplicam esteriótipos. Veja-se os exemplos seguintes...
Figura 2. pictogramas com esteriótipos evidentes
Colocar a mulher a fazer as compras do supermercado, ou, a cuidar das crianças, enquanto os homens fazem actividades de lazer, ou, se armam em heróis, não é nada correcto!
Para evitar esta questão, alguns autores defendem o uso de 2 figuras, uma de cada sexo. Na teoria isso pode ser uma boa solução. Porém, em alguns casos, irá complicar muito a solução e, inclusivamente, gerar algumas confusões na descodificação da mensagem.
Figura 3. pictogramas com ambos os géneros
Veja-se o caso do sinal, do canto esquerdo, que significa porta-corta-fogo. Quando o sujeitei a um teste de compreensão, a maioria dos respondentes associou-o a WC. Tudo por causa das duas figurinhas humanas, homem e mulher, colocadas lado a lado.
Então, se esse é o problema, podemos colocar mais figurinhas. Para quebrar o paradigma do WC podemos, por exemplo, usar 3 figurinhas, como acontece no sinal do elevador, no canto direito. Mas, eis que surge novo problema... Vamos usar 2 homens e 1 mulher? Ou 2 mulheres e 1 homem?...
Esta é, de facto, uma questão sensível e de difícil resolução...
.
4 comentários:
não é feminino?
É claro! Já corrigi o erro. Não tinha dado conta... Obrigada
Para além da questão se são dois homens e uma mulher, ou duas mulheres e um homem... qual del@s fica no meio xD
As questões da expressão género ainda acresce os problemas de identidade de género. A legislador demitiu-se deste papel social.
Se já é difícil chegar a um consenso face à questão da escolha do género, o que dizer da identidade do género???...
Sobretudo sobre o reconhecimento de indicadores, como o cabelo, a roupa, etc., como definidores de um género em particular...
Esse é um bom tópico para outro pequeno artigo ;)
Enviar um comentário