23 de maio de 2006

Design for communication

Resnick, Elizabeth (2003) Design for Communication: Conceptual Graphic Design Basics. Wiley.
ISBN: 0-471-41829-3





O que distingue um designer gráfico de um especialista em Coreldraw, Freehand, Pagemaker, Photoshop ou outros?

No meu entender, essencialmente, a “licença” para ser designer!!!...

Muitas outras diferenças entre estes dois actores do design são críticas. Mas, se o primeiro pode e deve também ser o segundo, o inverso não é verdade. Porém, na realidade, isso não é aquilo que acontece por cá. Grande parte do mercado de design está preenchida por técnicos de software de desenho vectorial, paginação e tratamento de imagem…
Para os mais distraídos nestas “pequenas” (mas imensas) diferenças eu aconselho a leitura deste livro. Nele podem encontrar uma abordagem ampla dos princípios básicos do design, ilustrados por trabalhos realizados por alunos de design. Também é possível reflectir um pouco sobre o processo criativo e as metodologias do design (uma das grandes diferenças entre designers e não designers).
Um aspecto muito interessante neste livro é a forma como apresenta os conteúdos. O livro expõe 42 problemas projectuais de design gráfico e tipografia, explanadas por professores universitários, que nos ensinam os processos fundamentais, conceitos e técnicas usados para os resolver ilustradas por soluções criadas por alunos e uma respectiva análise crítica.

Os problemas projectuais estão organizados em 6 secções:1) The elements and principles of design; 2) Typography as image; 3) Creative word play; 4) Word and image; 5) Grid and visual hierarchy; 6) Visual advocacy.

Sem comentários: