16 de maio de 2006

Design para os extremos

Kroemer, Karl H.E. (2005).
"Extra-Ordinary" Ergonomics: How to Accommodate Small and Big Persons, The Disabled and Elderly, Expectant Mothers, and Children. CRC Pr.

Nenhuma solução de design será óptima se não for ajustada, adequadamente, ao Homem. Mas, todos sabemos que, nem sempre é possível resolver os problemas e, ao mesmo tempo, contemplar toda a variabilidade humana. Porém, existem situações onde, devido a diversos constrangimentos, as soluções resultarão de um processo de negociação. Veja-se o caso da antropometria. Nem sempre é possível fazer a opção entre o percentil 5 e 95. Em alguns casos, a solução passa pela escolha de uma medida que procura satisfazer o maior número de utilizadores. Mas, atenção, isso não equivalerá à escolha de uma medida média, pois a ideia de Homem médio é uma falácia. Em todo o caso, é fundamental que ocorra uma adequação métrica ao homem pois, caso isso não se verifique, ocorrerão desajustes que provocarão a ocorrência de queixas, desconforto, lesões, que poderão resultar em acidentes ou doenças. O mesmo ocorre ao nível das exigências visuais, auditivas, cognitivas, etc.
Para auxiliar todos os envolvidos na concepção, este livro pretende ajudar a lidar com os extremos da população humana, em termos métricos, etários e de competências. Podemos obter, neste livro, algumas indicações úteis para conceber para os muito grandes, muito pequenos, para os fragilizados, para as mulheres grávidas, para os mais idosos e até para alguns tipos de deficiências. O livro apresenta-nos diversas metodologias para avaliar as características, capacidades e limitações daqueles que não correspondem ao "Homem padrão".

Este livro é uma ferramenta importante ao serviço do design universal e inclusivo mas, não deve ser encarado como um livro de receitas!...

Índice de conteúdos:
1) "Extra-Ordinary" Individuals and Groups of People; 2) Assessment Methods and Techniques; 3) Principles of Human Factors Engineering; 4) Design for Movement: With Special Solutions for the Very Small and Big, for Those With Lower Back Problems, and for Bedridden Persons; 5) Design for Persons with Disabilities;6) Design for Aging; 7) Design for Expectant Mothers; 8) Design for Children and Adolescents.

Sem comentários: