1 de dezembro de 2006

HOMENAGEM A MÁRIO CESARINY



Mário Cesariny 1923 - 2006

Neste blog tentamos divulgar o que achamos de importante se passa no campo cultural neste País. É agora a vez de prestarmos homenagem a mais um artista nacional que nos deixou, assinalando aqui a perda de mais um importante nome da nossa cultura. O certo é que ao escrever a História, com a sua irreverência e genealidade nos vários campos da Arte, Mário Cesariny tornou-se para sempre imortal.

Bibiografia resumida do artista:

Morreu Mário Cesariny, o autor do poema “Autografia”, e personagem do documentário com o mesmo nome, realizado no ano de 2004, ano em que Mário Cesariny contava 81 anos.

MÁRIO CESARINY DE VASCONCELOS nasceu no dia 9 de Agosto de 1923 em Lisboa. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça.
Considerado representante máximo do surrealismo em Portugal, o seu encontro com André Breton (1947) é um marco no desenvolvimento do seu trabalho literário. Após fazer parte do Grupo Surrealista de Lisboa, e ter-se desentendido com as suas linhas orientadoras, ele mesmo funda o “Grupo Surrealista Dissidente”, implementando uma nova linha estética e experimental, denominada de "Cadáver Exquisito".

Durante a sua vida esteve sempre rodeado de arte, foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, e também pintor.
Mário Cesariny de Vasconcelos, entre muitas coisas que foi na vida, era também um homem que amava outros homens e que viveu o seu tempo com irreverência, mas sempre consciente da tacanhice do seu país.

1 comentário:

Atom Ant disse...

O pior é que, parece que não surgem novos génios para ocupar os lugares agora deixados vazios, como seria normal... O que se passa com este país, que anda a atrofiar as artes???