14 de dezembro de 2006

Reutilizar com criatividade

Gostei de conhecer o projecto “Salt & Pepper”, da designer Rita Botelho. No essencial, este projecto reutiliza as caixas plásticas, dos rolos fotográficos, dando-lhe uma nova função. As características formais, materiais e funcionais destas embalagens foram aproveitadas com inteligência. Apesar das embalagens terem sido concebidas, na sua origem, para um fim diferente, o seu novo propósito central é, em parte, o mesmo. Nesta nova “vida” continuam a ser contentores mas, agora, também dispensadores. As diferentes cores das tampas (que distinguem as diferentes sensibilidades das películas), servem agora para distinguir entre sal e pimenta. Os furos, para a saída dos temperos, também funcionam como uma sinalética redundante, facilitando a identificação do conteúdo, que seria difícil de perceber devido à opacidade do material.

Resta-me elogiar este projecto e dizer que é um óptimo exemplo de design com preocupações ecológicas. Contudo, duvido da sua longevidade pois, suspeito que estas embalagens estarão em vias de extinção, devido à proliferação das tecnologias de imagem digital.

Contacto: ritabotelho.design@gmail.com

1 comentário:

Maria Ferreira disse...

Mas existem embalagens de outro tupo que se podem adaptar, por exemplo as das tiras da diabetes, até certos frascos de medicanentos...
Importante é .