15 de dezembro de 2009

Design, ergonomia e emoção

# Sugestão de leitura da semana:

Mont'Alvão, Claudia, Damazio, Vera. (2008). Design, ergonomia e emoção. Mauad X. Rio de Janeiro

Descrição do livro:

"Emoção, prazer, afeto, satisfação, eram termos, até há pouco tempo, praticamente ausentes do vocabulário da Ergonomia e do Design. Hoje, eles se fazem cada vez mais presentes, dando relevo à idéia de que as pessoas estabelecem relações afetivas com os produtos que as cercam e que é possível projetar com o objetivo de proporcionar experiências prazerosas e desencadear sentimentos positivos nos usuários. Mas quais são os limites dos campos da Ergonomia e do Design e Emoção? Quais suas áreas em comum, suas diferenças e contribuições para os usuários? Foi no calor dessa saudável e instigante discussão que percebemos a grande lacuna que existe sobre o tema em geral – e em língua portuguesa, em particular – e que a idéia desta coletânea foi concebida.

Objeto de reflexão há milênios, a Emoção vem despertando crescente interesse em campos distintos do conhecimento, e também entrou na agenda do Design e da Ergonomia. Com isso ficou evidente o fato de que, muito mais do que forma física e funções mecânicas, os produtos abrangem formas sociais e funções simbólicas e devem ser projetados com o intuito de proporcionar experiências prazerosas e desencadear sentimentos positivos em seus usuários.

O recente encontro do Design e da Ergonomia com a Emoção e seu caráter interdisciplinar é o tema deste livro. Nele, o leitor encontrará trabalhos recentemente apresentados por pesquisadores brasileiros em importantes eventos internacionais e perspectivas variadas sobre este novo e promissor campo reconhecido como “Design Emocional”. Esta coletânea traz aos pesquisadores de Ergonomia e do Design idéias brasileiras sobre o tema que já transitam em âmbito internacional, e aos leitores – usuários de produtos de toda a ordem –, aspectos invisíveis e intangíveis do mundo construído. Também vem promover entre os professores uma discussão fundamental para a formação de futuros profissionais mais conscientes sobre os efeitos de seus projetos nos usuários e mais eficientes na construção de uma sociedade mais responsável e solidária."
.

Sem comentários: