7 de dezembro de 2009

Rapidinhas...


# Prémio João Branco 2009

O Prémio João Branco 2009, promovido pela UA e pela família do João Branco foi atribuído à equipa de investigação da UNIDCOM/IADE coordenada pelo prof. Doutor Eduardo Côrte-Real e constituída pelos profs. Martim Lapa, Vítor Simões, João Palla e pelos bolseiros Lara Reis e Shakil Rahim, com o projecto "Análise do papel multidisciplinar do Desenho na Cultura Visual portuguesa do Século XX dos anos 50 aos anos 70". O Júri decidiu ainda atribuir duas menções especiais aos projectos «Lugares Criativos para uma Cidade Colaborativa», de Teresa Franqueira, e «Speechant – Chanting & Speeching: Sistema de notação tipográfica para a educação de adultos», de Jorge dos Reis.
O prémio será entregue no decorrer da cerimónia do 36º aniversário da Universidade de Aveiro, agendada para 15 de Dezembro 2009, com início às 10h00, no auditório da Reitoria.


# Roberto Barbosa - um olhar de fogo

No próximo dia 11 de Dezembro de 2009, pelas 18h30, será lançado o livro "Roberto Barbosa - um olhar de Fogo" com biografia de Jorge Pinheiro e selecção de fotografias de Carlos Costa. O evento terá lugar no IADE Chiado Center.


# Ilustração em Portugal I - 1910-1940 de Theresa Lobo

No próximo dia 17 de Dezembro de 2009 será lançado o primeiro volume do livro "Ilustração em Portugal I - 1910-1940" da autoria de Theresa Lobo. O evento acontecerá no IADE Chiado Center em horário ainda a divulgar.


# Biblioteca multimédia online da Europa

A biblioteca multimédia online da Europa, "Europeana", já está acessível ao público, que através da Internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia. Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, tendo por exemplo de Portugal a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784.
Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço (www.europeana.eu), a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.
.

Sem comentários: