11 de agosto de 2006

Conseguem resolver estes problemas?



A Oxford Creativity e o Bath Institute of Medical Engineering (BIME) estão a promover a TRIZ Competition, que procura divulgar o uso do método TRIZ, através da resolução de três problemas de design.

O que é o TRIZ?
O TRIZ (Theory of Inventive Problem Solving) é um conjunto de ferramentas que podem ser usadas para resolver qualquer tipo de problemas mas, é particularmente útil para resolver problemas de design. Segundo os seus promotores este método científico favorece o surgimento de soluções elegantes, inteligentes e baratas. Ao que parece, aqueles que aprenderam a usar este método, têm tido óptimos resultados.

Problemas a resolver, usando o método TRIZ:

Problema 1: Get Up and Go
Uma pessoa está sentada no chão (talvez num piquenique) e quer levantar-se, no entanto, as suas pernas são demasiado fracas para o fazer. Devem conceber uma solução que ajude esta pessoa a erguer-se, sem a ajuda de terceiros. Devem ainda considerar que, essa pessoa, pode andar sozinha mas pode ter força limitada nos braços. A solução deve ser adequada a ser usada tanto em casa como no exterior. Deve ser leve e transportável pelo próprio utilizador. Podem recorrer a dispositivos eléctricos e/ou mecânicos, se acharem conveniente.

Problema 2: Get Your Leg In
É necessário encontrar um sistema de compressão para as pernas, alternativo ás vulgares meias de descanso usadas por pessoas com varizes. Estas meias são difíceis de vestir e despir, requerendo bastante mobilidade e destreza que, pessoas com limitações físicas não possuem. A solução poderá passar por propostas de compressão radicalmente diferentes das meias ou, pela criação e/ou aperfeiçoamento dos sistemas de auxílio ao uso destas meias. Também podem combinar estas três opções.

Problema 3: Get Reading
É necessário conceber um sistema que auxilie as pessoas, que estão nos cuidados intensivos, a ler livros. Alguns doentes internados estão tão fracos, ou tão limitados nos movimentos, que nem conseguem suster um livro nas mãos. Poder ler um livro pode ser uma pequena maravilha para ajudar a passar o tempo e a ganhar ânimo para a recuperação. A solução deverá ser regulável em altura e afastamento, tomando em consideração as distâncias e ângulos de leitura normais, sem limitar os movimentos do doente. Deve ser uma solução segura, e adequada ao ambiente hospitalar e para ser usada numa cama de hospital. Se for caso disso, podem ser modificados ou danificados os livros. Podem recorrer a dispositivos eléctricos e/ou mecânicos, podendo o equipamento ser colocado na cama por terceiros.

Não foram colocadas limitações ao número de propostas que cada concorrente pode enviar. Para concorrer devem preencher a ficha de candidatura e submete-la antes de 1 de Outubro de 2006. Os resultados serão anunciados a 4 de Dezembro de 2006.