O MoMa, de Nova Iorque, exibe, até ao próximo dia 7 de Janeiro de 2008, a exposição “Georges Seurat: The Drawings”. Mas, para além dos fantásticos desenhos de Seurat, esta exposição tem outro ponto de interesse, os quiosques interactivos onde é possível folhear, virtualmente, os cadernos de esboços do artista. Este projecto foi encomendado, pelo museu, ao Behavior Design.
Parece coisa banal mas, o uso desta tecnologia, permite aos visitantes comuns um acesso bastante interactivo a conteúdos que, de outra forma, lhe estariam vedados. Em alternativa, o museu podia exibir fotografias, ou até vídeos, dos cadernos mas, essas formas de exibição não provocariam a mesma sensação nos visitantes pois, a sua interacção e sensação de presença, seriam bem menores.
A navegação é simples, não excessivamente regrada e bastante flexível, possibilitando experiências diversas a quem o usa. A interacção com o quiosque é possível através de processos diversos: carregando no avançar - retroceder; carregando nas páginas dos cadernos e/ou nas fotos em miniatura. Ao que parece, os quiosques têm sido um sucesso e têm agradado bastante ao público da exposição.
A exposição parece, assim, querer honrar o espírito de Seurat que era, ele mesmo, um grande adepto da tecnologia. O seu grande desejo era conseguir, com a arte, levar os outros observar a vida de novos ângulos e a criar abordagens inovadoras…
Sem comentários:
Enviar um comentário