4 de dezembro de 2007

Water Shelter



O Water Shelter foi concebido para ajudar as populações carenciadas, das zonas rurais de países em desenvolvimento, sujeitas a catástrofes naturais recorrentes como, por exemplo, inundações.

No site de Robert Nightingale, o autor do Water Shelter, podem ter uma noção, muito interessante, do processo de concepção deste produto. Neste projecto também participaram ONGs, como a ACNUR e outras organizações locais de Moçambique e da Zâmbia.

O Water Shelter é composto por um recipiente central, semelhante a um bidão, que satisfaz 4 necessidades básicas presentes numa situação de deslocação de emergência das populações: abrigo; água potável; produtos diversos e informação.



O abrigo pode ser usado em 3 versões distintas – em trânsito; em transição e reconstrução. A versão em trânsito providencia abrigo de emergência durante a procura de locais mais seguros. A versão de transição permite a acoplagem de materiais locais (como erva e paus) para ampliar a sua dimensão. Na versão mais completa, o abrigo oferece condições razoáveis de habitabilidade e conforto, para períodos de tempo mais alargados. Para além disso, a forma da cobertura (lona) permite a recolha de água da chuva.

Mais um excelente exemplo daquilo que se pode designar por design for life!


Num pequeno vídeo, no YouTube,
é possível ver uma animação do produto a funcionar.



Via:
ecofactory
Nota: obrigada Cátia, pelo link... um abraço


Sem comentários: