Foram apresentadas as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Vancover 2010, Canadá, que foram criadas pelos designers Vicki Wong e Michael Murphy, da Meomi. Elas foram baptizadas como Miga, Quatchi e Sumi.
São figuras simpáticas mas, no meu entender, de difícil memorização.
Se eu tivesse que criar critérios de avaliação de mascotes, um deles, e muito importante, seria a taxa de evocação bem sucedida, ou, talvez, a percentagem de detalhes recuperados. Por aquilo que pude observar, junto de colegas e alunos, a recuperação de detalhes sobre estas mascotes é fraca. Claro que não possuo dados científicos, que suportem esta minha afirmação, baseio-me apenas numa primeira observação muito subjectiva. Para além disso, sei que, com o tempo de exposição (que foi muito pouco) as memórias, sobre as mascotes, irão sendo fortalecidas e o número de pormenores retidos cada vez maior. Certamente existirão, a somar a isto tudo, factores de origem cultural, que são estranhos para nós, Portugueses, mas recorrentes para os Canadianos, que influenciam o sucesso destas personagens junto do público.
Se tivessem que atribuir uma classificação, entre 1 e 5 valores, quantos valores davam às mascotes?
1 comentário:
Sim, concordo que os mascotes são simpáticos, bonitinhos, corretos...mas falta a alma, a postura, a personalidade, o aconchego que torna marcante um símbolo...há necessidade de atribuir personalidades não apenas ditas "corretas", mas mais "humanas" para funcionarem.
Nota: 3!
Adorei este Blog.
Any-Br
Enviar um comentário