6 de março de 2006

Chuveiro que recicla água

















Um chuveiro, que recicla água, promete poupar água e energia, bem como dinheiro dos consumidores. A ideia do Eco-Aware Shower pertence a Peter Brewin, um estudante de design do Royal College of Art inglês.
Este sistema faz re-circular, a água usada, através de filtros que a purificam e pode poupar cerca de 85 biliões de litros de água por ano (o equivalente a 85.000 piscinas olímpicas). Este chuveiro usa um sistema semelhante ao de alguns aspiradores, com filtro de água, tendo ganho o British Standards Institution 2005 Environmental Design Award. O chuveiro possui ainda outras funções interessantes, como por exemplo, um botão para pausa que permite parar o fluxo de água até esta ter a temperatura desejada, um contador que permite saber a quantidade de água que gastamos no duche e ainda um filtro de cloro.
Este projecto, de eco-design é extremamente pertinente perante os graves problemas de seca que afectam grande parte do mundo e em particular da Europa. É uma solução que consegue conciliar os interesses dos utilizadores individuais, dos fabricantes e do planeta. O que é uma raridade!

3 comentários:

Anónimo disse...

gusti munto desta do chuvero mas no deserto nam tenho água canalizada. No verão lavo-me no tanque,no Enverno, aqueço a agua! Bá isto é só modernices. Pensando milhori (quisto do pensar leva tempo)(vá lá nam riam ca ainda foi neste comentário)este aparelho devia ser obrigatório nu futuro pra se popar água...
Volta fabs

Amede ramid

Atom Ant disse...

Obrigada Fabs ;)

Anónimo disse...

Oh!
Caro Amede Ramid!

Aqui estou eu de volta, fabs Costa, em pessoa!
Tenho andado com problemas respiratórios, mas já estou melhor, pelo menos otimista...

Acho esta ideia fantástica e faz a diferença.

A água é um bem essêncial e um recurso esgotável.

Todos os processos que possam gerir o gasto desmesurado deste recurso poupando custos, são muito bem vindos.

Um grande bem Haja a todos os designers deste planeta que têm ideias fantásticas e que conseguem concretizá-las em projectos viáveis.

São eles que transformam a realidade do nosso mundo!

E ás criações realmente boas, nós habituamo-nos com muita facilidade. Lembram-se do tempo em que ainda não havia código de barras?

Não sinto esta ideia como mais uma modernice vã e acessória.
Pelo contrário.

Muitos de nós estão ocupados com as variantes da forma nas mil e uma possibilidades formais ainda por inventar.

Que bom é, que algures neste planeta, alguém tem o toque feliz da criação e da inovação que acrescenta que modifica para melhor, que simplifica e que torna este planeta mais equilibrado e viável.

Um grande Bem Haja, também á nossa grande Atom Ant que tão bem sabe gerir este blog de forma a trazer sempre as boas e as menos boas novidades no âmbito do design e da ergonomia.