Já existiam acessórios que permitiam controlar um computador com os movimentos dos olhos, mas agora foi apresentado, na feira de electrónica CeBit em Hanover, na Alemanha, um computador que é controlado pelo pensamento.
O Berlin Brain-Computer Interface foi concebido pelo Fraunhofer Institute (FIRST) em colaboração com a Charité. O utilizador terá que usar um capacete, contendo eléctrodos, que transmite informação sobre a actividade eléctrica do cérebro para o cursor no computador. Até agora foi experimentado num teclado mental.
Esta inovação pode ser uma excelente alternativa para pessoas paralisadas puderem usar o computador ou, para amputados poderem controlar as suas próteses electrónicas.
Fora do âmbito médico poderá ser aplicado aos jogos e à indústria de entretenimento.
O mais difícil é concentramo-nos nos pensamentos relacionados com o movimento, deixando de lado emoções e outras ideias…
3 comentários:
Acho que poderão melhorar o design do capacete, depois do sistema estar mais desenvolvido. Por enquanto parece que está ainda numa fase muito experimental.
Bem-vinda e sem ben-u-rons...
Pues, pues...
Una cosita de cada vez.
Oi Atom Ant!
Estou de volta e ainda sob o efeito devastador do ben-u-ron...
Encantada!
Que ideia maravilhosa..., Já há muito tempo que venho pensando nisto.
Se o cérebro médio está todo mapeado e se através de estímulos electricos se podem criar emoções várias numa pessoa através da linguagem binária, então a aplicação desses estímulos associados ao cotrolo de um interface pode produzir efeitos desejáveis em pessoas que estão incapacitadas de usar os seus meios na obtenção de fins específicos.
Penso que é uma criação com mérito, pela aplicação da tecnologia e do conhecimento ciêntifico em prole da inovação terapeutica.
No que diz respeito ao "capacete" que nos é mostrado nesta imagem, penso que se poderia melhorar o aspecto por forma ao utente não se sentir tão infeliz...
Pues, por supuesto que si...
Enviar um comentário