22 de março de 2006

Reciclador de água no telhado

Neste dia Mundial da Água não podiamos deixar de divulgar mais uma solução para aproveitar este bem tão precioso e tão escasso.

Sabiam que uma grande percentagem da água, que gastamos nas nossas casas, podia ser facilmente reciclada?
Bastava para isso ter instalado o GROW - The Green Roof Water Recycling System.

Este sistema é um autêntico reciclador vivo de água que consiste numa plantação de algumas espécies de plantas semi-aquáticas. Estas maravilhosas plantas irão filtrar a água, através das suas raízes, deixando-a, não potável, mas reutilizável- verde - óptima para a rega, para a sanita, para lavagens de exterior, etc. Para que o sistema funcione basta ligar as canalizações dos lavatórios, banheira ou chuveiro ao canteiro GROW, que pode estar nos telhados, nos terraços ou nos jardins, que dissolverá os poluentes disponibilizando-nos uma água reciclada.

Claro que ainda existem bastantes dificuldades na implementação destes sistemas…Especialmente em edifícios já existentes mas, os investigadores estão a trabalhar nisto com afinco. Em alguns casos o sistema também significa um custo acrescido, na bombagem da água para zonas elevadas dos edifícios, porém existirão casos onde isto não será um problema…
Interessante é o facto deste sistema não necessitar de uma manutenção muito especial… basta que se cuide dele como se se tratasse de um jardim.

Seria muito interessante ver a cidade com tantos telhados verdes…

O GROW ganhou o “2004 Chartered Institution of Water and Environmental Management (CIWEM)/Black&Veatch World of Difference award”. Também foi apresentado no stand do CIWEM, no Chelsea Flower Show, onde obteve uma medalha de bronze. Foi ainda finalista dos prémios “Environment Agency’s 2005”, para a sustentabilidade.
O Grow está a ser comercialzado pela Water Works em colaboração com Imperial College London e a Cranfield University.

Quando eu construir a minha casa irei implementar este e outros sistemas de reciclagem…

Sem comentários: