18 de novembro de 2006

Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian



AMADEO DE SOUZA-CARDOSO.DIÁLOGO DE VANGUARDAS

Absolutamente imperdível!

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), como muitos outros artistas da sua geração, instalou-se em Paris, onde viveu entre 1906 e 1914, cidade que neste período reuniu a grande maioria dos artistas e movimentos de ruptura que alteraram em definitivo os cânones de representação da arte ocidental. Durante estes anos, Amadeo de Souza-Cardoso pode desenvolver laços de convívio e de amizade com muitos dos artistas que protagonizaram estas mudanças, tendo estabelecido com alguns deles relações sólidas e profundas, como Amedeo Modigliani, Otto Freundlich, Sonia Delaunay-Terk, Robert Delaunay e Constantin Brancusi.

Desenvolveu igualmente, nesse breve tempo, um percurso expositivo de grande notoriedade. Para além da participação em vários salões franceses, como o Salon des Indépendants (1911, 1912) e o 10º Salon d’Automne (1912), há a destacar no seu curriculum internacional a presença em 1913 no 1º Salão de Outono de Berlim, Erster Deutscher Herbstsalon, na galeria Der Sturm, dirigida por Herwarth Walden e em 1914 a realização de uma exposição individual na Hamburger Kunstgewerbeschule em Hamburgo, a convite pessoal de Wilhelm Niemeyer. É de salientar a importância destes acontecimentos, já que ambos estão ligados a dois personagens fulcrais na divulgação da arte pós-impressionista na Alemanha e na criação do chamado eixo artístico Berlim/Paris.

Em 1914, Amadeo de Souza-Cardoso expõe também em Londres, no London Salon of Allied Artists Association. A sua relação com os movimentos da vanguarda russa e com alguns dos artistas que a protagonizaram está também documentada.


Esta exposição, intitulada Amadeo de Souza-Cardoso. Diálogo de Vanguardas, abrange todo o período de actividade de Amadeo, aproximadamente uma década (1907-1918) e pretende estabelecer um reencontro entre a sua obra e a de artistas estrangeiros seus contemporâneos, dentro e fora do seu círculo de amizades, mas em cujas obras se revelem os sinais e as cumplicidades experimentais do tempo.
Para além de uma selecção de pinturas e desenhos do artista português, apresentam-se os trabalhos (pintura, escultura, desenho) de 36 artistas internacionais, de que podemos destacar Constantin Brancusi, Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Albert Gleizes, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Alexej Jawlensky, Oskar Kokoschka, August Macke, Kasimir Malévitch, Olga Rozanova, Liubov Popova, Ivan Puni.


Este acontecimento cultural só é possível graças à colaboração de vários museus internacionais e nacionais (para além dos muitos coleccionadores particulares) que nos disponibilizaram o empréstimo de prestigiadas obras dos seus acervos.


Esta exposição conta com o Alto Patrocínio do Presidente da Comissão Europeia, Dr. José Manuel Durão Barroso.

INICIATIVAS EDUCATIVAS

VisitasADULTOS - Visitas Gerais19 Novembro (Dom) 12:00, por Hilda Frias14 Janeiro (Dom) 12:00, por Helena de Freitas (comissária) e Catarina Alfaro (comissária adjunta)[não requer marcação prévia]

ADULTOS - Visitas Temáticas19 Novembro (Dom) 15:00 - A cor no tempo de Amadeo 1: a Cor e o Tema, por Ana Gonçalves26 Novembro (Dom) 12:00 - A desfragmentação da imagem a desmultiplicação do plano, por Lígia Afonso10 Dezembro (Dom) 12:00 - Zona de confluência entre o nacional e o universal: o caso Amadeo, por Hilda Frias17 Dezembro (Dom) 12:00 - O sentido do "primitivo" e a modernidade na obra de Amadeo de Souza-Cardoso, por Catarina Alfaro (comissária adjunta)17 Dezembro (Dom) 15:00 - A cor no tempo de Amadeo 2: Luz e Cor, por Ana Gonçalves7 Janeiro (Dom) 15:00 - Amadeo, a Alemanha e o Expressionismo Alemão, por Alda Galsterer14 Janeiro (Dom) 12:00 - A cor no tempo de Amadeo 3: Cor e forma, por Ana Gonçalves[não requer marcação prévia]

ADULTOS - Encontros imediatos com o modernismo (30')17 Novembro (Sex) 13:15 - A representação da paisagem, por Hilda Frias24 Novembro (Sex) 13:15 - Amadeo e as suas origens, por Sílvia Almeida30 Novembro (Qui) 13:15 - Espaços de quotidiano, por Lígia Afonso7 Dezembro (Qui) 13:15 - Cafés e espaços culturais, por Carlos Carrilho15 Dezembro (Sex) 13:15 - A máscara e o rosto, por Lígia Afonso22 Dezembro (Sex) 13:15 - Amadeo e o orfismo, por Sílvia Almeida5 Janeiro (Sex) 13:15 - Amadeo e a Alemanha, por Alda Galsterer12 Janeiro (Sex)13:15 - Palavras e letra de imprensa, por Hilda Frias[não requer marcação prévia]

2 comentários:

Atom Ant disse...

Quero ir... Vamos combinar?

Unknown disse...

Thank you, dear John! I'll see that site later...and I'll coment your sugestion.