30 de novembro de 2006

Usability Hall of Fame / Shame

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Usabilidade foram promovidas imensas actividades por esse mundo fora. Em Portugal foi lançado o site “Vida Fácil” e no Reino Unido foram divulgadas as listas dos bons e maus exemplos – “Usability Hall of Shame and Usability Hall of Fame”, entre outras actividades interessantes.
O vencedor, na categoria dos maus exemplos, foi um dispensador automático de bilhetes, o vulgar parquímetro, em uso na zona de Londres a Auckland (e eu que pensava que eram só os de Lisboa que eram maus…). Mas, mais interessante, foi o vencedor na categoria dos bons exemplos de usabilidade – “water-efficient toilet”.



Este equipamento sanitário existe num hotel de Tóquio e utiliza a água do lavatório para encher o autoclismo. É uma solução interessante, do ponto de vista ecológico, pois permite poupar esse recurso valioso que é a água. Também é uma forma inteligente de poupar espaço (que escasseia lá pelas terras do sol nascente) mas, quanto à usabilidade eu até tenho algumas dúvidas... Primeiro, considero que tem má acessibilidade pois, a própria sanita, constitui um obstáculo inultrapassável para pessoas com dificuldades motoras, pessoas em cadeira de rodas, crianças e senhoras com saias justas. Segundo, tenho dúvidas quanto à higiene devido à excessiva proximidade entre os dois equipamentos.

Eu acho que, o motivo que levou ao surgimento desta solução, foi a falta de espaço livre e não as preocupações com a usabilidade. Talvez os votantes, que a elegeram, se tenham deixado influenciar pela originalidade da solução…Eu não votaria neste equipamento!

link para excerto do texto no site usabilitynews
link para uma foto da soluçao no site
makinglifeeasy

Obrigada Cátia pelo link…

1 comentário:

Anónimo disse...

eu nao concordo cmtigo pk acho k ate é uma ideia bastante boa....os defeitos k meteste nao fazem mt sentido pk uma mulher se tiver uma saia mt curta nao tera problemas em puxala para cima uma vez k ela esta numa cabine, uma pessoa de cadeira de rodas nao ira a uma cabine destas pk a cadeira de rodas jamais la caberia por isso cmo sendo um hotel deve de ter uma casa de banhu propria para deficientes depois em kestoues de higiene nao é tao mau assim pk estas a uma distancia razoavel da sanita (pk nas casas de banhu das nossas casas o lavatoria tb nao deve estar tao distante assim da sanitacomo esta) e duvido k o designer k inventou este tipo de lavatório ou sanita ou cmo lhe kiseres chamado o tenha inventado para popar espaço uma vez que uma das preocupaçoes de um designer é inventar algo util e se possivel ecologico. nao leves a mal o meu comentario mas cmo designer axei uma ideia bastante boa e fikei indignado com o teu comentario.