10 de julho de 2007

Em tempo de férias, o melhor amigo do homem é o Multibanco!



A primeira caixa automática funcional do mundo foi instalada em Londres, a 27 de Junho de 1967, numa filial do Barclays Bank. A invenção é creditada a John Shepherd-Barron, que afirmou ter tido esta ideia enquanto tomava banho.
"Há muito tempo que tentava encontrar uma forma de aceder ao meu dinheiro em qualquer parte do mundo", declarou Shepherd-Barron à imprensa da época. A inspiração adveio das vulgares máquinas de venda de chocolates, "mas substituindo as guloseimas por notas".
As primeiras caixas automáticas aceitavam apenas uma ficha ou cupão de uso único, que era retido pela máquina.
A ideia de um cartão reutilizável com PIN integrado coube a James Goodfellow, em 1965. Goodfellow experimentou o sistema em casa, com a sua esposa, concluindo que era mais fácil memorizar quatro algarismos do que seis, número que tinha inicialmente imaginado para constituir o código.
Hoje, existem cerca de 1,6 milhões de caixas automáticas, e o sistema português da SIBS é considerado um dos mais avançados a nível mundial devido ao elevado número de funcionalidades disponibilizadas nos seus terminais.
Para que não sejam apanhados desprevenidos, eis alguns nomes por que são conhecidos os sistemas de caixa automática noutros países:
Green Machine - Canadá
Khodpardaz - Irão (a palavra significa "pagador automático" em persa)
Night and Day - Nova Zelândia
Caspomat - Israel
Otto - Finlândia
Pinautomaat - Holanda
TYME Machine - Wisconsin, EUA (a sigla significa "Take Your Money Everywhere")
Zidong tikuanji - China
Saraph 'Ali - Árabe

P.S.
Alguém sabe dizer esta coisa em tailandês?

Sem comentários: