ISBN-10: 1841501417
ISBN-13: 978-1841501413
Os sinais fazem parte da vida humana desde os tempos antigos. Hoje em dia são cruciais para a execução de tarefas e de navegação bem sucedidas na maioria dos ambientes, sejam estes reais ou virtuais. Os sinais podem assumir formas e aspectos diversos e, por isso mesmo, receberem designações diferentes. Mas, na verdade, sem eles seria impossível circular numa cidade, num aeroporto, num hospital, usar um site, um telemóvel ou um software.
Jamieson, no seu livro - Visual Communication – analisa esta importante forma de comunicação e investiga o intrincado processo que está subjacente à interacção humana com os sinais. A sua análise inicia-se nos aspectos estéticos e questões relativas ao design gráfico, para se embrenhar nas questões da percepção e da linguística envolvidas no uso dos sinais. Jamieson propõe uma abordagem diferente desta temática, procurando compreender a experiência visual à luz da teoria da linguagem e da informação. Em vez de analisar as soluções já assumidas pelo meio, ele opta por analisar as ideias de base dos estudos de comunicação visual mas, sem negligenciar os aspectos práticos dessas ideias teóricas.
Sem comentários:
Enviar um comentário