6 de julho de 2007

Zevro Smart Funnel

Existem alguns acessórios de cozinha que, apesar de parecerem insignificantes, são indispensáveis. O funil é um destes casos. Não é um objecto que dê muito nas vistas, nem é daqueles que levanta mais problemas de uso. Aparentemente, parece ser um daqueles casos de design intemporal, absolutamente cristalizado no tempo e que se vai replicando pacificamente década após década, a baixo preço. Mas, como sempre digo, não há bela sem senão e há sempre qualquer aspecto que pode ser melhorado. O funil não foge à regra. Muito embora, tenho a certeza, provocasse alguns esgares de desagrado, nas caras do alunos, caso fosse colocado como tema de projecto.

Uma das dificuldades, no uso do funil, é controlar a entrada do líquido para o contentor que, normalmente, tem uma boca de entrada estreita. Por isso usamos o funil que tem um bico cónico de saída. Porém, se não fizermos uma avaliação rigorosa, pode acontecer o contentor receptor encher demasiado rápido, ou levar menos conteúdo do que o esperado e, por isso, deitar por fora o excesso. Quando confrontados com uma situação destas, pouco podemos fazer para impedir esse derrame. Este é, exactamente, um dos aspectos inovadores da proposta da famosa marca de acessórios de cozinha Zevroo smart-funnel SMF 105.

Este novo conceito acrescenta, ao funil tradicional, um sistema de controlo de saída, tipo torneira, que permite manter o funil fechado. Graças a este sistema é possível controlar, com rigor e sem derramar nada, a quantidade de conteúdo a transvazar. Com a saída tapada podemos encher o funil, com o valor desejado de conteúdo, bastando, de seguida, abrir o sistema e terminar o processo. Se quisermos interromper o vazamento basta fechar, de novo, a torneira e já está. Portanto, este funil funciona simultaneamente como um medidor, tendo sido, para isso, gravada uma escala de medida no interior do cone principal. Tal facto facilita a nossa tarefa pois, assim, não necessitamos de outro recipiente para fazer essa mesma medição, nem corremos o risco de entornar o conteúdo em excesso…

Simples mas engenhoso… tal como o design deve ser ;)

Mas, como é óbvio, uma solução destas só é possível de alcançar após uma cuidadosa análise e avaliação do sistema. Ideias destas não crescem nas árvores, nem são obra do anjo da guarda dos designers.

Sem comentários: