20 de novembro de 2007

Bikedispenser



Quando, cada vez mais, se fala de sustentabilidade, de alterações climáticas, de poluição, de crise petrolífera, de greves gerais, nada melhor que recorrer à velha amiga bicicleta. Com a vantagem adicional de se queimarem algumas calorias extra, de ajudarmos a manter a saúde e a boa forma física.

Muitas cidades, por esse mundo fora, Portugal inclusive, já disponibilizam bicicletas de aluguer aos seus cidadãos. Mas, infelizmente, em Lisboa, talvez pela sua geografia acidentada, não há tradição no uso deste equipamento. Contudo, um problema que aflige as autarquias, que aderiram a esse serviço, é o vandalismo, os roubos a que as bicicletas estão sujeitas e custos com o pessoal necessário ao funcionamento do sistema de aluguer. Para tentar resolver estes problemas, uma firma de Amesterdão propôs o Bikedispenser, uma máquina, totalmente automática, dispensadora de bicicletas. Esta máquina promete facilitar o aluguer das bicicletas, em espaço urbano, especialmente nas zonas onde faz mais falta, como nas estações de transportes ou parques públicos.

A Bikedispenser poderá armazenar entre 50 a 100 bicicletas, num espaço compacto e seguro. Os utilizadores pagarão um aluguer reduzido, para usar a bicicleta, que poderão entregar, mais tarde, em qualquer outra Bikedispenser da cidade. O sistema funcionará de forma electrónica, recorrendo ao auxílio de um cartão com chip electrónico que identifica o utilizador e a bicicleta.

Fácil.

Só não consegui perceber como se resolve a questão das bicicletas danificadas, com furos, etc... Se a máquina disponibiliza um equipamento em mau estado como fazemos para reclamar e levar outro? Onde ficam as bicicletas à espera de revisão?

Mesmo assim, são boas ideias que facilitam a vida e ajudam o planeta!

Adorava ver isto por cá…

Sem comentários: