Por coincidência recebi, no mesmo dia, um e-mail divulgando uma pós-graduação em design de embalagens e um comentário, de um leitor, sobre a dificuldade em abrir algumas embalagens. Esse comentário foi feito a propósito de um post, publicado anteriormente, onde fazíamos referência à má usabilidade e fraca acessibilidade de embalagens de CD. Simpaticamente, o nosso leitor, recomendou a visualização de um scketch cómico, do Bruno Nogueira, sobre esta problemática. Esse pequeno vídeo, que é fantástico, faz ironia sobre as nossas más experiências com embalagens, de uma forma muito séria, ainda que cómica.
Aqui fica o vídeo...
A pós graduação em "Design de Embalagem", que referi, é promovida pela ESTAL e tem como objectivo "criar instrumentos para os alunos saberem projectar a embalagem ideal para diferentes tipos de produtos e diferentes tipos de consumidor".
Infelizmente, parece que as inscrições terminavam a 20 de Maio (eu só recebi o e-mail de divulgação ontem)...
Estive a ver o programa da Pós-graduação e não consegui encontrar, pelo menos de forma evidente, alguma abordagem às questões da Ergonomia nem, tão pouco, à usabilidade e acessibilidade das mesmas. Mas, posso estar enganada. Se estiver corrijam-me, sff... Parece-me que a abordagem escolhida tem um maior pendor no design de comunicação, a par de outras questões como o marketing, as tecnologias de produção, as questões da sustentabilidade, entre outras. Contudo, a interacção com uma embalagem não se restringe apenas aos aspectos cognitivos envolve, também, aspectos físicos (no sentido da manipulação). E, para mim, essa seria uma questão essencial a incluir numa formação deste tipo. Esta é a minha opinião!...De qualquer forma, parabéns e felicidades!
4 comentários:
Essa sondagem é para me pressionar? Não é? Design de comunicação... medo!
:)
Pois é... estás em falta com os nossos leitores :P
é um belo video :P
Gostei muito do blog, aproveitando queria convida-lo(a)
ao curso de design de embalagem sustentavel no idds são paulo.
Obrigado desde já.
Mais informações:
http://www.idds.com.br
Enviar um comentário