3 de dezembro de 2008

Design social # uma nova forma de fazer design

Numa época em que o crescimento demográfico da população portuguesa tende a ser negativo, isto é, quando a taxa de mortalidade é superior à de nascimentos, não podemos deixar de pensar na considerável faixa da população que é idosa, ou, o será em breve.

Diversas profissões contribuem, diariamente, para o aumento da qualidade de vida dos idosos. O design, de que forma contribui?

Uma hipótese interessante, para o design contribuir para a sociedade, nomeadamente, na melhoria da vida dos idosos, é avançada num artigo publicado a 26 de Outubro de 2008, no jornal "Herald Tribune" on-line. O artigo, com o título sugestivo de "A new design concept: Creating social solutions for old age", relata uma interessante iniciativa que tem vindo a ser desenvolvida em Southwark, um bairro pobre de Londres, por um grupo chamado Participle.


Neste projecto, os designers, trabalhando no meio de uma equipa multidisciplinar, têm ajudado, não só, a entender as necessidades das pessoas mas, têm sido essenciais para a comunicação, ajudando a ganhar patrocinadores e a convencer os idosos a participar no projecto.

Esta área de intervenção do design tem assumido diferentes designações: "social design"; "service design", "new design", entre outras mas, o principal objectivo é por as capacidades e competências dos designers aos serviço da comunidade para tentar resolver problemas sociais urgentes.
.

Sem comentários: