Hoje passei por aqui apenas para deixar veneno.
Já se aperceberam bem da nova imagem do Multibanco?
Acho no mínimo inexplicável como se faz algo de tão mau a nível de design gráfico neste país!
Já se aperceberam que quando levantamos dinheiro a mascote Multibanco piorou da versão anterior para esta que está "escarrapachada" nos ATM deste país?
E a nova imagem do Multibanco ficou um pouco infantil, não? Só faltam as notas do Monopólio!
E o Banif?
Grande conceito, grande filosofia e que
E não me venham dizer que o problema são os clientes que não sabem o que querem! E blá blá blá.
Acho lamentável que as equipas de design que estiveram envolvidas nestes dois projectos tenham tido a coragem de entregar estas propostas. Que acabaram por ser escolhidas pelos clientes. A culpa é de quem?
Os clientes podem ser burros e podem "comer o que lhes damos" mas, meus amigos passemos a dar o que melhor sabemos fazer.
Ah, só se quem projectou estas marcas não sabe fazer melhor!
Pois, e aí a culpa até pode ser minha! O gajo que fez os bonecos não deveria ter tido positiva na minha cadeira de projecto.
Peço desculpa ao país!
6 comentários:
tem toda a razão... só faltam as comics sans... ou será que são mesmo?
Cumprimentos
Não estou de acordo com a maioria das críticas que fazes de ambos os trabalhos.
Se é verdade que o símbolo do Banif tem as "pernas" demasiado estilizadas, a energia visual que a nova imagem transmite ajusta-se perfeitamente aos valores do banco (já agora, com o slogan como a "cereja no topo do bolo").
Já a imagem do multibanco não é perfeita, mas aproxima-se do ideal: em termos funcionais não é possível ter uma plataforma tão limitada como o as ATM's a correr gráficos carregados com texturas (por explo), e isso nota-se na rapidez do novo interface relativamente ao anterior (independentemente da máquina que está por trás...); não detecto qualquer falha técnica que seja digna de tais comentários (tipo de letra/legibilidade? contraste?, ícones?, o boneco?)
Obrigado
Jorge, se pretendes que eu aprofunde o caso cá vai:
Nunca falei de legibilidade. É verdade que sob o ponto de vista da legibilidade a marca do Banif funciona, devido à cor e à força tipográfica. Apenas disse que o símbolo é muito, mas mesmo muito mau graficamente. Como costumo dizer "um bom projecto não é só uma boa ideia, há que suá-la!" Acho o conceito muito bom, mas a marca muito má. Quando falas de energia visual, pensa lá bem se não te referes apenas e só à cor e à tipografia escolhida?
Em relação ao MB aí é que não concordo mesmo contigo. Achas a mascote "cartão de crédito" melhor que a anterior? Um cartão espalmado sem expressão? E não me venhas falar da plataforma, porque mais uma vez o que me chateia profundamente é a expressão gráfica do símbolo. Só e apenas isso. O símbolo anterior era claramente melhor que este novo.
Penso que caminhamos para uma despersonalização gráfica dos símbolos nacionais. Cada vez mais tudo é igual ao outro e o outro é igual ao mesmo que por sua vez é muito parecido com o do lado!
E para terminar eu também não encontro nenhuma falha técnica. Eu comparo estes tipos de "designs" a um bolo rei!
Posso seguir a receita fazer tudo certo tecnicamente e sob o ponto de vista da "legibilidade" não cometer erros, mas no fim o bolo sabe mal!
Em que é que ficamos?
Grande abraço!
Gosto é de como o boneco do multibanco levanta os braços quando levantamos dinheiro.
Não sei só se está contente de me ver ou com medo que eu o assalte...
olá,
finalmente encontro alguém que também a acha a nova imagem do multibanco fraquinha. Já começava a ficar preocupado pois parecia ser "defeito" meu".
BElo blog!
... Também não gostei da mascote do MB...
Há uns meses quando me deparei com a primeira nem entendi muito bem o que se passava!... Pensei que era algum antepassado perdido!
Muito mau!
Enviar um comentário