21 de outubro de 2009

color add | um código para daltónicos

O Daltonismo é uma alteração congénita, associada ao cromossoma X, que resulta numa incapacidade para distinguir algumas cores. Existem diferentes tipos de daltonismo (dicromacia, tricromacia anómala e monocromacia), deficiência que afectam cerca de 10% da população masculina mundial. Do ponto de vista funcional, os indivíduos com esta deficiência podem encontrar-se privados de realizar algumas tarefas, ou viverem situações de risco, quando estas dependerem fortemente da leitura das cores.

Motivado por este problema, o designer Miguel Neiva, no âmbito da sua dissertação de mestrado, realizada na Universidade do Minho, desenvolveu um código de símbolos (que ambiciona que seja universal), para comunicar a cor aos daltónicos. O código gráfico, designado "color add", é monocromático e assenta nos conceitos de desdobramento da cores. Para o efeito, foram desenvolvidas formas geométricas básicas, que estão associadas ás cores primárias (azul/cyan; vermelho/magenta; amarelo). A estas 3 formas básicas foram acrescentadas mais duas, que representam o branco e o preto.


Figura 1. Formas geométricas, base do código

A ideia é conjugar estas formas, numa metáfora alusiva à mistura das cores na paleta de pintura, para obter a cor desejada (neste caso, o código da cor).


Figura 2. Exemplo do processo de codificação, através da conjugação das formas geométricas básicas

Figura 3. Codificação de algumas cores, incluindo variações de claro e escuro

Depois de aprendida a lógica, ou memorizado o código, o indivíduo daltónico poderá identificar as cores dos produtos, desde que estejam devidamente codificados.

Neiva apresenta-nos, no site dedicado ao projecto, diversas situações onde o código poderia ser aplicado, desde etiquetas de roupa, material escolar e didáctico, material informativo (ex. transportes), entre outros.


Figura 4. Exemplo de aplicação do "coloradd" no diagrama das linhas do Metro do Porto

Considero este projecto muito interessante e pertinente. Contudo, tal como tem ocorrido com diversos códigos, cujos resultados estão bem documentados na literatura, poderão existir algumas dificuldades de aprendizagem e uso do mesmo. Não tenho informação sobre se e como o "coloradd" foi testado, ou validado, nem quais os eventuais resultados obtidos. Mas o estudo mais profundo deste código, sua aplicação e impacto é, certamente, um trabalho muito interessante a ser feito...

Parabéns ao autor!
Saber mais sobre este projecto no coloradd.net
.

Sem comentários: