23 de outubro de 2009

ProductWiki # Avaliação de produtos

Diversas empresas apostam nas avaliações (ratings), feitas pelos consumidores, para promover os produtos/serviços. Isso é muito evidente, sobretudo nas compras "on-line".

Mas, a este respeito, existem opiniões divergentes. Alguns pesquisadores sugerem que este é um factor positivo e determinante nas vendas, enquanto que, outros apontam para o inverso. Esta dualidade de opiniões pode resultar dos diferentes tipos de avaliações existentes e da quantidade/qualidade da informação disponibilizada.

Dado que, na minha opinião, esta validação social é fundamental (e creio que tenha vindo para ficar), podemos e devemos nos questionar até que ponto estas avaliações são credíveis.

Pessoalmente, quando a avaliação é detalhada indicando, por exemplo, a pontuação por critérios específicos e/ou acompanhada por um texto explicativo, eu sinto confiança em considerar válida essas opiniões. Noutros casos, onde só aparecem "estrelas"... já não fico tão segura.


Um exemplo muito interessante, a este respeito, é o site "ProductWiki". Neste site, os consumidores/utilizadores dos produtos podem contribuir com as suas avaliações dos produtos, criteriosas e detalhadas, que vão contribuir para uma classificação final.

Para um designer, este tipo de informação é preciosa pois, muitas das decisões projectuais podem ser fundamentadas com base em análises deste género.
.

Sem comentários: