7 de outubro de 2009

Porque razão pessoas comuns falam alto sozinhas?

Sabiam que # pensar alto afinal não é sinónimo de doença mental?

Segundo o artigo "Thinking Out Loud- Why do “normal” people talk to themselves?", de C. Claiborne Ray, publicado no "The New York Times", de 22 de Setembro de 2009, falar sozinho não significa, necessariamente, a existência de uma doença mental.



Randy Engle, professor de psicologia no Georgia Institute of Technology, afirma que esse é um comportamento normal nas crianças que, com frequência, conversam com amigos imaginários. Sendo que, isso é parte normal do seu desenvolvimento.

Nos adultos, segundo Engle, esse comportamento (que pode parecer bizarro) pode, afinal, ajudar-nos a realizar algumas tarefas cognitivas. Por exemplo, ler alto, uma frase complexa, pode ajudar-nos a entender o seu conteúdo. Noutros casos, essa pode ser uma estratégia muito eficaz para a memória, sobretudo quando queremos fixar algo que temos que fazer mais tarde (memória prospectiva).

Porém, digo eu, se esse comportamento for muito frequente, talvez..... seja melhor pensar em procurar ajuda médica...
.

4 comentários:

Anónimo disse...

tenho 33 anos e falo sozinho e as vezes gesticulo, para o convivência social e uma droga mais voou vivendo
nunca procurei ajuda medica vcs acham que deveria procura ajuda.

Anónimo disse...

eu tenho 32 anos e falo e a muitos anos sozinha, tenho uma vida normal na qual trabalho estudo e cuido da casa e filhos mas me pergunto, sou mesmo normal. Deia

Unknown disse...

Minha avó tá falando sozinha direto fica falando que a minha tia tá traindo meu tio enquanto trabalha... As vezes de noite ela vai pro corredor e fica gritando ontem eu acordei as 5 da matina e vi ela chorando na escada e meu tio também acordou e hoje ela tá falando que estão tirando,pedaços do lugar dela e fala que tá noiva de um cara que nem viu tô ficando preocupada com ela!

Anónimo disse...

Me Chamo Thiago, tenho 17 anos, e falo sozinho!
Não passo horas falsndo sozinho, mas falo muito quando estou sozinho!
Principalmente, quase que todas as vezes, são para tentar solucionar problemas internos, meus. Do tipo, problemas sentimentas. Me auto questiono, me faço perguntas as quais respondo e assim vão, como que em um consulta cm um pisicologo, mas na verdade estou me consultando, organizando minhas ideias...!
Isso funciona muito!
Falo muitto só tambem quando tenho que contar algo para alguem, tipo ensaiando como falar. Para que nao ocorra erros. E principalmente fico imaginando o que a pessoa vai falar, todas as possibilidades, e preparo as respostas, para que eu nao fique sem argumento na hora... Interessante né....