12 de outubro de 2009

Rapidinhas...


# IKEA Design Contest

Está a decorrer o primeiro concurso de design - IKEA Design Contest - a nível nacional, destinado a estudantes portugueses finalistas de design industrial ou de equipamento. O principal objectivo é ‘premiar a criatividade e a inovação, bem como partilhar experiências e know-how’, na criação de produtos para o lar ‘respeitando pressupostos como a consciência de custos, a funcionalidade e sustentabilidade do projecto, considerando todo o seu ciclo de vida.’ O concurso vai decorrer durante o próximo ano lectivo de 2009/2010 e abrange todas as escolas superiores de design do país sendo que os candidatos podem concorrer individualmente ou em equipas de dois elementos.
Para mais informações, consulte o blog promovido pelo IKEA
http://www.bemadaboutdesign.com/


# Prémios Futura

Os Prémios Futura têm por missão reconhecer, anualmente, os melhores projectos de design de comunicação, de produção gráfica e rotulação. Existem diversas categorias a concurso: Identidade Corporativa; Projecto Editorial; Embalagem/rótulo/tipografia; Multimédia; Publicidade exterior; Inovação Gráfica; Prémio para melhor estudante/técnico de design; Prémio para melhor Projecto Académico. A data limite para a apresentação dos trabalhos a concurso termina no dia 12 de Fevereiro de 2010.
Clicar aqui para ler o regulamento (PDF).


# Princípios de Conduta Profissional dos Designers

A APD publicou os Princípios de Conduta Profissional dos Designers, com o objectivo de estabelecer os princípios para uma base nacional de padrões éticos relativos à prática profissional do design. A APD ambiciona que este documento seja aceite, não só, por todos os sócios da APD mas, também, todos os Designers. O código proposto é uma daptação do Código de Conduta Profissional para Designers publicado em 1987 pelo ICOGRADA, ICSID e IFI.
Os interessados, podem pronunciar-se sobre o documento, enviando sugestões e/ou propostas de alteração para o info@apdesigners.org.pt
Clicar aqui para ler o documento. (Pdf)


# Projecto de solidariedade Earth Water

Desde o final de Setembro que decorre, em Portugal, um projecto pioneiro de solidariedade com o slogan ‘A água que vale água’. Esta iniciativa tem por base a água embalada Earth Water, que é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cujos lucros revertem a favor do programa de ajuda de água daquela instituição. Cada embalagem de Earth Water custa 59 cêntimos e "oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR". Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo, por dia, por falta de água potável. Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.


# Exposição Le Coq Tuguese

A exposição Le Coq Tuguese irá decorrer, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, de 30 de Outubro a 1 de Novembro, integrado nos eventos tangenciais da EXD’09. Esta mostra "tem como objectivos promover a criatividade nacional, as relações entre criativos e artistas, criar um espaço aberto a workshops, palestras e discussão sobre os vários aspectos do design em Portugal, dar a oportunidade a jovens, promover o Mercado da Ribeira e a zona Santos Design District."
.

Sem comentários: