8 de outubro de 2009

Stresse... anjo ou demónio?


As férias e a calmaria estão, definitivamente, arrumadas. As aulas começaram e o doutoramento aproxima-se, a passos largos, do fim... Por isso, antevejo que os próximos tempos vão ser de muito, muito stresse.

Comentários como este são muito frequentes. Tão frequentes que já nem lhes damos o valor que merecem. Se repararem, na maioria dos casos relatados existe uma forte relação entre o stresse e o trabalho. Por outro lado, o stresse é, comummente, acusado de ser a origem dos nossos males de saúde. Isto significa a atribuição, ao stresse, de uma conotação negativa, que não possuía inicialmente quando foi adoptado por Selye, em 1936.

Será o stresse um anjo, ou um demónio, inevitável nos estilos de vida actuais?

> origem do termo:
Em inglês, "stress" pode ter derivado do termo "distress", ou ter as suas raízes no francês antigo "estresse" (estreitamento, aperto). A origem do termo stresse é atribuída a 2 palavras do latim - "stringere" (esticar, deformar) e "strictus" (esticado, tenso, apertado).

Em português foi, inicialmente, sugerida a tradução por estricção que deriva do termo do latim "strictus". Contudo, o aportuguesamento do termo parece ter ganho campo e é, actualmente, usada a palavra stresse, com a a letra E no fim (em Português de Portugal).

> significado do termo:
O termo "stress", em inglês, foi adquirindo diversos significados ao longo dos tempos: força ou pressão exercida sobre um objecto; pressão exercida sobre alguém com o fim de extorquir algo; exercício extenuante ou grande esforço; sofrimento, adversidade, grande esforço; insistência ou grande ênfase; solicitação excessiva de um órgão do corpo ou da mente; entre outras.

No dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, a definição é: "1 - Termo médico - Conjunto de perturbações psíquicas e fisiológicas provocadas por factores agressivos externos e por emoções, que exigem uma adaptação do organismo; 2- Pressão exercida nas pessoas por esses factores ".

> o conceito de stresse por Selye:
Em 1936, Selye, médico e investigador austríaco, que trabalhava em Montreal, Canadá, aplicou o termo stresse, como termo médico, para caracterizar um agente/estímulo, nocivo ou benéfico, capaz de desencadear, no organismo, mecanismos neuroendócrinos de adaptação. Este conceito foi, mais tarde, totalmente esclarecido no seu livro "Physiology and Pathology of Exposure to Stress", em 1950.

Na proposta de Selye o stresse é considerado como um mecanismo de adaptação do organismo, permitindo-lhe enfrentar as agressões do meio ambiente. Essa adaptação permite o aumento da vigilância, da agressividade, da concentração, da atenção e/ou do inibir de certas funções, tudo para enfrentar os agentes stressores. Porém, estes mesmos mecanismos, podem provocar distúrbios. Os mais comuns são a ansiedade, insónia, perda de apetite, baixa da libido, aumento da pressão arterial, entre outros. Esta vertente, negativa, do stresse é, actualmente, aquele a que as pessoas se referem quando usam este termo.

Não devemos, contudo, esquecer os efeitos positivos do stresse. Pois, graças a eles, podemos mobilizar todos os nossos recursos, físicos e mentais. Aliás, muitos designers (e não só...) parecem procurar, deliberadamente, o stresse como motor criativo!...

> stresse no trabalho:
O stresse relacionado com o trabalho, também designado por stresse profissional/ocupacional, é definido pelo NIOSH como: “... harmful physical and emotional responses that occur when the requirements of the job do not match the capabilities, resources, or needs of the worker…” (NIOSH, 2006).

Podemos, assim, dizer que o stresse surge no trabalho quando se verifica um desequilibro, ou desajuste, entre as exigências do trabalho e as capacidades/recursos/necessidades dos trabalhadores. Neste âmbito é importante compreender as seguintes definições:

# "work strain" (inglês) | "astreinte de travail" (francês): resposta interna do trabalhador ao ser exposto a stresse no trabalho, dependendo das suas características individuais (ex. estatura, idade, capacidades, competências, etc.);

# "work stress" (inglês) | "contrainte de travail" (francês): carga externa, resultante da soma das condições externas e exigências do sistema que actuam para perturbar o estado fisiológico ou psicológico do indivíduo.

Por vezes, o stresse é confundido com "burn-out", que é uma consequência específica do stresse no trabalho. Isto é, um estado caracterizado por um esgotamento emocional, uma desumanização/esvaziamento da relação, com fortes sentimentos negativos; uma baixa auto-estima e uma baixa avaliação do desempenho no trabalho, percebidos como fracasso, provocando uma ruptura entre o individuo e o seu trabalho.

Para saber mais sobre este assunto ler Stress relacionado com trabalho (pdf), de Sacadura-Leite & Uva. Soc. Portuguesa de Medicina do Trabalho
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tenho 38, e falo sozinho, a maioria das vezes eu finjo que estou brigando com alguém, e um meu vizinho ficou com medo e falou com minha mãe, eu fiquei tao louco que acabei etendo a porrada no vizinho, e falei assim pra ele, se mete na sua vida, eu sou uma pessoa totalmente raivosa, rancorosa e sou tambem uma pessoa extremamente intolerante com tudo