17 de outubro de 2005

O poder do tipo


in TYPOGRAPHY, Ambrose/Harris, Ava 2005

A tipografia está em todo o lado!
Livros, revistas, paredes, chão, estradas... e até nos "bilhetes pá bola"!
Cada tipo é um tipo. Cada letra ou palavra dá-nos um significado frásico e um outro emocional.
Como disse Erig Gill "letters are things, they are not pictures of things". Letras individuais, quando agrupadas de uma forma particular, representam os sons da linguagem falada e visualmente expressam ideias que cada um interpreta segundo as suas vivências e o seu estado de espírito.
Os tipos falam. Os tipos lêem-se. Os tipos têm carácter. Os tipos têm emoções.
E nós? Conseguimos ler essas emoções?

1 comentário:

mariasamuitas disse...

Como conseguir ler essas emoções dos tipos? Um grande desafio...nem a maioria dos designers, quanto mais...

...para explorar (só p/ aqueles que gostam de tipos):
http://www.unostiposduros.com/index.html

o que é nacional é bom:
http://www.felicianotypefoundry.com/blog/