17 de outubro de 2005

Tema da semana: o que é a ergonomia?



Parece óbvio e pouco imaginativo começar pelo princípio, mas o tema da semana em Ergonomia, no design 2D e 3D, é a introdução à Ergonomia. O objectivo desta 1ª aula é nivelar os conhecimentos, de todos aqueles que dão os primeiros passos no 2º ano de design, sobre esta ciência de tão grande utilidade para o design.
Para levantar um pouco do véu aqui ficam alguns parágrafos sobre este tema…

A definição seguinte foi apresentada, pela International Ergonomics Association, em Agosto de 2000 e é considerada, por muitos, bastante esclarecedora:

“A Ergonomia (do grego: ergo – trabalho + nomos - leis) é a ciência que tem como objectivo a compreensão das interacções entre o Homem e os outros elementos de um sistema de trabalho. A profissão de ergonomista aplica teorias, princípios, dados e métodos para a concepção de produtos e sistemas de trabalho, visando de forma integrada a saúde, a segurança e o bem-estar do indivíduo, bem como a eficácia dos sistemas”.

O entendimento do conceito de ergonomia fica facilitado se soubermos qual o seu objecto de estudo, o seu objectivo e o seu campo de intervenção.
O objecto de estudo da ergonomia é a análise da actividade humana, através da qual se podem compreender as interacções entre o Homem e o seu envolvimento existencial. O objectivo, da análise da actividade humana, é a optimização das interacções, procurando promover a segurança, a saúde e o bem-estar do utilizador, assim como a eficácia do sistema em que está envolvido. Neste sentido, podemos encontrar a ergonomia, literalmente, em todo o lado! Observando o mundo ao nosso redor descobrimos, facilmente, os dois grandes âmbitos de intervenção da ergonomia – a ergonomia de produção e de produto – abrangendo contextos tão diversos como o doméstico, o hospitalar, o industrial, o escolar, o agrícola, os transportes, entre outros.

Que tipo de design será aquele que ignora os contributos desta ciência? (Se é que merece ser considerado design…)

Para mais informação clique aqui

Sem comentários: