8 de abril de 2008

Siafu – computador para invisuais e amblíopes

As pessoas com deficiência visual enfrentam, na maior parte das vezes, grandes dificuldades na interacção com as ditas novas tecnologias. Nem sempre os computadores, os softwares, ou as páginas da Web são concebidos tomando em consideração as dificuldades deste tipo de utilizadores. Felizmente, as mentalidades vão mudando e, cada vez mais, se verifica um esforço, por parte dos designers e de todos os envolvidos neste tipo de projectos, para encontrar soluções inclusivas. O exemplo de hoje, o Siafu, concebido pelo designer Jonathan Lucas, é um PC concebido para possibilitar, às pessoas com severas limitações de visão, uma melhor usabilidade na interacção com os computadores.


Este equipamento consiste num “ecrã/teclado” que permanece na horizontal e permite uma interacção táctil com os conteúdos exibidos. A sua superfície recorre a um material inovador designado por “magneclay” que é um líquido, do tipo de um óleo sintético, magnetizado. Este material possui a capacidade de se moldar, na vertical, assumindo qualquer forma, através de um campo electromagnético controlado. Desta forma é possível, não só, exibir uma escrita em Braille, mas também, moldar imagens a 3D.







Para além desta tela “mágica”, o Siafu também possui um microfone incorporado que pode ser usado, graças ao software de reconhecimento de voz, como uma forma alternativa de interacção com a máquina.



Outra possibilidade, muito interessante, é a de "moldar" as ondas sonoras da música...


Espantoso!...


Obs: não entendi a razão de baptizar esta solução com o nome de uma formiga Africana???...


Link: http://www.nextgendesigncomp.com/entrydetail.aspx?id=891


2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom!!
Há tempos pesquiso material para cegos e uma grande reclamação deles era exatamente não conseguir "ver" e "sentir" o que está no ecrã do PC.
Só espero que esta proposta de acessibilidade digital para uma grande massa de excluídos visualmente dos tempos pós-modernos fique acessível também para países de terceiro mundo como o Brasil.
Marcelo.

Paulo Cavaco disse...

Antes de mais elogio bastante este blog por transmitir muita informaçao a nivel do Design, e como estudante adquiro muito conhecimento!
Em relação ao produto é muito inovador e espero que isto ajude muita pessoas.
Outro aspecto que queria referir é que acho que se chama formiga africana porque parece a cabeça da formiga, com as suas tenazes! Talvez!