31 de maio de 2008

Design Quotes

“Design is more than meets the eye. Design is about communicating benefits. Design is not about designers. Design is not an ocean it's a fishbowl. Design is creating something you believe in”.

Chuck Green, Logic Arts Corporation



Designlist.notícias



MUTANTE

MUTANTE é uma nova revista online que se apresenta como um espaço em permanente mudança e provocador de experiências. MUTANTE é um projecto pensado no âmbito da cultura e da criação artística, onde podem ser encontradas várias perspectivas, diferentes sensibilidades, olhares, formas de estar, sentir e interpretar o que nos rodeia.É uma revista temática, sendo o tema do número 1 o ‘Tempo’. Está aberta a quem quiser colaborar, enviando ilustrações, textos, projectos, fotografias ou ideias. A publicação é trimestral e o número 1, de Maio, já está disponível para consulta.
e-mail: info@mutante.pt
http://www.mutante.pt/

30 de maio de 2008

Design de embalagens

Por coincidência recebi, no mesmo dia, um e-mail divulgando uma pós-graduação em design de embalagens e um comentário, de um leitor, sobre a dificuldade em abrir algumas embalagens. Esse comentário foi feito a propósito de um post, publicado anteriormente, onde fazíamos referência à má usabilidade e fraca acessibilidade de embalagens de CD. Simpaticamente, o nosso leitor, recomendou a visualização de um scketch cómico, do Bruno Nogueira, sobre esta problemática. Esse pequeno vídeo, que é fantástico, faz ironia sobre as nossas más experiências com embalagens, de uma forma muito séria, ainda que cómica.

Aqui fica o vídeo...






A pós graduação em
"Design de Embalagem", que referi, é promovida pela ESTAL e tem como objectivo "criar instrumentos para os alunos saberem projectar a embalagem ideal para diferentes tipos de produtos e diferentes tipos de consumidor".
Infelizmente, parece que as inscrições terminavam a 20 de Maio (eu só recebi o e-mail de divulgação ontem)...


Estive a ver o programa da Pós-graduação e não consegui encontrar, pelo menos de forma evidente, alguma abordagem às questões da Ergonomia nem, tão pouco, à usabilidade e acessibilidade das mesmas. Mas, posso estar enganada. Se estiver corrijam-me, sff... Parece-me que a abordagem escolhida tem um maior pendor no design de comunicação, a par de outras questões como o marketing, as tecnologias de produção, as questões da sustentabilidade, entre outras. Contudo, a interacção com uma embalagem não se restringe apenas aos aspectos cognitivos envolve, também, aspectos físicos (no sentido da manipulação). E, para mim, essa seria uma questão essencial a incluir numa formação deste tipo. Esta é a minha opinião!...De qualquer forma, parabéns e felicidades!

29 de maio de 2008

O “perigoso” MacBookAir volta a atacar…

Alguns problemas podem surgir quando novas funcionalidades, que não desejávamos incluir, são encontradas nos produtos que concebemos. Isso parece ser o que está a acontecer com o novíssimo MacBook Air.


Hoje fiquei a saber, através do meu colega Ernesto que, o famoso Mac, o mais fino do mundo, para além de ser possuidor de todas as inovações, grandemente aclamadas, parece ter-se transformado numa potencial arma perigosa. Segundo alguns utilizadores, o seu perfil finíssimo e os cantos afiados podem ser tão cortantes como uma espada. Um utilizador alemão alega, inclusivamente, que se cortou no cotovelo com o seu portátil. Em diversos sites, fóruns e blogs são apresentadas imagens de um MacBook air a cortar pão!?!?!...



Portanto, para além de existirem utilizadores que ficaram irritados, por não conseguirem encontrar o seu portátil entre os papéis e livros, ou, aqueles que o deitaram no papelão, envolvido no meio de um molho de jornais velhos, existem aqueles que foram “atacados” pela sua máquina de sonho.


Eu prevejo que, para além de poder vir a ser proibido a bordo de aviões, qualquer dia, o MacBook Air vai surgir envolvido num crime na série CSI… ehehehe


Bom, eu não sei até que ponto estas alegações são, ou não, verdadeiras. Mas, a parte engraçada nesta história é a possibilidade de uma vantagem (considerada um argumento diferenciador fortíssimo) se ter tornado, subitamente, numa desvantagem e até num perigo potencial. Isto faz-me pensar na necessidade de se antever todos os usos potenciais, mesmo os mais estranhos, quando estamos a conceber um produto. E, para que essa análise seja bem feita, nada melhor do que recorrer à Ergonomia… ;-)


28 de maio de 2008

Novos avisos brasileiros anti-tabaco

Ainda no rescaldo da apresentação feita pelo professor M. S. Wogalter, da Universidade da Carolina do Norte, EUA, no "Seminário Ergonomics in Design", organizado pelo Depto. de Ergonomia da FMH-UTL, e que ocorreu na passada segunda-feira, gostaria de divulgar a mais recente campanha anti-tabágica realizada no Brasil e que vem substituir a versão anterior (divulgada anteriormente neste blog). Recebi esta informação do Flávio Hobo, que assistiu ao seminário e, gentilmente, me enviou o link. Obrigada Flávio ;-)

As imagens, agora divulgadas, serão aplicadas nos maços de cigarros à venda no Brasil. A opção, pela inclusão deste tipo de fotografias, é justificada pela comprovada eficácia da explicitação das consequências associadas a determinado comportamento (fumar), como factor de motivação. Neste caso, como factor de motivação para parar de fumar. As fotos e as mensagens foram elaboradas tomando por base um estudo sobre o grau de aversão que produzem. E, cuidado, porque, algumas, são mesmo MUITO chocantes... Espero que funcionem!!!











Poderão encontrar mais imagens, de campanhas anteriores em diversos países, no site "Physicians for a free-smoke Canada".

Sobre a nova campanha brasileira poderão ler mais na Folha Online.

24 de maio de 2008

Design Quotes

Making a system easier to use for someone does not, for me, make that system better. You bring a ‘user experience’ to life by designing with people, not for them. Users create knowledge, but only if we let them.
John Thackara, Doors of Perception


23 de maio de 2008

TUDelft / Applied Ergonomics and Design



A Universidade de Tecnologia de Delft (TUDelft) disponibiliza, na secção "Applied Ergonomics and Design", do seu site, alguns recursos (em pdf) sobre Ergonomia. São, na maioria, pequenos artigos relacionados com questões práticas da aplicação da Ergonomia no Design. Mas, também existe uma boa colecção de links úteis.
Alguns destes artigos respondem a dúvidas que os mestrandos me vão colocando nas aulas... ;-)

> Usage evaluation methodology:

[Teaching the use of an anthropometric man-model]
[Anticipation of future usage with design models]
[Scientific credentuals in design supportive research]
[Information processing in conceptual design]
[Methods in usage centered design research]
[From observation to innovation]
[How many participants]
[Risk perception in product use]
[Teaching research for usage oriented design]
[Cognition and product use]

> Dynamic Anthropometry
> Design for Healthy Environments

Boas leituras...

21 de maio de 2008

Qual papel dos avisos na protecção do utilizador?

Tal como falámos, no “post” anterior, os avisos só devem ser colocados nos produtos/ambientes se nenhuma outra estratégia for suficiente para eliminar o risco para o utilizador, ou, se, mesmo assim, se achar por bem reforçar alguma mensagem.

O papel principal dos avisos é, sobretudo, o de informar o utilizador sobre os perigos e riscos que ele irá encontrar naquela determinada situação e/ou associado ao uso daquele produto. Para além desta função básica, os avisos também têm outros propósitos como, quebrar rotinas e automatismos, chamar e manter a atenção do utilizador e tentar impedir os acidentes, lesões ou danos materiais.

Para alcançar todos os propósitos mencionados, os avisos, podem assumir diferentes formas. Assim, encontramos avisos que são sinais, rótulos, etiquetas, manuais de instruções, folhetos, vídeos, entre muitos outros. Na verdade, dificilmente conseguiremos evitar esbarrar com eles, pois estão, literalmente, por todo o lado. Em virtude desta amplitude de propósitos e de aplicações, o papel dos avisos é muito mais importante que a maioria pensa. Mas, infelizmente é, no meu entender, uma área do design de comunicação que tem sido muito descurada pelos designers. Este abandono dá azo a que surjam avisos completamente errados, mal concebidos e até anedóticos.

Só que, o uso descuidado dos avisos pode revelar-se negativo para quem procura promover o seu produto/ambiente pois, o utilizador pode ficar com a ideia de que aquele produto/ambiente é demasiado perigoso e rejeitar o seu uso. Para além disso, o excesso de avisos levará à habituação e isso causará uma redução na importância atribuída ao mesmo.

Para penalizar, todos os que negligenciaram os estudos da ergonomia e da usabilidade nos seus produtos, a “Michigan Lawsuit Abuse Watch” promove um concurso chamado “Wacky Warning Label Contest” para “premiar” os rótulos de aviso mais estrambólicos.

De seguida mostramos alguns dos “notáveis” distinguidos com este galardão, este ano.



Primeiro prémio: aviso aplicado num pequeno tractor: “Danger! Avoid Death”.



Segundo classificado: uma estampa para aplicação em t-shirts: “Do not iron while wearing shirt”.



Terceiro classificado: um carrinho para transporte de crianças, usado em grandes superfícies comerciais: “Do not put child in bag”.



Menção honrosa: um abre-cartas: “Caution: Safety goggles recommended”.



Menção honrosa: um marcador de tinta invisível: “The vanishing fabric marker should not be used as a writing instrument for signing checks or any legal documents”.


Adorei a ideia deste concurso.

Vou pensar seriamente em organizar uma competição deste tipo em Portugal!...

O que acham?
.

20 de maio de 2008

Como proteger o utilizador?


Estou constantemente a ouvir a pergunta: este produto é ergonómico?

Muitos dos alunos de design ambicionam conceber produtos que possam ser classificados como “ergonómicos”. Isto porque sabem que, esses produtos, possuirão maiores garantias de usabilidade, acessibilidade, conforto e segurança para o utilizador. Porém, esta é uma questão traiçoeira de responder.


A minha resposta típica, a tal questão, será: depende!


Vejamos porquê.


Quase todos os produtos podem ser “ergonómicos”. Mas, serão “ergonómicos” se permitirem optimizar a interacção e se, se ajustarem a determinado utilizador, desempenhando a tarefa, num envolvimento determinado. Ou seja, tal “classificação” será sempre atribuível após uma análise que envolve um utilizador e uma situação específicos. Isto significa que um determinado produto poderá não ser adequado a múltiplos utilizadores e a diversos contextos de uso. E, como sabemos, os produtos nem sempre são usados nos contextos previstos e pelos utilizadores-alvo, inicialmente indicados. Até porque, essa previsão é praticamente impossível de fazer.


Bom, perante esta dificuldade, o que podemos fazer para garantir a segurança do utilizador?


Existe uma estratégia geral de segurança que contêm 3 grandes níveis:


1) Eliminar o perigo através do design: isto é, conceber o produto para que não se mantenha qualquer risco para o utilizador. Porém, isto nem sempre é possível. Por exemplo, não é possível eliminar o risco no uso de uma faca. Então, nestes casos, passamos para a etapa seguinte…


2) Colocar uma barreira entre o utilizador e o perigo: desta forma, podemos garantir, na maior parte dos casos, que não há risco para o utilizador. Um bom exemplo desta medida de protecção é a rede que isola partes móveis das máquinas. Contudo, mesmo assim, porque o ser Humano é muito versátil e gosta de arriscar, nem sempre isto impede o acidente. Nesse caso, só nos resta uma medida…


3) Colocar avisos: o utilizador deve possuir informação suficiente, sobre o perigo e sobre as consequências que podem advir de um uso desajustado, para tomar a decisão (relativa ao comportamento a adoptar) informada e consciente. No entanto, esta estratégia não deve ser invertida. Claro está que, pessoas menos escrupulosas optam por colocar avisos, em vez de investir nas outras opções. Naturalmente, isso é muito menos dispendioso. Estamos a falar de um pedacinho de vinil impresso... Mas, também é muito menos ético.


Sobre os avisos falamos mais no “post” de amanhã…



19 de maio de 2008

Rapidinhas...



LadrAlternativa
A 13ª edição da Feira da LadrAlternativa acontecerá entre 31 de Maio e 1 de Junho de 2008. Nesta feira, os criativos portugueses mostram os seus trabalhos de artesanato urbano onde é dado especial ênfase à reutilização de materiais.
Centro Cultural Dr. Magalhães Lima. Largo do Salvador, Alfama.
Horário: sábado.10h00 às 21h00 e domingo. 10h00 às 19h00. Entrada Livre.



Prémio Valorsul
Já está a decorrer a 4ª edição do Prémio Valorsul, para boas práticas ambientais, dirigido a profissionais de Comunicação e Design. A concurso estão as 3 categorias seguintes: trabalhos jornalísticos e de investigação em comunicação; acções de comunicação; produtos/equipamentos.



Peugeot Design Contest 08
A 5ª edição do concurso de design automóvel Peugeot já está a decorrer. O tema desta edição é “Imagine the Peugeot in the Worldwide Megalopolis of Tomorrow”. Os interessados poderão enviar as suas propostas até 20 de Julho de 2008.



Concurso Kickoff Novos Designers
A cadeia de hipermercados Modelo-Continente lançou um concurso de design, destinado a jovens designers (estudantes ou recém-licenciados), com o objectivo de conceberem propostas para casa (têxteis de cama e mesa, serviço de jantar) e/ou papelaria (mochila, cadernos, entre outros). O tema do Kickoff é “Eco World”. As inscrições terminam a 30 de Junho de 2008.
Regulamento (pdf)



DBA Design Effectiveness Awards
O prémio DBA Design Effectiveness Awards visa reconhecer os projectos de design que tiveram um impacto tangível no sucesso dos clientes. Este prémio é uma excelente forma de provar, ao mercado, que o investimento no design compensa, ou seja, que os proveitos serão bem maiores que os custos iniciais.
O prazo para submissão de trabalhos termina a 4 de Junho de 2008.
Regulamento (pdf)



Michelin Challange Design 09
A Michelin anunciou a abertura da nova edição do “Michelin Challange Design”. A edição deste ano tem como tema “Brave + Bold: Design America’s next iconic vehicle”. O prazo para inscrição termina a 25 de Junho de 2008.

17 de maio de 2008

Design Quotes

"Good design is a visual statement that maximizes the life goals of the people in a given culture (or, more realistically, the goals of a certain subset of people in the culture) that draws on a shared symbolic expression for the ordering of such goals".
Mihaly Csikszentmihalyi


16 de maio de 2008

Smart Moves



Smart Moves
"Cliquem" sobre os pontos, marcados na figura, para obter mais informação...
e divirtam-se!... ;-)

15 de maio de 2008

Airboard




Antigamente, em casa da minha avó, havia uma prancheta de madeira, bem pesada, que usávamos para fazer os trabalhos da escola sentados nos sofá da sala. Hoje em dia, já não tenho muito o hábito de trabalhar no sofá porque faço, grande parte dos trabalhos, ao computador e não me ajeito muito com o seu uso no colo. Fiquei, por isso, interessada na prancheta insuflável - Airboard - proposta pelo designer Ki-Seung Lee.
Parece que é ajustável e de fácil uso, basta usar a bomba para a encher...

14 de maio de 2008

Sapo Unplugged e usabilidade


Aqui está mais um mês de Maio dinâmico e cheio de eventos interessantes...

Na próxima semana, no dia 21 de Maio, ocorrerá, na Reitoria da Universidade de Aveiro, a conferência "Sapo Unplugged 08" sobre usabilidade.
O programa conta com oradores como
Henning Fisher (Adaptive Path); Óscar Mealha (Univ. Aveiro); Pedro Branco (Univ. Aveiro); Ivo Gomes; Pedro Custódio (SAPO) e Bruno Figueiredo (APPU).
A entrada é livre.

Mais detalhes no site do evento.

13 de maio de 2008

Ergonomics in Design


"A Unidade Científico Pedagógica de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL), com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/FACC), está a organizar um seminário intitulado “Ergonomics in Design” que decorrerá no próximo dia 26 de Maio de 2008, pelas 14.00h, no Salão Nobre da FMH-UTL.


Trata-se de um evento de carácter científico que, se insere na problemática do desenvolvimento de produtos e sistemas centrados no utilizador. Os produtos desenvolvidos nesta perspectiva promovem a segurança e o conforto dos utilizadores, ao mesmo tempo que incrementam a eficiência dos sistemas envolvidos. Apesar da sua importância, esta temática tem sido pouco desenvolvida em Portugal, justificando-se, deste modo, o carácter inovador atribuído a este seminário.

Está confirmada a presença do Professor Michael S. Wogalter, da North Carolina State University, EUA, que apresentará uma comunicação intitulada “The Future of Warnings: Enabled by Technology”. O seminário contará, ainda, com a apresentação de projectos de doutoramento, no âmbito da Ergonomia no Design, actualmente em realização na UCP de Ergonomia da FMH-UTL (Títulos: “Utilização da Realidade Virtual para Estudar a Acessibilidade nas Edificações”; “Design-Centrado no Utilizador: Serão as opiniões dos utilizadores suficientes para conceber um produto?”; “Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio ao Design de Vestuário de Trabalho”; “Usar a Realidade Virtual para Estudar a Compreensão e a Consonância Comportamental com Avisos de Segurança”).

A entrada no seminário é gratuita mas, dada a capacidade limitada de lugares, requer inscrição prévia. Os interessados deverão fazer a sua inscrição enviando os seus dados pessoais (nome; instituição; profissão e contacto), até ao próximo dia 23 de Maio de 2008, para:


e-mail: eduarte [at] fmh.utl.pt

Fax: +351 214 144 720"


Não faltem!...


12 de maio de 2008

Rapidinhas...


> SIGDOC 2008

A
Conferência Internacional ACM sobre Design de Comunicação decorrerá em Lisboa, Portugal, nos dias 22 a 24 de Setembro de 2008. Os papers podem ser submetidos até ao próximo dia 13 de Maio de 2008.
http://www.sigdoc.org/


> Tendências Design-Interiores-Life Style- Carlin International

No próximo dia
15 de Maio decorrerá, no auditório do Citeve, em V. N. de Famalicão a conferência de tendências, da Carlin Internacional, para o Inverno 09/10 nas áreas do Design, Interiores e Life Style. As inscrições são gratuitas. Para mais informações contactar Natividade Freitas - inforvisual@oniduo.pt


> Seminário Design Cork Meets Science and Industry

Decorrerá no próximo dia
16 de Maio, no CCB, em Lisboa, o seminário “Design Cork Meets Science and Industry” promovido pelo consórcio APCOR, SUSDESIGN e a Universidade de Tecnologia de Delft, Holanda. O objectivo deste evento é discutir temáticas relacionadas com a inovação tecnológica e científica no sector da cortiça em Portugal. Participam, neste seminário, especialistas de renome nacional e internacional.


> Bernhard E. Bürdek em Portugal

No próximo dia
22 de Maio decorrerá, no Auditório 1 do Centro de Congressos da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, a conferência “Design no Séc. 21”, organizada pela CIFIAL e pelo CPD. O orador convidado é o professor Bernhard E. Bürdek que falará do “Funcionalismo e Design”. Durante a conferência será, ainda, apresentado o Prémio de Design CIFIAL. Como bónus, será entregue, aos presentes, documentação e acesso livre à feira TEKTÓNICA’08. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias. Para fazer a inscrição deverão contactar - isantabarbara@cpd.pt


> Ciclo de workshops – edinteriores

No próximo dia
30 de Maio inicia-se o ciclo de workshops “Interior Design Sessions 2008” organizado pela Edinteriores. A primeira sessão abordará o tema “Trabalhar um Espaço Residencial com Designers de Interiores”. O evento terá lugar no espaço Yron, na Rua de São Bento, em Lisboa. Para mais informação consultar o CPD.
www.edinteriores.com

www.yron.pt


> Ilustra_Underground – Etic

Está a decorrer mais uma edição do Prémio de Ilustração ILUSTRA, organizado pela
ETIC. O tema da edição deste ano é ILUSTRA-Underground. Para mais informações e obtenção do regulamento consultar www.ilustra.org. O prazo de submissão de trabalhos termina a 16 de Junho de 2008.


> Congresso Internacional de Criatividade e Inovação

O Congresso Internacional de Criatividade e Inovação (Espaço Luso-Espanhol) decorrerá nos dias
17 e 18 de Outubro de 2008, em Loulé, Portugal. A organização deste evento é da Associação Portuguesa para a Gestão da Inovação e Criatividade nas Organizações em colaboração com a Associação Espanhola de Criatividade e o Gabinete Académico de Investigação e Marketing. Todos os interessados poderão submeter os resumos das suas comunicações para o e-mail - apgico@apgico.pt. Mais informações no site http://www.apgico.pt/congress.htm


> Changing the Change

O congresso
“Changing the Change – Design Vision Proposal and Tools” decorrerá em Turim, Itália, entre 10 e 12 de Julho de 2008.
info@changingthechange.org

10 de maio de 2008

Design Quotes

"Good design is a form of respect—on the part of the producer for the person who will eventually spend hard-earned cash on the product, use the product, own the product."
David Brown, editor of Gain



9 de maio de 2008

WorldChanging



Worldchanging is a solutions-based online magazine that works from a simple premise: that the tools, models and ideas for building a better future lie all around us. That plenty of people are working on tools for change, but the fields in which they work remain unconnected. That the motive, means and opportunity for profound positive change are already present. That another world is not just possible, it's here. We only need to put the pieces together.”

8 de maio de 2008

David Kelley: The future of design is human-centered


Esta palestra, de David Kelley, fundador da IDEO, já é um pouco antiga (2002) mas, acho que se adequa bastante e dá uma sequência natural ao artigo publicado ontem. Alguns exemplos, apesar de já não serem novidade, continuam muitíssimo actuais e cheios de qualidade. Da apresentação intitulada “The future of design is human-centered” posso resumir esta ideia central: o design é/será muito mais sobre a experiência de uso e o utilizador do que sobre qualquer outro aspecto. No fundo, ele advoga o Design-Centrado-no-Utilizador como metodologia projectual de base.

Link:
http://www.ted.com/talks/view/id/122

7 de maio de 2008

Ergonomia ajuda a ganhar prémios de design


O que dizer perante o facto de o gabinete de design “Ergonomidesign”, da Suécia, ser a instituição que detêm o maior número de prémios “Red Dot Award” em todo o mundo?

O Ergonomidesign ganhou, pelo seu design, até agora, 36 destes prestigiados galardões que, são alvo de uma avaliação rigorosa, efectuada por um júri de renome e ao qual concorrem milhares de propostas de todo o mundo. Na edição deste ano receberam 3 Red Dots e 2 menções honrosas, com “RTI Sports”, “BabyBjorn”, “Haglofs”, “BRIO” e “Hultafors”.

Isto significa, pura e simplesmente, que as soluções propostas são de excelência.



Perante isto, só me ocorre dizer que a presença da Ergonomia, na forma de projectar desta equipa, é o segredo do seu sucesso!


Já sei que alguns me irão acusar de ser tendenciosa e de estar a “puxar a brasa à minha sardinha” mas, na realidade, eu estou mesmo convencida de que isto é verdade. Senão estivesse não andava, há tantos anos, a tentar mostrar essa ligação aos meus alunos e, agora, aos leitores deste blog. Mas parece-me que, depois de ter acesso a este facto, a minha tarefa vai ficar mais fácil por estar apoiada em dados que, sendo irrefutáveis, são sensíveis ao ego dos designers. Falo do reconhecimento internacional e do prestigio...


Um dos argumentos, mais recorrentes, expressado por aqueles que são avessos à Ergonomia e a todas as metodologias que ela promove, é que essa forma de projectar (por exemplo: o user-centred-design) é, de certa maneira, castradora da sua criatividade. Entende-se, mas não se aceita... Na verdade, eu acho que é exactamente o oposto. Ao orientar, ao fornecer novas informações, a Ergonomia está a enriquecer o processo, está a reduzir a margem de incerteza e de erro. Quanto à criatividade, se ela existir... irá continuar presente.


Agora, posso sempre argumentar: a Ergonomia ajuda a ganhar prémios de design!


Saber mais detalhes no site do Ergonomidesign (Aqui)


Será que eles têm alguma vaga aberta para um designer de produto sénior, com formação em ergonomia?...

Eu estou disponível :P


5 de maio de 2008

Rapidinhas...


> fardas para a Staples Office Centre
A Staples Office Centre está a promover um concurso de design para concepção das novas fardas dos seus colaboradores. O concurso destina-se a finalistas dos cursos de Design de Moda, Modelista de Vestuário, Projectista de Vestuário, Costura Industrial e Estilismo da Escola de Moda do Porto ou da Escola Profissional Magestil. As fardas a desenvolver deverão ajustar-se a duas funções: técnico especialista e operador. Para cada função devem ser apresentadas fardas masculinas e femininas, com variantes para as estações de verão e inverno. As candidaturas estão abertas até 30 de Maio de 2008. Para informações adicionais sobre o concurso consulte o site oficial da Staples Office Centre:www.staples.pt


> “Arte of Footbal” by Nike
A Nike desafia todos os interessados a ver o futebol sob a perspectiva criativa. O melhor trabalho será transformado numa nova marca da Nike, na série limitida “Nike Dunks”. O prazo para concorrer termina a 18 de Maio de 2008. Para mais informação consultar o site www.nike1-1.com


> ADC Young Guns 6
O objectivo do ADC Young Guns é divulgar os jovens criativos de vanguarda. Os participantes devem ter menos de 30 anos de idade e deverão estar no mercado de trabalho à, pelo menos, 2 anos. Podem ser submetidos trabalhos, não publicados, tanto de carácter profissional como pessoal. Serão seleccionados 50 novos ADC Young Guns. O prazo para participar termina a 2 de Junho de 2008. Mais informações no site www.adcyoungguns.org


> 2008 Advertising and Marketing Effectiveness Awards
Estão abertas as candidaturas ao prémio “2008 Advertising and Marketing Effectiveness”. O prazo de submissão termina a 9 de Junho de 2008. Mais informações no site www.ameawards.com


> Ilustrative 08
A “Ilustrative” é a principal plataforma europeia para a divulgação da ilustração e do grafismo. Todos os anos, este evento ocorre num lugar diferente na Europa. São atribuídos prémios aos melhores trabalhos. Os jovens, com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos, são convidados a submeter os seus trabalhos nas áreas da ilustração, animação, grafismos, etc. O prazo para participar termina a 31 de Julho de 2008. Mais informações no site www.illustrative.de