8 de janeiro de 2009

Símbolos e pictogramas curiosos...#3

Entre as pessoas com necessidades especiais existe um grupo, com mobilidade reduzida, que se desloca em cadeira de rodas. Talvez em virtude das particularidades da cadeira de rodas e da maior expressão que esta incapacidade têm na população, este grupo foi escolhido para representar a ideia de acessibilidade.

O símbolo internacional de acessibilidade consiste numa figura estilizada de uma pessoa em cadeira de rodas (Decreto-Lei nº 163/2006 de 8 de Agosto), conforme a figura seguinte.


Fig. 1 - Esquema (grelha de construção) do símbolo internacional de acessibilidade

Este símbolo é aplicado em situações diversas. As mais comuns são:
> percursos, acessos e/ou edifícios acessíveis;
> máquinas/equipamentos acessíveis;
> instalações sanitárias acessíveis;
> lugares de estacionamento reservados a deficientes motores;


Fig. 2 - aplicações mais comuns do símbolo internacional de acessibilidade

Contudo, existem mentes criativas que gostam de dar "aquele toque especial" aos símbolos e acabam por produzir soluções algo "diferentes", com é o caso do símbolo que podem ver na figura seguinte.


Fig. 3 - símbolo internacional de acessibilidade "diferente"...
(foto tirada com telemóvel...)

Este curioso símbolo está aplicado na porta de um WC de uma conhecida faculdade de Lisboa, cujo nome não vou divulgar por achar que não importa para o efeito.

Numa leitura rápida fiquei com a ideia de que o símbolo ilustrava um deficiente, em cadeira de rodas, a jogar com uma bola... Mas, como essa hipótese me pareceu algo descabida, considerando o contexto, deduzi que a "bola" deveria ser, afinal, a pequena roda da frente que algumas cadeiras possuem... ou, talvez o "criativo" tenha ficado incomodado pela figura estar com as pernas suspensas e tenha sentido vontade de dar um apoio aos pés...

Fica a dúvida: será o caso de um verdadeiro incentivo, legítimo, à prática de desporto, um caso de "humor negro" ou, apenas, um caso de design irresponsável que acabou por dar origem a uma piada?...
.

1 comentário:

Pedro Homem de Gouveia disse...

...então e as placas com a cadeira de rodas a fazer "cavalinho"?